O quanto a sua empresa está perdendo com a tecnologia em nuvem? Essa novidade pode trazer grandes benefícios para as companhias, mas é necessário ter conhecimento em otimização de custos na nuvem para evitar prejuízos.

Apesar da tecnologia ter chamado a atenção das empresas, a implantação feita às pressas pode tornar a migração complexa. Isso ocorre por conta do mau planejamento feito pelas companhias.

Para utilizar a nuvem com eficiência, você deve adotar desde as práticas mais simples, verificar a qualificação da empresa responsável pela migração e conhcer o método que utilizam para manter a segurança dos dados. Quais funcionalidades disponibilizam para manter o controle de custos? O quão eficiente é a equipe de suporte, caso tenha alguma ocorrência?

Depois de ler o artigo, você saberá como reduzir os custos da tecnologia em nuvem. Mas antes, entenda mais sobre os gastos gerados pela inovação.

Saiba quais são os principais custos da computação em nuvem

Ao implantar a tecnologia em nuvem, muitos gestores cometem o erro de incluir apenas os valores iniciais a serem investidos durante a fase de planejamento. Isso ocorre porque, nesse momento, é natural que a atenção esteja voltada para o que será necessário a curto prazo.

Porém, ao longo do tempo, o mau planejamento pode resultar em custos desnecessários para a companhia. Entre eles, os gastos adicionais são referentes a questões operacionais e manutenção, como:

  • migrar as aplicações para nuvem;
  • contar com uma plataforma robusta;
  • monitorar atividades;
  • ter largura de banda suficiente para acessar aplicativos externos;
  • administrar plataformas;
  • prever implantações malsucedidas;
  • avaliar performance em cenários worst-case.

Como vimos acima, ao negligenciar os itens citados, o processo de transferência para a nuvem se torna mais complexo e custoso. Por isso, considere fazer um bom gerenciamento.

Entenda a importância de fazer um bom gerenciamento

Antes de seguir para a explicação, é necessário deixar claro que o bom gerenciamento não deve colocar o sistema em risco, mas sim, verificar o que está sendo consumido em excesso para reduzir custos.

Sendo assim, a empresa passará a redirecionar o investimento em excesso para áreas onde há carência de recursos. Dessa forma, uma área estratégica da companhia pode receber o investimento, por exemplo.

Mas qual a melhor forma de reduzir os custos?

Entenda como funciona o gerenciamento de custos na nuvem

Ao contratar o serviço, a empresa passa a contar com ferramentas para gerenciar, de forma mais econômica, a tecnologia em nuvem. Os serviços disponíveis variam de acordo com a fornecedora.

Para ter uma ideia, citaremos algumas das funcionalidades que você poderá encontrar:

  • ter uma equipe de suporte para atender aos chamados relacionados à infraestrutura na nuvem;
  • verificar relatórios mensais de SLA;
  • contar com suporte multi-nuvem para os serviços gerenciados;
  • ter acesso à relatórios de processamento;
  • ter segurança à vulnerabilidades;
  • organizar gastos;
  • otimizar processos.

Estas são apenas algumas das funcionalidades disponibilizadas pelos serviços.

Saiba como reduzir os custos de cloud computing na empresa

Agora que sabemos sobre os custos, qual a melhor maneira de resolver a situação? Veja abaixo algumas sugestões para otimizar o uso da nuvem:

Aproveite as ferramentas do fornecedor

Ao contratar uma empresa para fornecer o serviço, você contará com ferramentas específicas para ajudar a tirar melhor proveito da tecnologia e, principalmente, reduzir os custos.

Automatize processos

Sabemos o quanto a automação se tornou um assunto recorrente na tecnologia. Com a nuvem não é diferente. Automatizar recursos permite que a companhia elimine ou reduza processos manuais, tornando atividades de TI mais simples e eficientes.

Entre as facilidades disponíveis, é possível restaurar backups automaticamente, caso aconteça algum problema, por exemplo.

Utilize o auto scaling

Um problema encontrado pelas fornecedoras de software em nuvem é no gasto excessivo de dados em seu uso. Para solucionar, a Amazon Web Services criou o recurso auto scaling. Assim, é possível controlar o quanto de processamento as aplicações em nuvem deverão executar a atividade.

O processo permite maior equilíbrio de processamento entre as máquinas. Dessa forma, a empresa que contratou o serviço não precisará pagar pelo uso excessivo, tornando o processo flexível.

Entenda como a nuvem influencia na otimização dos custos

A migração para a nuvem tem sido a melhor opção das empresas que desejam reduzir custos. Isso ocorre por conta do valor necessário para manter um servidor físico.

Entre os gastos da estrutura física estão: as máquinas, hardware, energia (onde a energia gasta é consideravelmente alta para manter as máquinas ligadas), manutenção e espaço físico, por exemplo.

Por outro lado, seguindo os passos citados acima, a companhia reduz drasticamente os gastos, já que necessita pagar apenas a mensalidade pelos serviços solicitados. Outro fator relevante é em relação ao suporte oferecido, pois algumas prestadoras incluem suporte especializado, dispensando o uso de funcionários internos para resolver as questões.

Contrate um bom serviço

Para contar com as facilidades da tecnologia em nuvem, é recomendado buscar uma empresa especializada em sua implementação e gestão. A parceria com uma companhia capacitada permite delegar todo o trabalho para a fornecedora. Entre eles, é possível contar com os seguintes serviços:

  • gerenciamento de custos: tema abordado neste artigo, o serviço especializado permite organizar os seus custos, analisar o desempenho e otimizar os gastos de forma contínua;
  • segurança na nuvem: sabemos o quanto o ambiente virtual é hostil. Basta estar conectado para encontrar algum malware. Para isso, o serviço contratado conta com uma proteção eficiente para toda a infraestrutura em nuvem;
  • suporte e monitoramento: a empresa conta com um monitoramento em sua infraestrutura 24×7. Caso tenha algum incidente, você pode contar com o suporte para resolver qualquer incidente encontrado.

A tecnologia em nuvem é tendência no mercado. Apesar da prática ter como objetivo reduzir custos das empresas, o mau planejamento pode gerar custos desnecessários, invalidando o seu propósito de migração.

Para solucionar a questão, deve-se buscar a otimização de custos na nuvem. Por meio de serviços flexíveis, a empresa passa a contar com uma equipe capacitada para ajudar na migração da tecnologia.

Seja oferecendo ferramentas de monitoramento, seja para auxiliar na segurança, ao contar com um bom fornecedor, o processo deixa de ser complexo e torna a adaptação mais eficiente. Além disso, ao delegar o processo desgastante, você poderá focar em atividades estratégicas da sua companhia.

O que você achou sobre a otimização de custos na nuvem? Quer saber mais sobre a novidade? Leia o ebook que preparamos sobre o assunto!