Skip links

Black Friday movimenta indústria de TI

“Na Black Friday estava com um varejista, mas fechando um grande negócio”, assim se referiu Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, ao dia “D” do setor e o nível de stress que o processo gerou na área de e-commerce e TI. Muitos fornecedores fizeram plantão dentro dos clientes. Segundo a executiva, o segmento de Varejo, ao lado de Utilities e Agronegócio, foi um dos mais movimentados este ano.

Falando em 2015, Palmaka admitiu, em almoço com a imprensa, que os desafios econômicos deste ano devem continuar no próximo, mas respaldou que a tecnologia é um segmento importante nesse processo, já que as empresas precisam dar continuidade aos seus processos de digitalização. Negócios em cloud computing continuam sendo a menina dos olhos da SAP. De acordo com a executiva, os números de vendas em cloud crescem mais em volume do que os do modelo on-premise e devem seguir assim em 2016.

Entretanto, Cristina Palmaka não acredita que a computação em nuvem seja o único modelo do futuro. “Nunca irá e matematicamente não faz sentido”, disse ela, se referindo a possibilidade dos negócios em cloud superarem todos os outros. Na opinião da executiva, o mais importante é avaliar qual a melhor arquitetura para cada organização e tipo de negócio.

“Esse é o nosso aprendizado. Saímos de um modelo tradicional, temos uma oferta e um direcionamento forte em cloud, mas estamos avaliando com os clientes a melhor alternativa”, reforçou ela. Hoje, a SAP investe fortemente em nuvem, inclusive adquiriu companhias com ofertas somente em cloud, caso da empresa de e-commerce B2B, Ariba e da Success Factors, voltada para gerenciamento de Recursos Humanos. Aliás, transformar seu DNA tem sido um dos grandes desafios da empresa.

Já sobre os rumores de que algumas organizações estariam reavaliando a computação em nuvem, passada a euforia inicial, Palmaka foi incisiva. “Cloud não é mais uma tendência é uma realidade! ”, disparou a executiva. “De nossa parte, as empresas que foram estão felizes”, concluiu ela.

Fonte: Decision Report

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.