Skip links

Por que a segurança na nuvem é melhor que em um Data Center tradicional?

Não dá para negar que uma mudança profunda está acontecendo nos setores de TI ao redor do mundo. Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, onde a maioria das empresas já usa a nuvem como estratégia de negócio, iniciativas de migração para o Cloud Computing têm sido adotadas com sucesso em todas as áreas.

Mas junto aos benefícios da tecnologia, muitas dúvidas surgem, principalmente sobre segurança na nuvem. Neste post, vamos explicar com mais clareza por que seus dados estarão mais protegidos utilizando CSPs do que em um Data Center tradicional. Acompanhe:

Proteção de dados: um ponto sensível no meio empresarial

Não é à toa que muitos gerentes de TI ainda têm uma certa resistência quando discutem sobre nuvem e proteção de dados: esse pode ser um caso de vida ou morte para a empresa.

O comprometimento de informação sensível ou de dados que interrompam processos vitais pode causar prejuízo financeiro ou até a perda de confiança no mercado — um golpe fatal para qualquer negócio. Essa ameaça constante é responsável hoje por adicionar boa parte da pressão sobre gestores de TI por resultados melhores de estabilidade e segurança.

Mas será que a manutenção de um Data Center próprio é a melhor solução para lidar com o problema? Apesar de intuitivamente parecer mais seguro, várias questões estruturais e operacionais dão vantagem para o Cloud Computing e podem tirar essa dúvida da sua cabeça.

Segurança na nuvem: por que é a melhor solução

É hora de quebrar alguns mitos. Quando colocamos lado a lado as duas tecnologias, podemos entender melhor as vantagens da nuvem para a segurança em diversos aspectos:

Acesso controlado

A segurança de dados está diretamente ligada ao controle que um gestor tem sobre seu acesso. Criar regras e termos de uso in-house e gerenciar toda a rede exigem muita dedicação dos profissionais de TI, que têm muitas outras atribuições para ocupar seu tempo.

Essa divisão de foco é a origem de diversas brechas de segurança. Provedores de Cloud Computing possuem equipes especializadas para cada aspecto da gestão de dados, inclusive o controle de acesso por meio de logs, históricos de modificação e gerenciamento de credenciais.

E ainda podemos falar na segurança física dos dados. Na maioria das empresas com Data Centers tradicionais, o que separa os servidores do acesso direto é apenas uma porta trancada. Eliminar o acesso físico diminui muito o risco de manipulação de informações por terceiros ou uso equivocado de dados por funcionários.

Expertise em segurança

Outro setor em que provedores de Cloud Computing se especializam, com certeza o principal deles, é a segurança cibernética. Geralmente, junto com o serviço de computação e armazenamento, você contrata uma equipe grande de profissionais que mantém esse sistema funcionando.

A realidade é que, embora fundamentais para uma empresa, setores de TI costumam trabalhar no limite — financeiro e de pessoal. Colocar a segurança dos dados inteiramente nas mãos da sua equipe pode comprometer a confiabilidade do sistema.

Com a nuvem, o combate a ameaças externas e acesso indevido são passados para esses profissionais especializados, enquanto o gestor da empresa pode focar mais em estratégia, processos e compliance.

Auditoria contínua

A auditoria em Data Centers próprios pode se tornar um problema, principalmente pela complexidade em checar várias plataformas e máquinas em busca de brechas e para atualizar todo o sistema. É muito fácil ficar para trás.

Os bons CSPs possuem auditorias frequentes, com uma estrutura própria para isso. Assinar esse tipo de serviço é uma garantia de um ambiente sempre preparado para lidar com as ameaças mais recentes, além de um alívio operacional para sua equipe.

Criptografia de dados

A nuvem pode ser uma solução mais barata e simples para criptografar os dados da empresa e aumentar a proteção. O processo automatizado diminui a chance de brechas que dão uma falsa sensação de segurança ao gestor do sistema.

Perda de dados

Sendo um problema comum nas empresas, a perda de dados pode ocorrer por um ataque ou desastre natural, mas também pelo mau uso do sistema e falhas humanas.

Quando se mantém por conta própria a estrutura de servidores, é preciso criar todos os processos de redundância e backup para evitar o problema, algo difícil para uma equipe pequena em um sistema complexo. Perdas sempre acontecem.

Na nuvem, os dados estão seguros também desse tipo de erro. Backups automáticos, sistemas redundantes e históricos de modificação tornam muito difícil a perda de qualquer informação.

Compliance

A segurança dos dados não está apenas em sua proteção direta, mas também na forma como eles são acessados, lidos e editados. A automação de vários processos e implementação de soluções terceirizadas ajuda muito o gerente de TI a garantir o compliance. As mãos ficam livres para o planejamento e aplicação de estratégias.

Quanto mais acertadas são regras e regulamentações de uso, mais seguro é o sistema como um todo — elimina-se o risco de Shadow IT e centraliza o controle dos dados em um único ambiente.

Implementação segura: a importância de uma consultoria

Analisando todos esses fatores acima, fica claro por que a implementação de Cloud Computing hoje é mais apropriada do que a aposta em Data Centers tradicionais.

Mas a segurança dos dados não pode ser tratada apenas como uma questão técnica. Para garantir todos esses benefícios, é preciso também ter estratégia e saber escolher os provedores certos.

Por isso, é extremamente indicado um parceiro em consultoria para migrar o sistema da sua empresa para a nuvem. Só assim você garante que os ganhos em segurança serão reais e duradouros, sem precisar se aventurar em testes de aplicação botando em risco os dados da sua empresa

A segurança na nuvem é, sozinha, um ponto decisivo na hora de optar por adotar o Cloud Computing e abandonar servidores próprios. Além dela, ainda há o ganho de produtividade real e a diminuição da pressão sobre a sua equipe, que pode se focar em inovação e otimização do sistema.

Ficou ainda alguma dúvida sobre segurança na nuvem? Você tem mais algum tópico que ficou de fora e vale a pena ser mencionado? Escreva o seu comentário!