Skip links

Vale a pena contratar uma consultoria em cloud computing?

A migração de empresas para o cloud computing vem se tornando um padrão em todo o mundo. O ganho em confiabilidade, estabilidade, disponibilidade e segurança são motivos mais do que suficientes para torná-la a melhor solução.

Mas, para aproveitar o melhor desse processo, é preciso fazê-lo bem-feito — acertar em fornecimento, preço e estratégia. Para alcançar esse ponto perfeito, será que vale a pena contratar uma consultoria em cloud computing?

Por que empresas vêm contratando consultorias para lidar com cloud computing

A migração para a nuvem vem se consolidando rapidamente como a melhor solução para empresas de qualquer área, quanto mais seus diretores e gestores percebem o valor desse serviço.

Mas a gestão de TI, por si só, já cria uma rotina muito atribulada para uma pessoa ou um time reduzido conseguir lidar da melhor forma com uma estratégia integral de cloud computing.

É por isso que empresas no mundo inteiro têm preferido a contratação de parceiros em consultoria, que possam guiar o processo do ponto de vista de planejamento e implementação, buscando as melhores soluções de negócio sem sobrecarregar a equipe interna.

Como funciona a consultoria em cloud computing

Um contrato de consultoria é muito mais do que encontrar o melhor preço e o melhor serviço para migrar uma operação. É um conjunto abrangente de soluções com foco em crescimento empresarial.

Ou seja, um bom parceiro tecnológico está preocupado em como a nuvem vai beneficiar a estratégia de negócio da sua empresa. Isso significa fazer um levantamento completo de demandas, criar uma estratégia completa de migração e acompanhar todo o processo, do planejamento à implementação.

Também são parceiros em consultoria que aplicam seu know-how para encontrarem as melhores soluções de serviços no mercado para atender exatamente ao que a empresa precisa.

Para que você entenda melhor essa relação, é importante conhecer as maiores vantagens desse tipo de contrato e desmistificar algumas incertezas que diretores e gestores de TI podem ter:

Vantagens de contar com uma consultoria em cloud computing

Com todas essas informações discutidas acima, já não está muito difícil chegar à resposta da nossa pergunta. Vale, sim, à pena contratar uma consultoria, desde que seja um serviço sério e de qualidade.

Para complementar essa afirmação, podemos conhecer algumas das principais vantagens de contratar um consultor:

Migração mais ágil

Dependendo da complexidade operacional, a migração para a nuvem pode ser um processo muito complexo para um gestor e uma pequena equipe, ainda mais quando misturado ao resto da rotina em uma empresa.

A consultoria é uma forma de outsourcing estratégico. O serviço contratado terá a função de mapear a sua necessidade e criar o projeto de migração mais rápido e simples para o seu caso.

Menor risco de implementação

Por contarem com profissionais especializados em várias disciplinas ligadas ao cloud computing, uma consultoria é capaz de criar estratégias assertivas e seguras.

A implementação só será iniciada com um projeto completo e uma análise dos contratos mais adequados de provedores, diminuindo consideravelmente o risco de uma migração mal feita ou um serviço que prejudique a sua empresa.

Maior conhecimento de mercado

Você é um só. Por maior que seja sua equipe, ela tem responsabilidades demais para pesquisar e entender quais são as melhores oportunidades no mercado.

Uma consultoria tem a capacidade de otimizar as soluções ideais para reduzir custos, tanto dos provedores quanto da sua operação (no ganho em produtividade e disponibilidade).

Melhor planejamento

Planejar, construir, implementar e otimizar: esse é o ciclo ideal de TI para manter o seu sistema sempre atualizado e pronto para acompanhar o crescimento de toda a empresa.

O problema é que, geralmente, um gestor de TI tem pouco tempo para as duas pontas desse ciclo. A pressão constante por resultados tira muito tempo do planejamento e da otimização.

A consultoria é uma parceira nesse ponto. É uma mão a mais para criar uma estratégia com início, meio e fim para não quebrar esse ciclo, além de um olhar externo com mais ferramentas para visualizar a sua operação como um todo.

Maior controle sobre o seu sistema

Pois é, já falamos um pouco sobre isso. Ao contrário de alguns mitos, a contratação de uma consultoria dá ainda mais controle para o cliente sobre seu sistema.

Auditorias em ambientes de TI e análises operacionais de como os funcionários da empresa lidam com dados e tarefas geram recomendações de melhores práticas em segurança, implementação e estratégia.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil criar termos de uso e controlar a forma como todo o sistema é utilizado e mantido.

