Skip links

Recursos do Novo AWS Lambda

O AWS Lambda permite que você execute códigos sem provisionar ou gerenciar servidores. Você paga apenas pelo tempo de computação que você utilizar. Não haverá cobranças quando o seu código não estiver em execução. Com o Lambda, você pode executar o código para praticamente qualquer tipo de aplicativo ou serviço de back-end, tudo sem precisar de administração. Basta carregar o código e o Lambda toma conta de tudo o que for necessário para executar e escalar o seu código com alta disponibilidade. Você pode configurar o seu código para que ele seja acionado automaticamente por meio de outros serviços da AWS ou chamá-lo diretamente usando qualquer aplicativo móvel ou da web.

  • O AWS Lambda executa automaticamente o seu código sem exigir que você provisione ou gerencie servidores. Basta escrever o código e carregá-lo no Lambda.
  • O AWS Lambda escala automaticamente a sua aplicação ao executar o código em resposta a cada acionamento. O código é executado em paralelo e processa cada acionamento individualmente, escalando precisamente de acordo com o tamanho da carga de trabalho.
  • Com o AWS Lambda, você é cobrado por cada 100ms de execução do código e pelo número de vezes que o código é acionado. Você não paga nada quando o seu código não está em execução.

O que você pode criar usando o AWS Lambda

Você pode usar o AWS Lambda para executar código em resposta a acionadores, como alterações nos dados, mudanças no estado do sistema ou intervenções dos usuários. O Lambda também pode ser acionado diretamente pelos serviços da AWS, como S3, DynamoDB, Kinesis, SNS e CloudWatch, permitindo que você crie uma variedade de sistemas de processamento de dados em tempo real.

Processamento de arquivos em tempo real

Você pode usar o Amazon S3 para acionar o AWS Lambda para processar dados imediatamente após o carregamento. Por exemplo, você pode usar o Lambda para imagens em miniatura, transcodificação de vídeos, indexação de arquivos, processamento de logs, comprovação de conteúdo, além de agregação e filtragem de dados em tempo real.

Processamento de stream em tempo real

Você pode usar o AWS Lambda e o Amazon Kinesis para processar dados de streaming em tempo real para monitoramento de atividades de aplicações, processamento de pedidos de transações, análise de clickstream, refinamento de dados, geração de métricas, filtragem de logs, indexação, análise de mídias sociais, e telemetria e medição de dados de dispositivos da IoT.

Extrair, transformar, carregar

Você pode usar o AWS Lambda para executar a comprovação, a filtragem e a classificação de dados ou outras modificações para cada alteração de dados ocorrida em uma tabela do DynamoDB e carregar os dados modificados em outro repositório de dados.

Back-ends

Você pode criar back-ends usando o AWS Lambda para administrar solicitações de API da web, móveis, da Internet das Coisas (IoT) e de terceiros.

Back-ends da IoT

Você pode usar o AWS Lambda e o Amazon Kinesis para telemetria e análise de dados de dispositivos da Internet das Coisas (IoT).

Back-ends móveis

Você pode criar back-ends usando o AWS Lambda e o Amazon API Gateway para autenticar e processar solicitações de API. O Lambda facilita a criação de experiências de aplicativo avançadas e personalizadas

Aplicações da web

Ao combinar o AWS Lambda com outros serviços da AWS, os desenvolvedores conseguem criar aplicativos da web potentes que expandem e diminuem automaticamente, e que são executados em uma configuração altamente disponível em vários datacenters, exigindo zero esforço administrativo para escalabilidade, back-ups ou redundância de multidatacenter.

Fonte: aws.amazon.com

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.