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Saiba como melhorar a infraestrutura de TI da sua empresa

Toda empresa que trabalha com um grande volume de dados precisa de uma boa infraestrutura de TI. Isso porque é a partir desse aspecto que se garante o bom funcionamento das operações internas, o que oferece uma entrega mais ágil e eficiente ao cliente. 

Neste artigo, vamos explicar como é possível otimizar a infraestrutura do setor de TI e garantir um melhor desenvolvimento das operações. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais! 

Entenda a importância de uma boa infraestrutura de TI

Manter uma boa infraestrutura de TI é essencial para garantir a segurança da informação e agilidade nos processos internos da empresa. Para isso, são necessários recursos como: 

  • equipamentos com elevado poder de processamento, para garantir mais agilidade;

  • estrutura eficiente de hardware e software, para o melhor desenvolvimento das operações;

  • sistemas de segurança, para evitar vazamento de dados; 

  • estrutura na nuvem, de modo a garantir o backup de informações; 

  • entre outros.

Além disso, também é preciso uma equipe técnica qualificada para o desenvolvimento de soluções e resolução de problemas. 

Saiba como melhorar a infraestrutura de TI da sua empresa

Há uma série de medidas que podem ser implementadas para melhorar a infraestrutura de TI. Confira abaixo algumas dicas para fazer essa mudança!

Identifique erros na infraestrutura atual

O primeiro passo para efetuar melhorias na infraestrutura de TI é identificar quais são os atuais problemas enfrentados pelo setor. Pode-se fazer isso por meio de uma conversa com os próprios funcionários e colaboradores, questionando-os sobre as principais dificuldades que eles encontram no seu dia a dia e estruturando novos processos voltados para solução.

Outra forma de identificar as falhas no departamento é avaliar quais são os chamados mais comuns realizados no help desk. Assim, é possível desenvolver um método para corrigir os principais problemas enfrentados, bem como otimizar o atendimento e suporte.

Teste novos processos operacionais 

Uma vez identificadas as falhas no departamento, é preciso desenvolver novos processos internos para corrigir os erros e evitar que eles voltem a ocorrer. Para isso, pode-se implementar mudanças como: 

  • instalação de novas ferramentas de gestão de tarefas; 

  • estruturação de novos métodos de desenvolvimento e teste de aplicações;

  • investimento em ferramentas que auxiliem o trabalho da equipe de TI;

  • entre outras. 

Esse procedimento deve ser feito em conjunto com o gestor do departamento e sua equipe, para que todos possam se adaptar com as mudanças e trazer melhorias para o setor. 

Faça uma revisão de custos

Todo departamento deve se preocupar com sua própria gestão de custos. Afinal de contas, o setor deve operar de forma produtiva, o que quer dizer que despesas desnecessárias deverão ser otimizadas. Para isso, deve-se fazer um levantamento de todos os custos com hardware, software e recursos humanos, além de avaliar se o desempenho do departamento corresponde ao investimento 

Implemente medidas de segurança da informação

Um dos principais cuidados que o departamento de TI deve ter é com a segurança de dados. Deve-se implementar medidas que reduzam o risco de vazamento de informações, com o intuito de prevenir sérios riscos para a empresa — tais como perda de arquivos, sequestro de dados, entre outros transtornos. Para isso, uma solução é contratar sistemas de segurança e efetuar o backup dos arquivos regularmente.

Faça a manutenção dos equipamentos 

Realizar a manutenção periódica dos equipamentos evita imprevistos como falhas no sistema ou extravio de documentos. Nos departamentos de TI, é importante que os servidores estejam bem acondicionados e que o ambiente em que as máquinas serão alocadas comporte adequadamente fios, cabos e, é claro, a própria equipe.

Utilize serviços em nuvem

Os serviços de nuvem são excelentes recursos para garantir um backup dos seus arquivos. Além disso, também viabiliza o trabalho remoto da equipe, o que dispensa a necessidade de um técnico in loco para realizar determinadas funções. Isso reduz custos operacionais e possibilita maior segurança de dados para a empresa.

Ofereça treinamento aos funcionários 

Treinar os funcionários e colaboradores do setor é uma medida essencial para garantir que todos os procedimentos realizados no dia a dia do setor sejam feitos corretamente. Além disso, essa orientação também será necessária em possíveis momentos de crise, o que ajuda a identificar e solucionar problemas com mais agilidade. 

Confira a importância do gestor na infraestrutura de TI

Uma boa infraestrutura de TI é muito importante para as empresas; porém, a presença de um gestor no departamento também é fundamental para garantir o bom funcionamento de todas as operações. Entenda a seguir por que o setor de TI deve contar com um bom líder para comandar a equipe e orientar seus colaboradores!

Maior controle das operações

O gestor tem como responsabilidade mediar as operações do setor com os interesses da empresa. Isso permite que ele delegue as tarefas com maior eficiência, bem como garante que pessoas fiquem responsáveis exclusivamente por manter uma boa infraestrutura no departamento. 

Melhor gestão de custos 

O gestor de TI também tem capacidade de administrar melhor os recursos financeiros destinados ao seu departamento. Com isso, ele poderá determinar quais são os investimentos indispensáveis para uma melhor infraestrutura de TI e quais poderão ser reduzidos ou, até mesmo, eliminados.

Menor incidência de erros 

Um dos papéis do gestor é controlar a qualidade dos serviços prestados. Isso reduz a incidência de erros e permite que a equipe trabalhe em soluções preventivas, o que evita possíveis transtornos provocados por erros técnicos. Com isso, também é possível assegurar uma melhor infraestrutura para o departamento, já que há um controle mais rigoroso das atividades realizadas no setor. 

Perceba então que a infraestrutura de TI é fundamental para que a empresa mantenha a sua operação produtiva. Afinal de contas, muitas companhias dependem da tecnologia para o bom funcionamento das suas operações e, por isso, o departamento não pode falhar em questões de segurança, desempenho e produtividade.

Quer saber mais sobre gestão de departamentos de TI? Então, não deixe de ler o nosso artigo sobre como o outsourcing de TI pode auxiliar a sua empresa na redução de custos!