Skip links

Conheça a AWS Amazon no Brasil

Você já ouviu falar da Amazon Web Services, mas acha que a plataforma de serviços na nuvem está muito longe da realidade da sua TI? Praticidade, agilidade e confiabilidade são os motivos pelos quais a AWS Amazon é uma das melhores opções no ramo, e não é nada difícil trazer esses benefícios para dentro da sua empresa.

Quer entender melhor o funcionamento da plataforma e descobrir como contratar o serviço sem medo? Este artigo foi feito para você! Vamos começar?

Da informação analógica à digital

Talvez a história da Amazon seja um dos maiores símbolos da transformação digital das últimas décadas, tanto dentro das empresas como na vida cotidiana.

E não estamos falando das inovações que a empresa trouxe para e-commerce, gestão de estoques e logísticas, mas sim de uma mudança ainda mais profunda de como os negócios usam a tecnologia para expandir, consolidar-se e encontrar novos mercados.

Fundada em 1994 para vender livros, a gigante de Jeff Bezos precisou de poucos anos para deixar de ser apenas uma vendedora de informação impressa e se tornar uma referência mundial em gestão de informação digital. A AWS é hoje a melhor e maior opção de serviços de nuvem para otimizar a operação e reduzir custos de TI, independentemente do setor de mercado.

AWS Amazon no Brasil e no mundo

A Amazon Web Services é uma plataforma de serviços de infraestrutura de TI, modelo conhecido como IaaS, que existe desde 2006. O cuidado com estabilidade, confiança e escalabilidade que seu sistema oferece popularizou o AWS como uma opção equivalente e até melhor que empresas tradicionais no mercado de tecnologia, como Microsoft e IBM.

Para se ter uma ideia do tamanho do serviço de nuvem da Amazon, estima-se que atualmente a empresa compete com folga no mercado, faturando por volta de 7 vezes mais do que a segunda colocada.

E as características estruturais são suas maiores vantagens. A Amazon oferece aos clientes uma plataforma ágil e flexível com baixo custo, transformando o investimento mais engessado de servidores físicos em uma oferta elástica de acordo com a demanda de seu negócio.

Não foi à toa que o modelo se expandiu em todo o mundo. Hoje, a AWS conta com data centers nos principais países, inclusive no Brasil. Embora não haja uma forma de emitir faturas diretamente na nossa moeda, qualquer empresa do País pode contar com o máximo de performance e produtividade oferecido pela empresa globalmente.

Funcionamento da AWS

Como a própria palavra já sugere, a plataforma AWS oferece uma grande gama de serviços, produtos e ferramentas que migram uma empresa para a cloud computing. Veja alguns dos principais itens disponíveis:

Hospedagem Web

Esse talvez seja o serviço mais comum tanto na oferta quanto na utilização de mercado, e a AWS Amazon oferece boas opções. Além de todo o aparato para a construção e implementação de sites, portais e e-commerces, a empresa ainda oferece uma infraestrutura escalável para eliminar problemas de picos de demanda ou intermitência no serviço.

Hospedagem de aplicações

Na AWS também é possível hospedar códigos mais complexos, como softwares, ferramentas e sistemas. A empresa pode usar a estrutura tanto para aplicativos de desenvolvimento e gestão interna quanto para oferecer SaaS a seus clientes.

Armazenamento

É claro que a Amazon Web Services conta também com serviços de armazenamento e backup. Eles são altamente confiáveis e escaláveis, permitindo a redução de custos com equipamento próprio e aumentando a mobilidade do seu negócio.

Banco de dados

Desde bancos de dados hospedados até os não relacionais, a Amazon oferece muitas opções. Outra vez, a estabilidade e a confiabilidade do sistema que a empresa oferece são motivos para ela estar tão à frente da concorrência.

A verdade é que todos esses serviços e ferramentas tornam-se tão poderosos porque conversam o tempo todo entre si. O que a AWS Amazon oferece é um sistema unificado e com monitoramento e controle centralizados. O poder que um gestor de TI ganha ao assinar uma solução tecnológica desse tipo vem de o quão enxuta a operação do negócio pode ficar com a automação e integração de sistemas.

Pensando por esse lado, tirar o máximo proveito da AWS pode parecer complicado, mas a Amazon conta com um excelente suporte para resolver até as questões mais complexas. O centro de recursos, por exemplo, é um portal mantido pela própria empresa, que indexa e apresenta diversos tutoriais em vídeo, programas de certificação e toda a documentação necessária para criar o seu projeto.

AWS de forma segura

Você não precisa de muito para começar a utilizar a AWS Amazon na sua empresa, mas algumas coisas precisam estar na sua mente antes de fazer uma migração com sucesso. Veja algumas dicas para aproveitar o serviço sem sustos:

Planeje-se bem

A AWS é uma ferramenta e, como qualquer outra, sua utilidade depende da habilidade de quem a manuseia. Antes de migrar para a Amazon, faça um levantamento detalhado das necessidades tecnológicas da sua empresa e veja como usar a plataforma para solucionar esses gargalos.

Migre aos poucos

A grande vantagem da elasticidade do sistema da Amazon é que você não precisa contratar um grande pacote de recursos de cara. Para garantir uma migração tranquila, transfira a operação por partes para a nuvem, com a certeza de que aqueles processos estão implementados e validados antes de partir para o próximo.

Economize com reservas

Seu planejamento também pode ajudar a economizar. Quando você projeta um uso para um ou dois anos, é possível reservar instâncias na AWS com um longo prazo pagando menos. Esse desconto pode ser usado para incrementar os recursos quando a demanda for maior.

Conte com ajuda

Apesar de contar com data centers brasileiros, a Amazon não emite faturas no País. Isso significa que seus clientes precisam contratar o serviço de forma análoga à importação de produtos.

Essa é uma burocracia que muitas vezes confunde ou até desanima o responsável pela implementação de TI. Por isso, é bastante recomendada a parceria com empresas especializadas nesse tipo de contrato.

Geralmente, essas empresas são identificadas por meio de uma certificação de Amazon Reseller Partner, capacitada para fazer todo o processo de importação do serviço.

E esse é o caso da IPsense! Portanto, se você deseja usufruir do melhor que a AWS Amazon tem a oferecer sem se preocupar com a burocracia da importação e ainda receber a nota fiscal em moeda local, entre em contato conosco! Juntos, podemos utilizar a melhor estrutura de nuvem do mundo para alavancar o seu negócio. Confira!

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.