O cloud computing é cada vez mais procurado e adotado por empresas de diferentes setores e é uma solução encontrada para otimizar e controlar processos, garantir segurança e confiabilidade e compliance nos negócios.

 

Então, o que pode ser feito para, por meio da adoção da tecnologia de computação em nuvem, ter uma estrutura de TI mais estratégica, ágil, competitiva e fluida? A adoção de uma consultoria em cloud computing pode ser decisiva para que o uso seja feito de acordo com as necessidades e demandas de uma empresa. (tirar estratégia)

 

Isso fará com que problemas recorrentes em infraestrutura sejam resolvidos com foco no aumento do desempenho e performance dos negócios. É o que a IPsense realiza em empresas que adotam o cloud computing.

 

O papel de uma consultoria em cloud computing

A consultoria em cloud computing tem o objetivo de fazer mais do que simplesmente melhorar as questões da infraestrutura tecnológica das empresas, mas principalmente atuar na interação com os profissionais de cada área da empresa, ajudando na sinergia entre as equipes.

 

A principal missão é fazer com que essa ocorra em todos os sentidos, desde as soluções tecnológicas até a integração entre os times, a transferência de conhecimento para todos os setores da empresa, bem com a sinergia.

 

A consultoria envolve a liberdade de se relacionar com a empresa atendida e apresentar todas as informações e o conhecimento possível em relação ao problema, desafio ou requisitos que ela deseja alcançar — um planejamento é traçado juntos a partir disso.

 

Para os esforços da consultoria consiga superar os objetivos, se faz necessário conhecer as aplicações da empresa, a infraestrutura, e ainda conhecer os pontos sensíveis do negócio, e assim apoiar na entregas e soluções em tecnologias.

 

A integração entre setores

Não trata-se apenas de uma consultoria técnica para a solução de cloud computing, mas principalmente para a integração de setores, equipes e profissionais da empresa, com o objetivo de melhorar a produtividade e o desempenho do negócio.

Uma consultoria também transfere conhecimento para os profissionais, abre discussão sobre as necessidades e demandas durante o processo para resolver os problemas em parceria. É possível perceber uma transformação interna dos profissionais da empresa após o trabalho realizado com a consultoria.

As camadas de aplicação e arquitetura

Vale lembrar que a consultoria envolve tanto a camada de aplicação quanto a camada de arquitetura dos sistemas. Um exemplo de camada de aplicação é o WordPress, em que é possível transportar os arquivos do servidor on premises para o serviço em cloud.

A consultoria será responsável por fazer com que o armazenamento dos dados funcione. Independentemente do servidor, a aplicação funcionará da mesma maneira.

Já a camada de arquitetura é aquela em que a consultoria atua para criar caminhos de aplicações monolíticas ou distribuídas em cloud computing, ou até mesmo para aplicações em serverless computing — que envolve maior mudança de paradigma e necessita mudar até mesmo o pensamento dos profissionais envolvidos.

Uma consultoria em cloud computing atua portanto, com a finalidade de implementar nas empresas as melhores práticas do mercado.

A consultoria ideal

A consultoria ideal é aquela constituída de várias etapas que acompanham todas as constantes mudanças nas aplicações. Ela envolve a resolução de incidentes e problemas tecnológicos das empresas, bem como o monitoramento do servidor online no que diz respeito ao cloud computing. Um dos problemas mais comuns é em relação à lentidão do funcionamento das aplicações.

Em relação aos custos, os problemas envolvem o uso da escalabilidade do serviço, ou seja, o adequado armazenamento e gerenciamento de dados que pode ser facilitado pelo cloud computing, ou do contrário, exigirá que a empresa gaste muito dinheiro com isso.

É importante ter uma consultoria que olhe para dentro das aplicações criando soluções que aceleram o seu funcionamento e criando soluções que aumentem a granularidade de erros técnicos possibilitando melhores resoluções.

 

A consultoria de migração para cloud computing

A área técnica da IPsense participa de todas as etapas, inclusive a pré-venda. Assim, a IPsense analisa todas as etapas que serão necessárias em cada caso para o melhor formato do serviço de migração.

Vale lembrar da importância da transição da empresa, quando começa a migração da plataforma para a nuvem. Nesses casos, cada aplicação toma um caminho diferente, de acordo com suas particularidades.

O caminho para a transição é longo e para alcançar o sucesso dessa migração, é preciso organizar a consultoria em várias etapas:

Avaliação da viabilidade de migração

É importante avaliar se ela é simples ou complexa, bem como quais benefícios ela vai causar, como esforço e custo. É preciso fazer ainda a avaliação das máquinas e das aplicações da empresa.

Planejamento

Nesta etapa será preciso entender quais os recursos, riscos de segurança, sensibilidade do produto para o negócio e quais os requisitos tecnológicos para se tornar compatíveis para empresas de auditoria, por exemplo.

Design

É o momento de pensar em como integrar os componentes previstos na arquitetura, realizar as provas de conceito, entender e revisar como a IPsense vai atender a os critérios do negócio, se será possível criar pilotos para a migração, e se as aplicações e os sistemas já superaram todas as limitações.

 

Migração/implementação

A migração para nuvem pode ocorrer de forma transitória, sendo apenas em uma única aplicação, ou mesmo migrando toda a rede de uma só vez. A implementação deve ser feita considerando a segurança e o desempenho e atendendo a todos critérios da aplicação.

É importante ter cuidado para o período de adaptação, ou seja, o momento de transição, principalmente quando são muitas aplicações e se tem apenas uma fonte de dados. É essencial integrar ambiente on premise na nuvem, e garantir que ambos estejam operacionais, ou seja, realmente funcionando.

 

Testes e monitoramento

Essa é mesmo a última etapa: verificar e garantir que as aplicações e o sistema estejam em execução na nuvem, que estejam funcionando em perfeitas condições, totalmente migradas. Depois dessa etapa, a consultoria ainda é responsável pelo monitoramento constante da migração, avaliando o que deixou de funcionar e o motivo, e partir da resolução desses problemas, evoluindo os processos.

 

As questões de segurança na nuvem

Muitas empresas e profissionais já reconhecem o cloud computing como presente e futuro, e não só como uma simples tendência.

Com a implementação do cloud computing e a consultoria neste serviço, as empresas passam a compartilhar todos os seus dados com uma empresa como a IPsense, que tem controle e inteligência para gerir a infraestrutura e os sistemas. Isso traz mais conforto para os técnicos, principalmente das pequenas empresas, no que diz respeito à infraestrutura, e deixa as operações automatizadas.

As empresas começam a entregar seus dados para profissionais que realmente entendem de como evoluir as aplicações da empresa. Além disso, quando o banco de dados das empresas chega ao total dos recursos e elas não conseguem mais escalar, precisam ir em busca das soluções em cloud computing.

Uma consultoria em cloud computing deve integrar e ser capaz de garantir o armazenamento e o backup de dados em segurança.

Ao ir para nuvem, se as empresas não aderirem a essas técnicas, elas correm riscos de segurança, por expor os dados sem tomar os devidos cuidados. O cloud computing é mais seguro que as soluções on premises, desde que a empresa siga as boas práticas informadas pela consultoria.

Gostaria de saber mais sobre a consultoria da IPsense ou quer contratá-la para sua empresa? Entre em contato conosco e obtenha as informações necessárias!