Skip links

Infraestrutura Gerenciada na Nuvem

Muitas empresas já distribuíram suas aplicações na nuvem porém muitas outras ainda estão avaliando os custos e benefícios de mover uma parte ou toda sua infraestrutura de TI para a nuvem.

Custos Diretos

Segundo pesquisas, a média de utilização de servidor mais comum é de 5%‐20%, quando medida anualmente e o gasto inicial com infraestrutura de TI pode chegar a vários milhões de dólares. Lembrando que sempre serão necessários upgrades em tecnologia como servidores, roteadores etc. para manter toda a infraestrutura em pleno funcionamento.

O modelo de precificação pague‐o‐que‐usar da AWS somente cobra dos clientes os recursos que eles realmente usam, de forma que os clientes possam efetivamente alcançar uma utilização próxima de 100%.  A AWS consegue atingir uma maior utilização geral do seu hardware graças à sua grande e heterogênea população de clientes. Além disso, essa grande base de clientes permite à AWS fazer maiores investimentos em inovações para a eficiência do que as empresas individuais, levando a uma maximização contínua da sua eficiência de infraestrutura, beneficiando os clientes da AWS em última análise. Além disso, recursos do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) tais como o Dimensionamento Automático e Balanceamento de Carga Elástica permitem que as empresas aumentem ou diminuam automaticamente seu uso da AWS, baseadas no desempenho real da sua aplicação.  Ao fazê‐lo, elas podem minimizar o desperdício de recursos da AWS e alcançar uma taxa de utilização que verdadeiramente aproxima‐se de 100%. (Fonte: Amazon Web Services – A economia em nuvem AWS vs. infraestrutura de TI, 2009)

Uma infraestrutura de TI altamente confiável e disponível necessita de dispositivos confiáveis, de backup e também de uma rede confiável com dispositivos de rede redundantes, conexões de trânsito e conexões físicas entre os datacenters.  As empresas que gerenciam sua própria infraestrutura de TI também precisam ter uma solução de recuperação de desastres testada e aprovada, o que leva a implantação de dados e aplicativos em vários datacenters. Para que isso se torne possível, todos os datacenters têm de ser utilizados constantemente, pois se ficarem ociosos, provavelmente não funcionarão como o esperado num arranque a frio.

Outro custo que deve ser levado em consideração é o custo com a segurança, ou seja, garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados críticos para os negócios. Para as empresas esses custos incluem despesas de capital para dispositivos de segurança de rede, licenças de software de segurança, custos associados a segurança de informações de conformidade normativa, requisitos de segurança física, colaboradores de uma organização de segurança da informação, etc.

Para fornecer segurança de ponta a ponta e privacidade de ponta a ponta em nuvem, a AWS constrói serviços em conformidade com as melhores práticas de segurança e de recursos, e documenta objetivamente como os desenvolvedores podem efetivamente usar esses recursos.  Assim, os clientes AWS aproveitam a infraestrutura global de informática confiável e segura da Amazon, que tem sido a espinha dorsal do negócio há mais de 15 anos, sem nenhum custo adicional para o cliente. (Fonte: Amazon Web Services – A economia em nuvem AWS vs. infraestrutura de TI, 2009)

E para finalizar, não podemos esquecer do custo com o pessoal, ou seja, equipe especializada em gerenciamento de infraestrutura de TI que irão lidar com atualização de datacenters, softwares, licenças, instalações, dimensionamentos, etc.

Depois de ler esse post e pensar nos benefícios de migrar para a nuvem está na hora de conhecer melhor os Benefícios de fazer essa migração com a IPsense em parceria com a AWS.

A IPsense possui uma oferta de serviços complementares aos recursos da Amazon para que você possa cuidar de seu negócio, suas aplicações, sem ter a preocupação com a infraestrutura.

Com a Infraestrutura Gerenciada, a IPsense cuida de toda a sua
infraestrutura, garantindo a continuidade de seu negócio 24 x 7

[icon icon=”clock-o” size=”4x”]
Valorize seu tempo

[icon icon=”cog” size=”4x”]
Mais Soluções

[icon icon=”building-o” size=”4x”]
Amplie seus Negócios

Quer conhecer mais sobre o assunto? Faça o download do nosso Datasheet – Infraestrutura Gerenciada.

[animation effect=”flip-x” delay=”200″][full_width_section color=”#98b3cd”][space size=”10″]

Saiba Mais Sobre Infraestrutura Gerenciada  [button href=”/entre-em-contato/” style=”border” size=”small” color=”#ffffff” hovercolor=”#ffffff” textcolor=”#ffffff” texthovercolor=”#0a0a0a” target=”_blank” icon=”envelope-o”]Entre em Contato[/button]

[/full_width_section][/animation]

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.