Se você está atento ao mercado de tecnologia, deve saber que os Data Centers virtuais vêm ganhando cada vez mais aderência, mesmo entre pequenas e médias empresas. Não por coincidência, 92% de todo o tráfego de dados dos Data Centers serão processados na nuvem até 2020, de acordo com uma estimativa da Cisco.

E esses índices têm explicação: ao migrar a infraestrutura de TI da sua organização para a nuvem, você gera vantagens palpáveis e mensuráveis para os seus negócios. Quer saber quais são? Conheça, a seguir, cinco benefícios da virtualização de servidores no seu Data Center!

1. Redução de custos

Para conhecer o real impacto da virtualização de servidores na redução de custos, primeiro você precisa entender a diferença entre um Data Center físico e um virtual.

O fato é que, para manter um Data Center físico, a sua empresa vai precisar dispor de um ambiente próprio de TI, com uma infraestrutura interna preparada para gerar, armazenar, projetar e monitorar um grande volume de dados. Isso implica em:

  • gastos com aquisição de hardware (geradores, chaves de transferência, nobreaks/UPS);

  • gastos com licenciamento de software;

  • consideráveis despesas com energia elétrica (para climatização e iluminação dos ambientes, por exemplo);

  • compra ou aluguel de espaço físico para armazenar a estrutura do Data Center, entre outros.

Em um Data Center virtual, essa infraestrutura continua existindo — a diferença é que ela passa a ser armazenada em um espaço fora da empresa que paga pelo serviço. E tudo o que é necessário para manter essa infraestrutura funcionando passa a ser de responsabilidade do provedor dos serviços na nuvem.

Ou seja, a tecnologia da nuvem tem um ótimo custo-benefício, pois permite que você faça uso de Data Centers de qualidade sem precisar investir na construção, gerenciamento e manutenção de um ambiente de TI próprio.

2. Segurança dos dados

Apesar de a redução de custos ser um dos principais objetivos das empresas que optam pela virtualização de servidores do Data Center, existem diversos outros benefícios tão relevantes quanto esse para os seus negócios. Um exemplo disso é o grau de segurança dos dados em um Data Center virtual.

Mesmo no caso de um Data Center que combina recursos físicos e virtuais, a segurança é um ponto essencial quando falamos de soluções com base na nuvem. Isso porque um provedor de confiança deve fornecer equipamentos de qualidade, profissionais capacitados o suficiente para gerenciá-los e, ainda, uma série de recursos para garantir a segurança dos dados da sua empresa, como backup e planos para gestão de desastres.

Além disso, as redes virtuais ainda permitem o uso de firewalls distribuídos por meio do Data Center como ferramenta de proteção para os dados que entram e saem do ambiente virtual. E como as redes de um Data Center virtual são segmentadas, mesmo que um indivíduo externo consiga invadi-las, ele ficará limitado a apenas uma única seção.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira esse post sobre a segurança de dados em Data Centers físicos e virtuais. 

3. Recuperação ágil

Todo Data Center está susceptível a imprevistos, certo? O problema é que, quanto mais tempo um Data Center demora para se recuperar de uma parada ou quebra, maiores os prejuízos sofridos pela empresa. E se a sua organização conta com um Data Center físico, você vai precisar lançar mão da sua própria infraestrutura e mão de obra para resolver esses problemas em tempo hábil, sem prejudicar a continuidade dos seus serviços.

Um Data Center físico requer um conjunto de servidores configurados e provisionados de acordo com a própria infraestrutura de TI da empresa, o que leva bastante tempo. A virtualização, por outro lado, permite que as aplicações sejam provisionadas de maneira muito mais ágil, otimizando a sua recuperação em caso de interrupções.

Mas a grande diferença está no fato de que um servidor configurado na nuvem pode hospedar diversas máquinas virtuais simultaneamente. Então quando uma máquina encontra problemas, outras podem ser acionadas para assumir o seu lugar.

Resumindo, a recuperação dos servidores de um Data Center virtual requer muito menos tempo e recursos do que um Data Center físico.

4. Mais agilidade durante manutenções programadas

Outra grande vantagem da virtualização de servidores é que ela pode reduzir ou mesmo eliminar o downtime — tempo de parada dos serviços — durante as manutenções programadas.

Algumas ferramentas, como vMotion e Live Migration, possibilitam a migração de aplicações entre servidores on-line, permitindo a execução de tarefas rotineiras em horário comercial, sem que a sua empresa tenha que interromper os seus serviços ou pagar por horas extras.

Outros benefícios incluem:

  • a possibilidade de interromper o funcionamento de uma máquina virtual antes da parada do hardware. Assim, quando ele voltar a funcionar, a máquina virtual pode ser acionada novamente e deve carregar do ponto onde parou;

  • o tempo de reinstalação e configuração das soluções sofre grande redução, já que você pode migrar máquinas virtuais entre servidores.

5. Otimização de processos

Uma coisa é certa: a virtualização de servidores é um grande passo rumo à otimização dos processos de TI da sua empresa.

Além de todos os benefícios já citados, a virtualização também ajuda na automação de tarefas rotineiras e na criação de um ambiente centralizado para o gerenciamento dos processos da TI. Por meio de uma interface acessível, você pode gerenciar as atualizações das versões, a sua implementação e os ambientes de produção de homologação, por exemplo.

Vale ressaltar que a virtualização de servidores também melhora o aproveitamento do hardware, pois em um Data Center físico é muito comum que equipamentos fiquem ociosos durante boa parte do tempo ou após a queda na demanda inicial. No entanto, em um Data Center virtual, sempre que uma máquina virtual for acionada, os recursos ociosos são realocados.

Como já comentamos acima, um servidor configurado na nuvem pode hospedar diversas máquinas virtuais simultaneamente. Por isso, quando você implanta diversos servidores em um número menor de servidores físicos, a taxa de utilização média dos recursos disponíveis aumenta.

E então, está interessado em virtualizar os servidores do seu Data Center? Entre em contato com a gente e confira o que a Ipsense pode fazer pelos negócios da sua empresa! 

Confira também