Mais segurança

A segurança é um ponto chave nas dúvidas de qualquer cliente sobre uma migração para a nuvem. Uma empresa de consultoria pode ser o que você precisa para convencer a diretoria de que essa é a melhor solução.

A consultoria se preocupa também com estratégias nessa área, já que ela é vital para o crescimento de uma empresa. Ela se responsabiliza por encontrar práticas e ambientes seguros o suficiente para diminuir o risco de ameaças sem aumentar a responsabilidade sobre o seu time.

Essas são as vantagens que você precisa ter em mente para concluir que sim, a consultoria em cloud computing é um investimento certo para um ganho real de operação e criação de estratégias mais robustas de crescimento.

O investimento na nuvem, hoje, possui um valor de retorno incrível para qualquer empresa. Mas, apesar de uma solução que simplifica processos, ela só dá o retorno esperado quando muito bem planejada, com foco no crescimento da Empresa.

Um gestor de TI empenhado em manter seu sistema otimizado não tem o tempo necessário para planejar todas as etapas para a migração e a manutenção de um serviço escalável na nuvem. Para isso, um parceiro de consultoria em nuvem pode ser a solução perfeita.

Você se encontra nessa situação? Está pronto para migrar, mas não tem como cuidar de todo o processo e quer apresentar à sua diretoria o melhor resultado possível? Então entre em contato conosco! Vamos conversar e encontrar a melhor solução para você.

A migração de empresas para o cloud computing vem se tornando um padrão em todo o mundo. O ganho em confiabilidade, estabilidade, disponibilidade e segurança são motivos mais do que suficientes para torná-la a melhor solução.

No entanto, para aproveitar o melhor desse processo, é preciso fazê-lo bem-feito — ou seja, acertar em fornecimento, preço e estratégia. Para alcançar esse ponto perfeito, será que vale a pena contratar uma consultoria em cloud computing?

Saiba mais no artigo de hoje!

Por que empresas vêm contratando consultorias para lidar com cloud computing

A migração para a nuvem vem se consolidando rapidamente como a melhor solução para empresas de qualquer área e a cada dia os diretores e gestores percebem o valor desse serviço.

No entanto, a gestão de TI, por si só, já cria uma rotina muito atribulada para uma pessoa ou um time reduzido conseguir lidar da melhor forma com uma estratégia integral de cloud computing.

É por isso que empresas no mundo inteiro têm preferido a contratação de parceiros em consultoria que possam guiar o processo do ponto de vista de planejamento e implementação, buscando as melhores soluções de negócio sem sobrecarregar a equipe interna.

Como funciona a consultoria em cloud computing

Um contrato de consultoria vai muito além do que encontrar o melhor preço e o melhor serviço para migrar uma operação. Ele abrange diversas soluções com foco em crescimento empresarial. Ou seja, um bom parceiro tecnológico está preocupado em como a nuvem vai beneficiar a estratégia de negócio da sua empresa.

Isso significa que a consultoria fará um levantamento completo de demandas, criará uma estratégia completa de migração e acompanhará todo o processo, do planejamento à implementação. Parceiros em consultoria também aplicam seu know-how para encontrar as melhores soluções de serviços no mercado para atender às demandas da empresa.

Para que você entenda melhor essa relação, é importante conhecer as maiores vantagens desse tipo de contrato e desmistificar algumas incertezas que diretores e gestores de TI podem ter. Acompanhe o próximo tópico!

Vantagens de contar com uma consultoria em cloud computing

Com todas as informações que citamos acima, já não está muito difícil chegar à resposta da pergunta que norteia este post: vale a pena contratar uma consultoria — desde que seja um serviço sério e de qualidade. Para complementar essa afirmação, podemos destacar algumas das principais vantagens de contratar um consultor.

Veja:

Migração mais ágil

Dependendo da complexidade operacional, a migração para a nuvem pode ser um processo muito difícil para um gestor e uma pequena equipe, ainda mais quando misturado ao resto da rotina em uma empresa.

A consultoria é uma forma de outsourcing estratégico. O serviço contratado terá a função de mapear a sua necessidade e criar o projeto de migração mais rápido e simples para o seu caso.

Menor risco na implementação

Por contar com profissionais especializados em várias disciplinas ligadas ao cloud computing, uma consultoria é capaz de criar estratégias assertivas e seguras.

