Content Management, ou gestão de conteúdo, é o processo de coleta, distribuição e governança de um conteúdo feito por uma empresa. Em geral, o termo é usado em associação aos softwares que são empregados para fazer Content Management — ou os Content Management Softwares, identificados pela sigla CMS —, como o WordPress.

Embora Content Management tenha tudo a ver com a produção de conteúdo para a internet e com a administração do ciclo de vida do conteúdo para a web, o termo também pode se referir à criação de materiais, como imagens, vídeos e áudios para as áreas offline da comunicação do seu negócio.

Uma boa estratégia de Content Management é parceira do sucesso dos negócios, ajudando em tarefas complexas, como a manutenção de uma presença online ativa e a geração de leads. Neste artigo, você conhecerá as principais tendências de Content Management e verá como melhorar as ações da sua empresa com a ajuda da tecnologia. Pronto para aprender? Então, vamos lá!

Entenda as etapas de Content Management

O primeiro passo para melhorar a estratégia de Content Management da sua empresa é entender bem quais são as etapas da gestão de conteúdo. Para isso, as empresas precisam dominar:

  • a organização;
  • a criação;
  • o armazenamento;
  • os fluxos de distribuição;
  • a edição;
  • a publicação; e
  • a remoção ou o arquivamento de conteúdo.

Esses sete estágios serão uma constante na rotina dos seus profissionais de marketing e os ajudarão a manter o conteúdo do seu site corporativo, do blog e das redes sociais sempre atualizado e gerando resultados para o negócio de maneira constante.

Se o seu time não for capaz de entender as etapas de Content Management, ele terá dificuldades em entregar retornos consistentes, mesmo que tenha todas as ferramentas certas em mãos.

Não invista em um software próprio

Um erro comum na gestão de conteúdo das empresas é a ideia de que desenvolver o próprio software para administrar os canais do negócio é um bom investimento. Isso inclui adaptar recursos, como o WordPress, que é um sistema open source, para atender melhor às demandas da empresa.

O custo de criação de um software, porém, é muito elevado para que esse esforço valha a pena para o negócio. Apostar em ferramentas renomadas para ajudá-lo com a gestão de conteúdo vai liberar a sua equipe de TI para trabalhar no que importa: a criação de valor para o negócio por meio da tecnologia.

Faça o seu dever de casa e pesquise as opções de Content Managers disponíveis no mercado, compare os custos delas para o negócio e analise os cases de outras empresas que já utilizam essas ferramentas. Assim, você conseguirá encontrar o recurso certo para atender à sua demanda de conteúdo e não precisará gastar mais que o necessário com isso.

Treine os seus colaboradores para usarem CMS

Os softwares CMS podem trazer excelentes resultados para a sua empresa, mas, para que isso aconteça, é necessário treinar os colaboradores para que eles façam o melhor uso das ferramentas. Muitas vezes, empresas apostam em recursos caros e renomados e acreditam que isso solucionará todos os seus problemas, mas, por negligenciarem o treinamento, não veem resultados com as plataformas.

Elenque líderes entre as equipes de trabalho para ajudá-lo com o treinamento e mantenha uma documentação atualizada dos recursos utilizados pela empresa em Content Management. Assim, o seu negócio estará mais próximo do sucesso em gestão de conteúdo.

Automatize a gestão de conteúdo na empresa

Apenas 4% das empresas que participaram da Content Management & Strategy Survey se consideram experts em usar automação nas suas estratégias de conteúdo para escalar os esforços em Content Management. No entanto, essa deve estar entre as prioridades do seu time se ele quer utilizar a estratégia de geração de conteúdo para alcançar mais leads e gerar novos negócios.

O uso de automação acelera a implementação de novas iniciativas na empresa, facilita a gestão de conteúdo e uniformiza os esforços da organização em Content Management. Procure nivelar recursos de tecnologia, como Inteligência Artificial, pesquisa por voz e automação de marketing, para tornar o Content Management da sua empresa melhor.

Pense em conteúdo como um ativo do negócio

Conteúdo de qualidade é um dos bens mais preciosos que a sua empresa tem. Afinal, uma estratégia evergreen — “sempre verde”, termo que se refere à criação de um conteúdo que não envelhece — pode gerar resultados para um negócio por, no mínimo, dois anos. Poucos são os recursos de marketing tão duráveis e concretos para uma empresa.

Por isso, ao investir na criação, no desenvolvimento, na distribuição e na gestão de conteúdo, não veja isso como um gasto desnecessário e, sim, como algo que trará enormes retornos no longo prazo. Essa mudança de mentalidade pode fazer toda a diferença nos resultados obtidos com Content Management.

Aposte na nuvem para obter melhores resultados

O futuro do ECM — Enterprise Content Management, ou gestão de conteúdo empresarial — está na nuvem? Os maiores especialistas do setor acreditam que sim. O Software como Serviço (SaaS) é a aposta do mercado quando o assunto é gestão de conteúdo feita com sucesso e, cada vez menos, ouvimos falar na utilização de ECM em servidores locais e administrados inteiramente pelas empresas.

Os softwares na nuvem para ECM trazem todos aqueles benefícios de cloud computing que você já conhece, como:

  • maior estabilidade;
  • fácil escalabilidade;
  • excelente custo-benefício;
  • poder de armazenamento ilimitado; e
  • acesso remoto.

Além de muitos outros benefícios pontuais que dependem de como a sua organização utiliza o recurso.

Maiores níveis de segurança da informação, configuração fácil dos sistemas e melhorias na experiência de usuário são outras expectativas que uma empresa pode ter ao apostar em Content Management na nuvem. Conforme as plataformas de cloud evoluem, a migração se torna inevitável para aquelas organizações que querem liderar o mercado e que apostam em tecnologia de ponta para se diferenciar dos concorrentes.

Como você pôde ver, há muito que uma empresa pode fazer para obter melhores resultados na gestão de conteúdo. Os principais esforços devem estar na maneira como ela lida com a tecnologia e utiliza o recurso para nivelar o conhecimento que já adquiriu na gestão de conteúdo e para escalar as atividades a fim de atingir novos nichos do mercado ou solidificar a sua presença entre os clientes que já fidelizou.

Entre as principais tendências, o software de Content Management na nuvem é a que mais ganha destaque pela flexibilidade que traz para a gestão de conteúdo. Se você ainda não apostou nessa ideia, é hora de analisar os prós e contras e tomar uma decisão.

O Content Management é uma estratégia de marketing e de relacionamento com potencial para elevar os ganhos do negócio e torná-lo ainda mais presente na vida dos clientes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o futuro do Content Management? Deixe seu comentário!