Skip links

Conheça 6 soluções tecnológicas capazes de ajudar sua empresa

Com o rápido avanço da TI (Tecnologia da Informação), algumas soluções tecnológicas se tornaram imprescindíveis para o crescimento das empresas. São soluções que contribuem positivamente com a organização, ajudando na redução de custos e na melhoria dos processos operacionais e gerenciais.

Neste post, vamos apresentar alguns motivos para que os gestores invistam cada vez mais em tecnologias inovadoras e também vamos detalhar as principais soluções tecnológicas para as empresas.

Quer saber como alavancar o seu negócio com a ajuda da tecnologia? Continue a leitura e confira!

Motivos para investir em soluções tecnológicas

Desde um simples acesso à internet até a gestão completa do relacionamento com o cliente, todas as atividades de uma empresa estão ligadas de alguma forma com a tecnologia. Para que os processos sejam cada vez mais eficientes, é preciso investir em soluções tecnológicas que ajudem na gestão empresarial e gerem benefícios para o negócio.

Abaixo, listamos alguns motivos para que empresas, de qualquer porte ou ramo de atividade, decidam investir mais em tecnologia:

  • mais rapidez e agilidade na execução das tarefas;
  • automatização de processos;
  • economia de tempo e dinheiro;
  • mais segurança nas informações empresariais;
  • tecnologia de ponta cada vez mais acessível;
  • redução de custos operacionais;
  • redução de custos com telefonia e outros sistemas de comunicação;
  • redução de custos com pessoal;
  • alto retorno sobre o investimento.

Principais soluções tecnológicas para empresas

Gerenciar uma empresa pode se tornar uma tarefa um pouco mais fácil quando contamos com o auxílio da tecnologia. A seguir, elencamos algumas das principais soluções tecnológicas capazes de ajudar as empresas a alcançar diferencial competitivo e se posicionar um passo à frente da concorrência. Confira!

1. Monitoramento da internet corporativa

A internet tem se mostrado de vital importância nas atividades empresariais. Ela proporciona mais rapidez na obtenção dos resultados e até auxilia as empresas em grande parte das negociações com clientes e fornecedores.

Com a internet, vieram também algumas ameaças virtuais que podem comprometer a integridade das informações confidenciais das organizações. Por isso, o monitoramento da internet corporativa é uma das soluções tecnológicas que tem o objetivo de garantir a segurança online de todos os setores da corporação.

Com esse tipo de solução, também é possível gerar dados históricos, como as informações dos sites acessados. É possível também controlar permissões de acesso, filtrar conteúdos, verificar o tempo gasto nos sites, analisar a velocidade de tráfego das informações, entre outros dados que possam servir para melhorar os processos que dependem da internet.

2. Banco de dados estruturado

Um banco de dados estruturado é a solução tecnológica que permite o armazenamento de dados e arquivos de forma mais eficiente, visando a facilitar o acesso e o trabalho dos colaboradores. Essa forma de armazenamento agiliza o processamento dos dados, proporcionando resultados mais rápidos quando uma grande quantidade de informações é processada. Essa solução também facilita a recuperação dos dados caso sejam corrompidos.

O banco de dados organiza os registros da empresa de forma mais segura, garantindo a confiabilidade e a confidencialidade dos dados, pois somente algumas pessoas autorizadas terão acesso a determinados grupos de informações. Os processos de backup e restauração de dados também são favorecidos quando um banco de dados estruturado é utilizado.

3. Backup de arquivos

O backup de arquivos é uma das soluções tecnológicas mais simples de implementar e que proporciona um grande benefício para a empresa. É por meio desse recurso que os dados da empresa estarão sempre seguros contra perdas e danos. Além disso, terão a integridade garantida caso haja alguma falha de sistema.

Atualmente, a computação em nuvem trouxe um novo conceito para soluções de backup. O backup na nuvem se mostra mais eficiente, seguro e confiável. Ele tem um baixo investimento inicial e seu custo total é bem inferior se comparado às cópias de segurança feitas em fitas, utilizando o processo tradicional. Optando pelo backup na nuvem, também é possível implementar e gerenciar políticas de backup automatizadas, aumentando a eficácia do processo.

Cloud Computing IPsense4. Sistemas de CRM

Soluções tecnológicas como os Sistemas de CRM — sigla que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente — possibilitam aos gestores o completo controle sobre as interações da empresa com os seus consumidores, sejam eles clientes internos ou externos.

Essa solução traz consigo um conjunto de práticas e estratégias que fazem com que a empresa se antecipe às necessidades e aos desejos dos consumidores, resultando no aumento das vendas e na fidelização dos clientes. Um sistema de CRM, quando migrado para a nuvem, permite mais mobilidade para o gerenciamento do negócio, pois, estando na nuvem, o sistema poderá ser acessado de qualquer dispositivo, a qualquer hora e de qualquer lugar.

5. Nuvem gerenciada

A solução de nuvem gerenciada permite que o fornecedor de TI cuide da infraestrutura enquanto os gestores da empresa utilizam seu tempo para cuidar do seu core business e criar oportunidades de negócio. O processo de gerenciamento de infraestrutura e de aplicações na nuvem é feito de forma eficiente, segura e otimizada — durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Soluções tecnológicas como essa também contam com análise de causa raiz dos incidentes, implementação de ações automatizadas em caso de falhas e outros serviços personalizados, tudo de acordo com as necessidades da empresa.

6. Gerenciamento e otimização de custos

A solução de gerenciamento e otimização de custos assessora o gestor no dimensionamento correto dos recursos que devem ser utilizados no ambiente da empresa na nuvem. Com uma metodologia de análise e diagnóstico das necessidades empresariais, é possível gerenciar todo o ambiente de cloud computing e agir proativamente, evitando desperdício de recursos. Isso é possível, pois os componentes de TI na nuvem podem ser alocados e liberados sempre que houver necessidade.

Todo esse processo é feito respeitando a demanda da empresa. Dessa forma, a firma só paga pelos recursos que realmente utilizar, reduzindo gastos desnecessários.

Para que uma empresa cresça, se desenvolva satisfatoriamente e se mantenha atuante no mercado, ela deve investir em soluções tecnológicas que aumentem a sua competitividade. Só assim as organizações poderão oferecer melhores produtos e serviços aos seus clientes e aumentar a sua lucratividade.

Agora que você entendeu como as soluções tecnológicas são capazes de ajudar sua empresa a superar desafios e manter uma gestão eficiente, que tal conhecer 5 tendências em cloud computing para investir em 2018?