A redução de custos é um dos maiores desafios na gestão de empresas de qualquer porte e, diante disso, o outsourcing de TI se apresenta como uma das melhores opções para reduzir custos operacionais.

Neste post, vamos abordar, com detalhes, como a terceirização da TI pode ajudar a reduzir os custos de uma empresa. Também vamos apresentar os principais benefícios que a medida traz para as organizações.

No decorrer do texto, você aprenderá como utilizar o outsourcing de TI como estratégia de negócio e, assim, poderá posicionar a sua empresa um passo à frente da concorrência.

Pronto para saber tudo sobre terceirização de serviços de tecnologia e redução de custos? Continue a leitura!

O que é outsourcing de TI e para que serve?

Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização dos serviços e processos de tecnologia da informação da empresa. Essa estratégia é realizada firmando-se parcerias com prestadores de serviços, externos à empresa, que serão responsáveis por entregar serviços e recursos de TI de alta qualidade.

A terceirização é uma prática muito utilizada em atividades que não fazem parte do negócio principal da organização, como manutenção de equipamentos, alimentação, segurança e limpeza. Essa prática também é indicada na gestão e implementação de áreas-chave da companhia, como o setor de Tecnologia da Informação.

Com o outsourcing de TI, as empresas podem focar em seu core business, deixando sob os cuidados de fornecedores especializados toda a gestão da infraestrutura de TI e de sistemas de informação utilizados pelos diversos setores da corporação.

Quais os tipos de outsourcing de TI existentes?

Existem três tipos de outsourcing de TI. São eles: offshore outsourcing, onshore outsourcing e nearshore outsourcing. Veja, a seguir, os detalhes de cada um deles.

Offshore outsourcing

Nesse tipo de terceirização, alguns serviços são migrados para países em desenvolvimento, geralmente Índia ou China. Nesses locais, o custo com contratação de mão de obra é mais baixo. As desvantagens desse tipo de outsourcing são o choque de culturas e a diferença de idiomas.

Onshore outsourcing

No onshore outsourcing, os serviços de TI são repassados para empresas externas, mas que estejam situadas dentro do mesmo país. Isso elimina os problemas relacionados com cultura e idioma, facilitando a comunicação entre os envolvidos nos processos de produção e atendimento.

Nearshore outsourcing

Esse tipo de outsourcing consiste na terceirização dos serviços e processos de TI para empresas especializadas situadas em países vizinhos, que têm cultura, idioma e até fusos horários semelhantes. Essa prática também facilita a comunicação e a execução dos trabalhos entre as equipes envolvidas.

Como o outsourcing de TI pode ajudar a reduzir os custos de uma empresa?

A externalização dos serviços de TI ajuda a reduzir grande parte dos custos da empresa, sejam eles custos fixos, sejam eles custos variáveis. Os custos com aquisição e manutenção de equipamentos de TI, como os servidores e outros equipamentos robustos, são praticamente eliminados, ficando sob a responsabilidade do fornecedor do serviço de TI.

Custos de aquisição de licenças e atualização de softwares também são reduzidos, pois é de responsabilidade do fornecedor de TI oferecer, hospedar e atualizar os softwares na nuvem, garantindo que a empresa esteja acessando sempre a versão mais recente dos aplicativos. Utilizando a computação na nuvem, também é possível reduzir o custo com energia elétrica, pois não há a necessidade de se manter um parque tecnológico interno.

Custos decorrentes de paradas não programadas causadas por problemas técnicos são eliminados. Com a cloud computing, toda a infraestrutura de TI e os sistemas de informação estarão protegidos por meio de backups automatizados, espelhamento de servidores e outros itens de segurança da informação que garantem um ambiente de produção estável e disponível praticamente 100% do tempo.

Os contratos de outsourcing geralmente são bem flexíveis e permitem que a empresa pague somente pelos recursos de TI que realmente forem utilizados. Essa flexibilidade possibilita aumentar ou reduzir a quantidade de recursos de acordo com a demanda. Assim, a empresa não tem nenhum custo sobre equipamentos parados ou recursos subutilizados.

A redução de custos com pessoal também é um dos benefícios do outsourcing de TI, pois é do fornecedor de TI a responsabilidade de selecionar e contratar profissionais capacitados para montar uma equipe de excelência para a prestação do serviço.

Quais são os benefícios para a empresa?

Além da redução de custos, ainda há outros benefícios que o outsourcing de TI pode proporcionar para as empresas. Veja alguns deles!

Foco nas necessidades do negócio

É possível que a empresa maximize seu investimento direcionando os recursos e focando nas principais áreas de negócio e na demanda existente. Se o foco for no atendimento ao usuário, a empresa pode terceirizar o time de suporte; se o foco for na migração para um novo sistema, a empresa pode terceirizar a contratação de um Data Center completo na nuvem.

Acesso a capacidades excepcionais

Utilizando a computação na nuvem, a empresa tem acesso a tecnologias de ponta, meios de comunicação mais modernos, armazenamento seguro e escalável e a capacidades excepcionais de processamento da informação. Além de tudo isso, a organização conta com flexibilidade e comodidade para gerenciar seus recursos de acordo com a demanda.

Liberação de recursos para outros fins

Com a terceirização do setor de TI, a equipe interna tem mais tempo para se dedicar à análise de resultados e para tomar decisões mais estratégicas para o negócio. Outra vantagem é que o dinheiro economizado reduzindo custos pode ser empregado em outras áreas, melhorando a produção e a eficiência do negócio.

Superação da falta de recursos tecnológicos próprios

Com o outsourcing de TI, é possível superar a falta de recursos tecnológicos próprios, pois a parceria com fornecedores experientes traz consigo soluções inovadoras que utilizam equipamentos modernos sem a necessidade de altos investimentos internos para a empresa.

Redução de riscos

Com o outsourcing, é possível mitigar e até eliminar vários tipos de riscos de projeto. Esses riscos vão desde o desperdício de recursos financeiros até brechas na segurança da informação que podem ser utilizadas por criminosos virtuais para roubo de dados confidenciais.

Obtenção de controle sobre funções

Com o outsourcing de TI, o fornecedor fica responsável pela parte técnica enquanto os colaboradores internos da organização realizam as funções-chave, focando no core business e em gestão estratégica. Com essas funções bem definidas, há um enorme ganho em produtividade e a empresa consegue alcançar melhores resultados.

Como usar o outsourcing de TI como estratégia de negócio?

A terceirização do setor de TI representa uma grande mudança na cultura e nos processos da maioria das empresas. Isso acontece, pois a forma como essas organizações conduzem seus projetos fica atrelada a um parceiro de negócios, representado pelo fornecedor de soluções em outsourcing.

O investimento realizado na terceirização dos serviços permite que a organização crie novas estratégias de trabalho para alcançar melhores resultados e atingir suas metas, posicionando-se à frente de seus concorrentes no mercado.

Com a redução de custos originada do processo de outsourcing, a empresa consegue, em médio a longo prazo, alavancar o seu negócio oferecendo mais vantagens aos seus clientes.

Conseguiu entender como o outsourcing de TI pode auxiliar uma empresa na redução de custos? Então, deixe um comentário no post contando sua experiência com essa prática!