Skip links

ABNT libera norma que define computação em nuvem

Documento fornece visão geral de computação em nuvem, bem como um conjunto de termos e definições

Desde a primeira semana de janeiro, entrou em vigor uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que fornece uma visão geral de computação em nuvem, bem como um conjunto de termos e definições.

No Brasil, o trabalho de padronização demorou dois anos para ser concluído e foi desenvolvido pela ABNT, em conjunto com a Serpro e a Anatel.

O trabalho é importante para a evolução da tecnologia. “Toda vez que se estabelece um padrão sobre uma tecnologia fica mais fácil entender o assunto, avaliar as diferenças entre fornecedores e propor melhorias”, afirma Luiz Guilherme Aldabalde, analista da coordenação de tecnologia da Serpro, complementando que, dessa forma, a norma passa a ser referência em termos de desenvolvimento de novos produtos ou para diferenciação de fornecedores.

Ainda de acordo com o executivo, esta é a primeira norma é servirá de base para uma segunda elaboração internacional sobre a arquitetura de referência para computação em nuvem. O trabalho de tradução dessa segunda etapa já foi iniciado pela ABNT e deve ser concluído até o fim deste ano.

Fonte: IT Forum 365 de 15 de janeiro de 2016

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.