A implementação só será iniciada com um projeto completo e uma análise dos contratos mais adequados de provedores, diminuindo consideravelmente o risco de uma migração mal feita ou de um serviço que prejudique a sua empresa.

Maior conhecimento de mercado

Você é um só. Por maior que seja sua equipe, ela tem responsabilidades demais para pesquisar e entender quais são as melhores oportunidades no mercado.

Uma consultoria tem a capacidade de otimizar as soluções ideais para reduzir custos, tanto dos provedores quanto da sua operação (no ganho em produtividade e disponibilidade).

Melhor planejamento

Planejar, construir, implementar e otimizar: esse é o ciclo ideal de TI para manter o seu sistema sempre atualizado e pronto para acompanhar o crescimento de toda a empresa.

O problema é que, geralmente, um gestor de TI tem pouco tempo para as duas pontas desse ciclo. A pressão constante por resultados tira muito tempo do planejamento e da otimização.

A consultoria é uma parceira nesse ponto. É uma mão a mais para criar uma estratégia com início, meio e fim para não quebrar esse ciclo — além de um olhar externo com mais ferramentas para visualizar a sua operação como um todo.

Maior controle sobre o seu sistema

Pois é, já falamos um pouco sobre isso. Ao contrário de alguns mitos, a contratação de uma consultoria dá ainda mais controle para o cliente sobre seu sistema.

Auditorias em ambientes de TI e análises operacionais de como os funcionários da empresa lidam com dados e tarefas geram recomendações de melhores práticas em segurança, implementação e estratégia.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil criar termos de uso e controlar a forma como todo o sistema é utilizado e mantido.

Mais segurança

A segurança é um ponto-chave nas dúvidas de qualquer cliente sobre uma migração para a nuvem. Uma empresa de consultoria pode ser o que você precisa para convencer a diretoria de que essa é a melhor solução.

Na prática, é muito caro manter um sistema de segurança internamente. Afinal, nem todo profissional de TI é especialista em segurança digital e ninguém dá conta de lidar sozinho com um grande data center e todos os softwares ligados a ele.

Já com a parceria estabelecida entre sua empresa e uma equipe de consultoria, a segurança dos dados, agora na nuvem, passa a contar com o crivo de profissionais especializados.

Eles auxiliam no planejamento de um sistema mais seguro e, de quebra, sua empresa reduz os custos ligados a isso — já que o controle dessas questões fica por conta da empresa que hospeda seus servidores na nuvem.

A consultoria se preocupa também com estratégias nessa área, já que ela é vital para o crescimento de uma empresa. Ela se responsabiliza por encontrar práticas e ambientes seguros o suficiente para diminuir o risco de ameaças sem aumentar a responsabilidade sobre o seu time.

Mais motivos para ser contratado por novos clientes

Sabemos que, para conquistar novos clientes, não basta oferecer um serviço de ótima qualidade. É preciso mostrar que sua empresa possui essa característica e oferecer garantias de que o contratante está contando com profissionais altamente capacitados.

Uma consultoria é a melhor forma de garantir esse resultado sem que haja uma promessa maior do que aquilo que você realmente entrega. Mostrando que sua empresa conta com uma equipe de consultoria para dar suporte em cloud computing, você eleva o patamar de confiabilidade em seus serviços.

O cliente passa a ter muito mais segurança quanto à escolha que está fazendo, o que torna o processo de contratação mais certo. Além disso, o cliente percebe rapidamente a redução de custos que isso traz como vantagem, já que a transferência de data centers para a nuvem impacta positivamente nos custos totais do serviço.

Sua empresa assegura novas contratações e ainda pode se beneficiar da indicação do cliente para outras empresas parceiras.

Portfólio mais amplo e atrativo

Ampliar o portfólio pode ser uma tarefa complicada, pois exige bastante planejamento e conhecimento do mercado. Quando o assunto é a tecnologia do mundo digital, ninguém pode oferecer as duas coisas tão bem quanto uma consultoria em cloud computing.

Com profissionais experientes, que possuem o know-how necessário, é possível implementar novos serviços ao portfólio de sua empresa e aumentar sua capacidade de atuação.

Podemos citar como exemplo a especialização em firewall gerenciado, o cloud computing privado e o suporte gerenciado — tudo desenvolvido com suporte de consultores com ampla experiência na área.

Os clientes passam a ter suas demandas atendidas de forma mais ampla, sem que haja necessidade de “parcelamento” do serviço entre diferentes empresas. Além disso, você passa a atender mais setores do mercado, pois muitos deles procuram especificamente por esses serviços.

