Skip links

A nova geração de MSP para a Cloud Computing

A computação em nuvem traz mudanças significativas em relação à TI tradicional das empresas  baseada em data centers próprios ou terceirizados. Estas mudanças refletem diretamente no papel dos provedores de serviços gerenciados de TI.

A medida que os clientes começam a perceber as inúmeras vantagens da cloud computing eles procuram parceiros que possam ajudar a trilhar este caminho levando-os a usufruir  de forma eficiente e segura as vantagens da nuvem para transformação de seu negócio.

A nova geração de parceiros de gerenciamento de serviços, Cloud MSP, deve possuir o conhecimento e experiência em cloud computing de forma a permitir que seus clientes tenham a garantia de soluções arquitetadas usando as melhores práticas de arquitetura, desenvolvimento, gerenciamento e otimização contínua de recursos, sem para isso serem obrigados a possuir este know-how internamente e portanto podendo focar nas necessidades de seu próprio negócio.

Serviços de um MSP para Cloud Computing

Os principais serviços de um Cloud MSP são:

  • Consultoria em desenho e arquitetura de soluções em nuvem
    • Migração e desenvolvimento baseado em serviços avançados dos provedores cloud
    • Aplicação de práticas DevOps
    • Monitoração e Alarmística Inteligente
    • Gerenciamento de performance da aplicação
    • Gerenciamento de segurança específica para a nuvem
    • Gerenciamento de custos
    • Gerenciamento de ativos
    • Gerenciamento de backup e DR
    • Automação da infra estrutura

Evidentemente que os serviços podem variar de acordo com a visão de cada empresa, mas este é um escopo que os provedores de serviços gerenciados na nuvem devem atender.

Mudança de on-premises para cloud.

Ao contrário do modelo tradicional de managed services que enfatiza a gerência e operação de ambientes basicamente estáticos, a própria essência dinâmica da computação em nuvem invalida este modo de serviço gerenciado.

Se por um lado a cloud computing simplifica os serviços básicos de computação como disponibilizar servidores e storage ela também adiciona uma camada de complexidade já que oferece  uma gama muito grande de opções de serviços e ferramentas de gerenciamento.

A medida que as empresas ganham experiência com os serviços básicos elas procuram parceiros que tenham justamente o know-how para que possam de fato desfrutar da mudança de paradigma que a computação em nuvem pode proporcionar.

O Cloud MSP deve portanto possuir larga experiência e capacidade de desenhar arquiteturas avançadas, desenvolver e implementar soluções utilizando as ferramentas apropriadas para as necessidades de negócio e gerenciar o ambiente de forma mais automatizada possível com eficiência no controle de custos e segurança.

Operação Centralizada vs Operação Distribuída

O modelo tradicional de gerência normalmente necessita de um time centralizado, muitas vêzes alocado dentro do próprio cliente, com uma abordagem passiva, necessitando uma intervenção humana significativa em caso de falhas.

No novo modelo a abordagem é muito mais pró-ativa e automatizada, permitindo, em muitos casos, a resolução de problemas de forma antecipada e sem intervenção humana. O Cloud MSP deve ser menos baseado em recursos humanos básicos e mais focados em técnicos com experiência em arquitetar modelos de gerenciamento e alarmísticas inteligentes e preditivas, usando as ferramentas nativas em cloud.

Dispositivos vs Aplicação

Os MSPs tradicionais tem foco em manter o SLA de dispositivos de hardware em geral. Na nuvem o importante é a gerência do SLA das aplicações em si. Não importa tanto a monitoração de falhas de componentes individuais até porque muitas vezes não temos nem acesso a estes. Fundamental é garantir que a aplicação em si esteja coberta e o novo MSP deve ter ferramentas apropriadas para esta finalidade.

Gerenciamento de mudanças manual vs DevOps

Enquanto tradicionalmente o gerenciamento de mudança é realizada de forma manual, lenta e onerosa, a nova geração de MSPs procuram adotar as técnicas de DevOps para gerenciar e implementar mudanças de forma automatizada e contínua. A capacidade de utilizar a infraestrutura como código permite uma simplificação e agilização sem precedentes no modelo tradicional.

Monitoração Estática vs Monitoração dinâmica

Para acompanhar a concepção dinâmica da cloud computing é necessário que a monitoração e alarmística funcionem de forma dinâmica tanto no que diz respeito à adaptação dos thresholds às necessidades do momento quanto à capacidade de  se adaptarem às novas demandas de um ambiente complexo e com mudanças contínuas.

Segurança

A segurança na nuvem também deve levar em conta as características de flexibilidade e dinamismo da mesma. O MSP deve possuir experiência e ferramentas que possam garantir a segurança e  compliance de forma dinâmica e eficiente.

Além disso, a segurança na Nuvem possui vantagens em diversos aspectos:

  • Acesso controlado
  • Expertise em segurança por parte dos provedores de cloud e dos MSPs
  • Auditoria Contínua
  • Criptografia de dados de forma mais fácil e barata
  • Maior segurança dos dados, com backups automáticos, sistemas redundantes e histórico de modificação
  • Mais fácil de garantir o compliance

Controle de Custos e Recursos

A facilidade de criação de recursos na nuvem, se por um lado traz uma agilidade muito grande às empresas, causa também um descontrole de ativos gerando muitas vêzes custos elevados e não previstos. Além disso muitas vezes se torna extremamente difícil alocar corretamente estes recursos aos departamentos e projetos. Uma tarefa muito importante dos Cloud MSPs é organizar e  controlar os recursos na nuvem, através de controles, alarmes e relatórios gerenciais da utilização de ativos na nuvem.

Conclusão

As empresas procuram cada vez mais parceiros altamente especializados nos provedores de cloud computing, especialmente a AWS, que sejam capazes de entender as necessidades de cada negócio, sendo um pilar para alcançar maturidade em TI.

Nesse cenários, as parceiras de Cloud MSP, apoiam os clientes com conhecimento especializado,  utilizando as melhores arquiteturas, otimização, automação e controle na nuvem.

É uma tarefa bastante complexa e é importante conhecer que parceiros dos grandes provedores de nuvem possuem esta capacidade e experiência.