Skip links

Virtualização de servidores: como calcular os custos?

Deseja reduzir os custos da empresa com infraestrutura? Precisa otimizar a segurança e a performance do sistema? Quer centralizar o gerenciamento e, por isso, necessita de um suporte e uma manutenção simples e eficiente? Então, saiba que você está no lugar certo, pois aqui nós falaremos sobre a virtualização de servidores, uma prática que já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade.

Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos em relação a essa tecnologia. Você verá o que é a virtualização de servidores, como ela funciona, o porquê da sua importância e como calcular os seus custos.

Portanto, se você está em busca de um maior controle sobre o orçamento e o uso dos recursos, não perca este artigo! Continue a leitura e confira:

O que é a virtualização de servidores?

De forma clara e objetiva, a virtualização de servidores pode ser considerada como a divisão dos recursos de hardware (servidor físico) — que serão direcionados para diversos servidores virtuais, os quais poderão ser utilizados para finalidades distintas.

Mas se você acha que isso é algo novo, que surgiu nos últimos anos, está enganado. Essa tecnologia já vem sendo empregada desde a época em que os mainframes reproduziam terminais virtuais remotos, ou seja, lá nos primórdios da informática.

Até pouco tempo, a virtualização de servidores era uma abordagem incomum, inacessível para muitos. No entanto, com os rápidos e recentes avanços tecnológicos, hoje é quase impossível realizar serviços na internet sem que se passe por ela, mesmo que de modo indireto.

Um exemplo que serve para ilustrar essa constatação é a computação em nuvem, que depende, em sua maioria, de servidores virtualizados para distribuir seus serviços, sejam eles para o armazenamento ou para a execução de sistemas operacionais, por exemplo.

Em resumo, podemos definir a virtualização de servidores como a simulação de diferentes hardwares em um único equipamento, permitindo que se execute diversos tipos de serviço.

Como ela funciona?

Antes de tudo, é necessário contar com um servidor físico e seus prováveis recursos, como CPU, discos, memória, conexões SAN e de rede. E o por que disso? Porque é nele que será instalado o software operacional básico que tem a inteligência para fracioná-lo em menores partes, procedimento conhecido como fatiamento de hardware.

Esse sistema operacional é chamado de hypervisor: sua atribuição é dividir o hardware e simular uma máquina virtual em cada uma dessas divisões. Além disso, ele também deve providenciar a segurança dessa virtualização, o que pode ser feito por meio de processos como o isolamento, o particionamento e o encapsulamento.

Vale ressaltar, inclusive, que essas máquinas virtuais podem ser diferentes umas das outras, de acordo com suas próprias necessidades. Uma pode ter mais espaço em disco, outra, mais processador, enquanto outra, talvez, precise de mais memória.

Por que ela é importante?

Visto o conceito e como funciona, agora mostraremos por que a virtualização de servidores é importante. Para facilitar o seu entendimento, nada melhor do que apresentarmos seus possíveis benefícios. São eles:

  • gerenciamento centralizado;
  • melhor retorno sobre o investimento;
  • melhor aproveitamento dos recursos disponíveis;
  • automação de processos mais aprimorada;
  • diminuição do tempo de inatividade do sistema (downtime) — a virtualização reduz ou até mesmo evita as paradas não planejadas, as perdas de dados e as descontinuidades no ambiente de trabalho;
  • maior segurança e backups facilitados;
  • elevação nas taxas de utilização do servidor;
  • otimização do espaço físico;
  • fácil adequação a diferentes cargas de trabalho;
  • uso das máquinas virtuais como instrumentos de criação;
  • ampla compatibilidade das aplicações;
  • redução dos custos operacionais, podendo chegar até 40%;
  • possibilidade de simulações;
  • independência do servidor físico;
  • fácil migração de ambientes, evitando reinstalações e reconfigurações;
  • fácil recuperação de dados em casos de infortúnios;
  • suporte e manutenção simplificados.

Bom, diante de todas essas vantagens, não é nada difícil perceber porque essa tecnologia já é uma unanimidade no que diz respeito aos serviços de TI, certo?

Como calcular os seus custos?

Embora a virtualização de servidores traga melhorias no âmbito geral, o problema é que boa parte dos profissionais de TI não sabem como mensurar e apresentar os resultados. As abordagens básicas, sobretudo, são relacionadas ao cálculo dos custos.

Nesse sentido, a indústria e os analistas recomendam realizar as seguintes medidas:

Custo baseado no consumo

Essencialmente, esse é o custo baseado na atividade, em que os gastos totais de TI são divididos conforme o volume de transações, o número de usuários, o de servidores ou qualquer outra unidade de trabalho que interfira nas operações desse departamento.

Custos de serviço versus custos de infraestrutura

Os custos de serviço são aqueles que variam de acordo com o consumo. E uma forma de contabilizá-los é analisar a capacidade ociosa, separando as despesas base, a largura de banda, o acesso à rede e os espaços no data center, por exemplo.

Já os custos de infraestrutura correspondem aos fatores necessários para manter as atividades, como:

  • servidores;
  • licenças;
  • armazenamento;
  • salário dos profissionais;
  • energia;
  • espaço físico.

A ideia aqui é somar esses custos e dividi-los pela quantidade de servidores virtuais que estão sendo utilizados. Dessa forma, é interessante que se faça o confronto dos custos de serviço com os da infraestrutura, repartindo a soma total em partes iguais para cada unidade de aplicação.

Níveis de preço

Por último, procure observar os níveis de preço. Mas o que isso quer dizer, nesse caso? Que nem todas as organizações precisarão de um grande espaço de armazenagem ou dos serviços adicionais que as maiores empresas normalmente solicitam.

Em vista disso, não se esqueça de analisar os valores de contratação para ver se eles estão em conformidade com a sua realidade.

Para concluir, lembre-se da importância de contratar um fornecedor sério e que possua certificações de mercado. Afinal, a virtualização de servidores deve ser feita não apenas por quem saiba, mas também por que possa se tornar uma parceiro de negócio.

E então, o que você achou deste artigo? Gostou? Agora, se deseja saber mais ou quer fazer alguma observação, sinta-se à vontade para deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante para nós.