Não é à toa que empresas do mundo inteiro estão migrando seus sistemas para a cloud computing. A tecnologia está mais acessível do que nunca, com serviços de qualidade e parceiros especializados para ajudar o profissional de TI a integrá-la à estrutura corporativa.

Mas o que o seu negócio ganha com essa integração? A complexidade e o volume de dados com os quais o setor de TI tem que lidar em um mercado competitivo tornou a nuvem a solução ideal para qualquer caso. Veja como funciona e os benefícios da cloud computing para empresas:

Entenda o que é cloud computing e como ela funciona

Quando falamos de soluções em cloud computing para organizações, nos referimos a um sistema complexo, que envolve não só armazenamento como virtualização, trabalho remoto e ferramentas de análise e validação, entre muitos outros aspectos.

Portanto, a cloud computing pode ser implementada de diversas formas, com vários escopos em mente — de migrações pontuais até procedimentos completos e integrados para manter dados e processos dentro de uma empresa (sem a necessidade de investir em estrutura física própria).

Servidores e computadores ficam disponíveis remotamente para o uso dos funcionários. A solução pode englobar softwares renderizados externamente, backups, sistemas operacionais virtualizados e até a criação de históricos de modificação e soluções colaborativas.

Saiba para quem é recomendada a solução

Outra dúvida que paira na cabeça de gestores de TI no mundo inteiro é se a sua companhia se beneficiaria, realmente, com a computação na nuvem.

Já houve um tempo em que a solução era sinônimo de empresas menores que precisavam de mais capacidade de manobra para enfrentar o mercado. Os serviços atuais, porém, se transformaram em plataformas completas para o crescimento de (e para) qualquer tamanho de operação.

Os benefícios da cloud computing se tornaram essenciais para qualquer modelo de negócio, qualquer dimensão de mercado e qualquer ambição de crescimento. É uma forma de reorganizar e unificar o acesso a dados e ferramentas, para agilizar e otimizar processos como um todo.

Conheça os benefícios de cloud computing para empresas

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a computação na nuvem e como ela funciona, é hora de ir ao que interessa: como essa solução pode ajudar a melhorar a performance do seu sistema e, consequentemente, o desempenho do seu empreendimento?

Veja, abaixo, 7 benefícios que a cloud computing traz:

1. Flexibilização de estrutura e escalabilidade

Grande parte da capacidade produtiva de uma companhia vem da sua habilidade e rapidez para ajustar gastos e mudar estratégias.

Gerenciar servidores próprios é um fardo desnecessário na TI hoje em dia. Se adaptar às demandas e às expectativas da diretoria custa tempo, planejamento e dinheiro — três coisas que poderiam ser bem melhor utilizadas em processos mais vitais.

Bons serviços de cloud computing ajustam, em minutos, a estrutura disponível à necessidade da empresa. Isso não só ajuda a diminuir o custo de tempos ociosos como te prepara melhor para picos de operação e o surgimento de novas oportunidades.

2. Rapidez na implementação de soluções sob demanda

Essa flexibilização gera a facilidade de implantar soluções. Novas estratégias, processos, políticas de uso e ferramentas podem ser instaladas e aplicadas na base toda ao mesmo tempo, dando acesso imediato a um novo serviço para todos os funcionários.

Essa velocidade é essencial em um setor de TI. É o principal indicador de que uma empresa está pronta para acompanhar qualquer movimento de mercado.

3. Otimização de processos

Faça um levantamento rápido com a sua equipe. Com certeza vocês perceberão uma série de tarefas e processos, pequenos ou secundários, que ocupam tempo e intelecto do TI (que, por sua vez, poderiam ser aproveitados em partes mais importantes da operação).

A cloud computing automatiza a maioria dessas pequenas tarefas, como análise, manutenção e backup. São itens simples que, quando somados, fazem muita diferença no fim do dia de trabalho.

EBOOK Como migrar para nuvem

4. Acessibilidade e disponibilidade

Falando em dia de trabalho, organizações que limitam sua operação aos dias úteis e horários comerciais não têm mais fôlego para se destacar entre a concorrência.

A cloud computing permite que funcionários, gerentes e diretores tenham acesso a informações importantes e capacidade de editar e monitorar dados de onde estiverem, em qualquer dispositivo.

5. Redução de custos

Essa é a primeira preocupação de toda diretoria que cobra resultados de um gestor de TI. Mas como reduzir custos na estrutura e, ainda assim, melhorar a capacidade do sistema?

A cloud computing é uma solução para atacar as duas pontas. Por ser um serviço terceirizado que cuida de atualizações e manutenção, a empresa se livra do custo de manter uma estrutura física de servidores e computadores.

Uma migração bem feita para a nuvem ainda tira dos ombros da sua equipe a preocupação com várias tarefas de rotina e agiliza processos, o que resulta em um aumento da produtividade.

6. Ferramentas de análise e controle 

Mas essa disponibilidade exige controle para que arquivos não sejam usados de forma indevida ou haja a perda de dados.

Para isso, consultores e serviços de cloud computing oferecem ferramentas eficientes e automatizadas para controlar o uso de informações pelos funcionários e analisar dados da operação, permitindo que encontrem pontos e processos a serem melhorados.

7. Segurança de dados

A segurança dos dados pode definir a longevidade de um negócio. Estar vulnerável a ataques, perdas e falhas no sistema põe em risco informações sensíveis das operações, além de ocasionar interrupções de produção que podem levar a grandes prejuízos.

Esse é um ponto a ser levantado em seu planejamento, tanto para manter o sistema protegido como para convencer os diretores a aprovarem seu plano de migração. Os melhores fornecedores da solução de computação na nuvem possuem times dedicados à segurança.

Terceirizar a segurança pode parecer contraprodutivo a princípio, mas pense nisso: é melhor manter essa responsabilidade com uma equipe de TI, que tem várias tarefas roubando sua atenção o tempo todo, ou deixar nas mãos de quem tem pessoal para lidar exclusivamente com isso?

Não existe sistema imune a falhas e ataques. O mais importante, então, é contar com a melhor estrutura possível para lidar com tais problemas.

Os benefícios da cloud computing para empresas vão muito além de economizar espaço. A migração, quando bem planejada e implementada, é uma forma de transformar a operação do seu negócio, dando a ele agilidade, velocidade e otimização de custos para acompanhar e ultrapassar a concorrência.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a cloud computing? Já implementou um serviço de nuvem em sua empresa? Como está sendo a experiência? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Confira também