Empresas que buscam suporte para softwares críticos como ERP, CRM e BI são alguns bons exemplos. Ninguém contrata um serviço de nuvem para hospedar esse tipo de plataforma sem total segurança quanto à sua estabilidade e eficiência.

A própria adaptação do ambiente virtual, para que ele seja customizado de acordo com as características específicas de cada cliente, é fundamental. Essas ações ajudam a tornar a área de TI mais estratégica para os negócios, algo extremamente importante no mercado atual devido à transformação digital.

Destaque com diferenciais competitivos

Não é preciso dizer que, no mercado competitivo dos dias de hoje, é essencial possuir um diferencial para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Ainda assim, isso nem sempre parece uma tarefa fácil. Afinal, a busca por um serviço inovador geralmente é fruto de um processo de brainstorm interno, pouco automatizado.

Para resolver esse problema, é interessante ter em mente que o valor agregado dos serviços oferecidos deve servir de referência. Em outras palavras, é preciso conhecer bem o mercado e a tecnologia para que seja possível prever de que forma um novo item do portfólio representa um verdadeiro diferencial para a sua empresa.

A consultoria oferece exatamente esse tipo de análise. Com ela ao seu lado, é possível identificar quais ferramentas e serviços compõem o pacote completo que seu cliente necessita. Aplicada de forma inteligente, essa estratégia pode levar sua empresa em direção à posição de referência de mercado.

Visão de fora

Um dos maiores desafios de qualquer gestor é, sem dúvidas, implementar a melhoria contínua de processos e de sua equipe. Não só identificar erros, mas encontrar formas de buscar inovação em determinadas tarefas é, também, algo para o qual não existe fórmula mágica.

Além disso, o dia a dia dentro da empresa nos deixa adaptados à sua realidade, dificultando uma avaliação imparcial de certas questões. Nesse momento, a consultoria é a sua maior aliada.

Ela oferece um olhar de fora, uma visão diferenciada que, em conjunto com o alto nível de conhecimento técnico, auxilia na identificação de possíveis problemas e na implementação de soluções eficientes. Lidar com tecnologia exige essa avaliação constante para que seu uso seja otimizado constantemente.

A arquitetura dos servidores, por exemplo, pode não estar rendendo seu máximo. Para quem está dentro da empresa e já se adaptou a esse formato, o problema pode ser muito difícil de identificar. Já para um consultor experiente, com olhar neutro e conhecimento sobre outras alternativas para essa infraestrutura, a questão pode ser facilmente resolvida.

Esse tipo de apoio é fundamental, pois permite que sua empresa não só elimine erros e falhas ligados à estrutura digital, como otimize os recursos já existentes. A produtividade de toda a empresa tende a melhorar constantemente, assim como o nível de controle por parte dos gestores.

Aprimoramento técnico dos profissionais

O contato com uma consultoria em cloud computing oferece um fator extra que gera benefícios incalculáveis para a sua empresa. Estamos falando da transferência de conhecimento técnico entre esses profissionais e os funcionários de sua empresa que estarão em contato com eles.

Trabalhar ao lado de especialistas é sempre a melhor forma de adquirir boas práticas para a formação profissional. Principalmente em uma área como a TI, é fundamental que os colaboradores de uma empresa se esforcem para desenvolver suas capacidades técnicas constantemente. Um profissional de TI que se mantém atualizado é valiosíssimo.

A consultoria pode viabilizar esse aprendizado de forma direta, já que acompanhará os processos reais de sua empresa. O aprimoramento das capacidades de seus funcionários é perceptível e isso representa não só um investimento para eles, como um valor agregado ainda maior para sua empresa.

Essas são as vantagens que você precisa ter em mente para concluir que a consultoria em cloud computing é um investimento certo para um ganho real de operação e criação de estratégias mais robustas de crescimento.

O investimento na nuvem, atualmente, possui um valor de retorno incrível para qualquer empresa. No entanto, embora seja uma solução que simplifica processos, ela só dá o retorno esperado quando muito bem planejada, com foco no crescimento da empresa.

Um gestor de TI empenhado em manter seu sistema otimizado não tem o tempo necessário para planejar todas as etapas para a migração e a manutenção de um serviço escalável na nuvem. Para isso, um parceiro de consultoria em nuvem é a solução perfeita.

Você está pronto para migrar mas não tem como cuidar de todo o processo e quer apresentar à sua diretoria o melhor resultado possível? Entre em contato conosco! Vamos conversar e encontrar a melhor solução para você!