Skip links

Como migrar para a nuvem? Descubra aqui!

Reduzir custos e aumentar a produtividade — a nuvem se tornou a primeira solução buscada por diretores de empresas e gerentes de TI para alcançar esse objetivo ideal para qualquer negócio.

Mas além de ser a solução para vários problemas, a nuvem traz também diversas perguntas práticas. Principalmente: como migrar para a nuvem? Veja algumas informações básicas para você começar o processo sem sustos!

Planejamento e estratégia

Muito antes da implementação, o profissional de TI deve enxergar a cloud computing como parte de uma estratégia maior de manutenção e crescimento empresarial.

Por isso, é tão importante salientar que o processo de migração começa no papel e na caneta, na reunião com a diretoria para alinhar objetivos. A nuvem como solução parcial pode se tornar um desperdício de dinheiro e até piorar a produção.

Portanto, especialize-se em identificar demandas e integrar soluções de TI aos objetivos gerais da empresa. Seja um estrategista para convencer o corpo técnico de todas as áreas e entregue uma solução eficiente de fato.

Como migrar para a nuvem

Com esse pensamento em mente, é hora de planejar a migração. Como dissemos, o importante aqui é garantir que este processo seja confortável e ofereça uma solução prática para melhorar a produtividade e o gerenciamento de dados e pessoal.

Veja os passos principais desse processo:

Defina o que será migrado

O primeiro passo é muito importante para começar e guiar o seu planejamento de migração. É preciso definir o escopo da operação que será transferida para a nuvem.

Esta não precisa ser uma questão de tudo ou nada. Dependendo da natureza da área em que você trabalha, alguns processos e informações têm pouco ganho com a cloud computing.

Então, faça esse levantamento. Crie um mapa completo de migração, sinalize os pontos mais importantes e separe aqueles que não precisam ter sua atenção, pelo menos por enquanto.

Crie etapas de migração

A grande sacada de criar esse mapa de migração para a nuvem é ter uma visão geral boa o suficiente para conseguir quebrar o processo em etapas.

Assim como qualquer outra tarefa do TI, migrar exige testes, aplicação, análise e identificação de problemas. Utilize dessas mesmas rotinas para garantir que a solução está sendo aplicada da melhor forma possível.

Criar passos de implementação também ajuda a diminuir retrabalhos, garantindo que uma etapa seja concluída com sucesso antes de pular para a próxima.

Escolha o modelo adequado de serviço

Este é outro momento em que o planejamento se mostra importante. Seja uma migração total ou parcial de operação, seja uma solução de nuvem pública ou privada, seja qual for o modelo de serviço, você deve garantir que ele é o mais adequado para atender à demanda da sua empresa.

Escolha o fornecedor certo

Escolhido o modelo certo, é hora de pesquisar pelo fornecedor ideal de nuvem. Existem diversos tipos de empresas na área, desde provedores simples até serviços completos de implementação, manutenção e suporte.

Esta escolha está diretamente ligada à otimização do orçamento do TI e ao aumento da produtividade do negócio como um todo, por isso é preciso ter tanta atenção quando chegar a esse ponto do planejamento.

Crie um plano de integração

A cloud computing tem essa característica de integrar e centralizar a produção de vários funcionários e até setores inteiros. É importante pensar também no pós-migração para garantir que a solução contratada vai garantir o sucesso da sua estratégia.

É hora de definir como será feito o acesso aos dados armazenados na nuvem, os termos de uso para os softwares virtualizados e quais serão as regras de colaboração na edição e criação de documentos.

Outra parte importante do planejamento, no caso de uma migração parcial, é como integrar as informações locais com uma operação remota. Crie regras bem definidas e políticas de acesso para garantir a segurança de todo o sistema.

Faça testes de segurança

Falando na segurança, esta é uma parte importante da metodologia de migração para a nuvem.

O mapeamento e a quebra em etapas do processo tem muito valor nesse momento. É possível, entre procedimentos, criar testes para garantir a segurança dos dados antes de concluir a transição de modelos.

Comece pelas informações menos sensíveis. Crie um ambiente controlado e tente burlar a segurança do sistema até estar satisfeito com a proteção do serviço contratado.

Faça testes de desempenho

Do mesmo jeito, você pode criar testes de desempenho para garantir que haverá um ganho real de produtividade para a sua empresa e que você não vai ter dor de cabeça no futuro lidando com gargalos de processamento e quedas de conexão.

Comece pelo uso mais corriqueiro do sistema e, em seguida, realize testes de estresse para botar a estrutura contratada à prova.

Se você conseguir um ambiente seguro e de bom desempenho, com objetivos bem definidos e um foco em planejamento, a migração para a nuvem será um processo simples e tranquilo para toda a empresa.

A importância de uma consultoria em cloud computing

A migração para a nuvem é um processo sem muitas complicações, como você pôde ver, mas que exige uma estratégia abrangente para que o investimento seja aproveitado em sua totalidade.

Por isso, separamos este último item para reforçar a importância de parceiros tecnológicos na criação de um plano em cloud computing.

As empresas de consultoria na área estão preparadas para cobrir todos os itens descritos acima em parceria com o responsável pelo setor de TI. A grande vantagem de contratar esse tipo de serviço é ter uma visão abrangente de fora do seu negócio, com mais expertise e material humano e técnico para facilitar o seu planejamento.

Portanto, se você deseja uma migração ainda mais ágil e sem sobrecarregar a sua equipe, talvez a solução de um parceiro em consultoria seja a melhor opção para garantir que a empresa tire o melhor da cloud computing.

A migração para a nuvem é um movimento importante para empresas que querem aumentar sua produtividade, reduzir custos de operação e ainda ter mais agilidade para competir em um mercado acirrado.

Mas fazer essa migração depende de muita estratégia para ser bem-sucedida. Se você já está começando a criar a sua, é hora de pesquisar! E seu próximo passo nessa jornada é entender se você está pronto para mover suas aplicações para a nuvem!