Skip links

Veja como a transformação digital atua na entrega de aplicativos

O fenômeno da transformação digital está afetando diretamente a maneira como as empresas entendem a criação de valor e a forma como elas se relacionam com seus clientes e buscam satisfazer suas necessidades.

No contexto da modernidade, uma das principais demandas é a mobilidade. Por isso, as empresas precisam se adequar a esse momento para conseguir mais produtividade, redução de custos e atrair mais consumidores. Uma das soluções para isso são os aplicativos móveis.

Continue a leitura e aprenda mais sobre a transformação digital e as mudanças que ela causa na entrega de aplicativos.

O que é transformação digital?

Esse conceito define um processo de mudança na cultura empresarial para um foco maior nas novas tecnologias. As inovações e demandas do mundo moderno passam a ser o centro das preocupações e norte das ações das companhias, que buscam facilitar a vida dos consumidores e, ao mesmo tempo, falar a linguagem dos avanços no mercado.

O termo é representado como um estado final de um processo de digitalização dos processos de uma empresa. Depois de investir em tecnologias e em ferramentas modernas, a organização atingirá os benefícios e resultados — como mais produtividade, redução de custos, mais lucro e clientes — e poderá alcançar um novo patamar no mercado.

A transformação não ocorre somente no setor de TI, vale lembrar. É um conjunto de processos e ações de toda a empresa com as ferramentas digitais como principal suporte. O conceito é baseado em quatro pilares: Tecnologias Sociais, Big Data, Computação em Nuvem e Mobilidade.

Com relação à mobilidade, especificamente: não estamos necessariamente nos referindo aos dispositivos móveis, mas à ideia de deslocamento e da necessidade de informação a qualquer momento. O objetivo é facilitar a vida das pessoas e agilizar tarefas. Contudo, os aparelhos móveis acabam, de fato, exercendo um papel importante nesse sentido.

Como a transformação afeta a entrega de aplicativos?

No mundo atual, as pessoas têm pressa para resolver seus problemas e desejam estar conectados com a possibilidade de utilizar serviços a todo tempo e em qualquer lugar. Nesse contexto, conseguimos imaginar a importância dos aplicativos, um dos principais atores desses processos. 

Os controladores de entrega evoluem com as demandas da transformação digital

Os chamados controladores de entrega de aplicativos (ADC’s) estão evoluindo com as demandas das inovações do momento. Afinal, a vontade das empresas é desenvolver aplicações ainda mais rápidas e seguras, com uma boa qualidade de conexão entre o cliente e o seu servidor. Nesse sentido, também se destaca o uso da computação em nuvem para alcançar esses resultados.

Com o surgimento de novos padrões e novas tecnologias, a entrega de aplicações ganha mais robustez para se preparar para a transformação.

Inovação

O mercado está competitivo e acirrado ultimamente. Para as empresas, cada segundo é precioso. Existe uma grande demanda por soluções diferentes, que se destaquem com abordagens novas para resolver os problemas de sempre com ainda mais agilidade e menos custos. A transformação digital orienta que as empresas avancem nesse sentido, com investimentos massivos nos seus pilares.

É importante buscar inovação e uma forma própria de executar as tarefas operacionais que caracterize sua empresa como única. Afinal, isso gera valor para os consumidores e pode ser fator decisivo no engajamento deles.

E se um dos grandes problemas é justamente tempo, aplicativos surgem para resolvê-los. Por isso, a pressão por inovação acaba estimulando a busca por aplicações móveis para que os processos sejam resolvidos mais rapidamente e com garantia de qualidade.

O surgimento de novas ferramentas e maneiras mais práticas de desenvolvimento também impulsiona a entrega de aplicativos. As empresas concorrem entre si buscando a melhor forma e o melhor serviço, com mais inventividade nas soluções para que conquistem mais clientes.

A demanda por inovação, hoje em dia, está cada vez maior e é o que estimula a descoberta de métodos ainda mais eficientes que buscam otimizar e flexibilizar o acesso a informações.

Investimento em tecnologia da informação

No contexto da transformação digital, sistemas de TI ganham um papel fundamental para as companhias. Deixam de ser diferenciais para serem requisitos de sobrevivência e, em muitos casos, se tornam até o principal serviço ofertado. E, com o aumento do foco no setor de tecnologia da informação, as empresas passam a olhar mais para a necessidade de solucionar problemas com ferramentas mobile.

Com o TI tendo mais protagonismo, os investimentos devem considerar o suporte a essas soluções, para que sejam aplicações robustas e de fato eficientes. Afinal, com a transformação, um problema de tecnologia passa a ser uma questão geral para a organização, afetando diversas operações e todo o ambiente.

Na busca por adequação diante das demandas desses processos, as companhias aumentarão seus investimentos e deverão pensar em como fazer para que eles sejam compensados de fato.

Quais os benefícios que as ferramentas digitais agregam?

Como citado anteriormente, um dos principais benefícios é a redução de custos e de tempo. As soluções móveis buscam otimizar esses indicadores e remover gargalos operacionais, permitindo um acesso descentralizado e flexível. Em decorrência disso, as operações internas ganham mais velocidade e mais segurança, o que afeta diretamente a produtividade.

Mas os benefícios também impactam os clientes. Afinal, uma empresa bem organizada internamente, com processos e fluxos rápidos, consegue facilitar a vida de seus consumidores no contato com eles e na entrega de serviços. Com as possibilidades da era digital, é possível também investir maciçamente em maneiras de inovar e customizar a experiência do cliente, a fim de conquistá-lo e oferecer valor único e marcante.

Além da mobilidade das ferramentas digitais, também vale citar a coleta de dados que pode ser feita. Com mais dispositivos utilizando uma aplicação, é possível obter informações que podem servir de entrada para algoritmos de processamento, a fim de gerar insights para tomada de decisão. Aliás, Big Data é justamente outro dos pilares da transformação digital, associado com a ideia da mobilidade.

A modernidade está trazendo novas necessidades para as companhias e para os clientes, e todos terão que se adequar. As implicações dos novos processos para a mobilidade agregam uma série de novas oportunidades e vantagens.

Se você gostou de aprender sobre a relação entre a transformação digital e os aplicativos, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.