Skip links

Você está pronto para migrar suas aplicações para a nuvem?

Você está pronto para migrar suas aplicações para a nuvem?

Você sabe que mover suas aplicações para a nuvem, ou pelo menos parte delas, deve fazer parte de sua estratégia de TI. Você sabe que não tem como escapar desta mudança. Mas como fazer isso? Quais são os desafios que você deve estar preparado para enfrentar? De fato a mudança de sua estratégia de TI para priorizar a computação em nuvem é um verdadeiro momento de transformação não só para a TI mas para toda a sua empresa. Determinar sua estratégia antes desta transição é fundamental para que esta seja um sucesso.

Decisões e Pontos Importantes na Migração

A primeira etapa deste processo é o levantamento de suas aplicações, sendo fundamental para entender e determinar quais aplicações podem ser movidas facilmente para a nuvem e quais requerem um cuidado especial.

Quais são as aplicações, sistemas operacionais e versões utilizadas? Quais as dependências entre as aplicações e bancos de dados? Um levantamento criterioso é importante para que não tenhamos surpresas no meio do caminho. Este também é um momento perfeito para rever aplicações antigas que talvez não sejam mais necessárias ou podem ser modernizadas.

De um modo geral aplicações web são as melhores candidatas a irem para a nuvem e de imediato podem usufruir de todas suas vantagens como escalabilidade, ambientes de testes e desenvolvimento flexíveis e de baixo custo e corte de despesas internas de infra-estrutura, links e mão de obra.

Aplicações do tipo cliente servidor por sua vez necessitam de uma adaptação maior para subirem para a nuvem e deve-se ter um cuidado especial para que a compatibilidade e experiência do usuário sejam mantidas.

Outra questão primordial diz respeito a qual nuvem escolher. Hoje qualquer data center tradicional de collocation ou hosting usa a palavra nuvem como artificio de marketing. No entanto você precisa aproveitar este momento não só para replicar sua estrutura existente na nuvem. Você deve também aproveitar serviços específicos de uma verdadeira nuvem para otimizar, simplificar e reduzir seu custo.

Temos visto diversos ambientes na nuvem que estão construídos e dimensionados de forma a não aproveitar os recursos da nuvem. A escolha de um parceiro especializado pode suprir esta carência interna das empresas que não possuem recursos nem conhecimento técnico para tal.

A Ipsense respira cloud da AWS 24 horas por dia e pode ajudar sua empresa a fazer esta migração de forma a obter os reais benefícios de um ambiente na nuvem.

Principais desafios

Entre os diversos desafios encontrados podemos citar alguns que devem já ser levantados nesta primeira fase do planejamento:

  • Como você irá separar e calcular os gastos na nuvem? Por departamento? Unidade de negócio?
  • Como será a interligação de sua empresa com a nuvem? VPN, link direto
  • Como será a estratégia de segurança e rede? Será isolada por unidade? Faixas de IPs? Como tratar uma rede híbrida?
  • Como será a gestão de identidade? Como adaptar seu AD?
  • Como gerir seus custos na nuvem? É muito comum estes saírem de controle justamente pela facilidade que a cloud proporciona de criar novos recursos
  • Como serão as permissões para os usuários e que recursos cada um poderá criar e utilizar.
  • Como será a gestão de monitoração da infraestrutura? E das aplicações.
  • Como aproveitar a facilidade de ligar e desligar o ambiente de forma a economizar ? Como automatizar estes procedimentos?
  • Qual será a estratégia de gestão de mudanças?
  • Armazenamento e análise de logs?
  • Como saber se você está aproveitando a nuvem de forma otimizada?
  • Qual a estratégia de migração de seus bancos de dados?
  • Como aproveitar a nuvem para ter uma redundância a nível de data-center?
  • Seus dados devem ser criptografados? E a gerência de certificados SSL?
  • Como será sua estratégia de backup e retenção dos dados? E como automatizar este processo?
  • Haverá necessidade de uma contingência de disaster recovery?
  • E sua estratégia de licenciamento de software? Como aproveitar as próprias ofertas na nuvem?
  • Como gerenciar as versões de SO, Banco de dados e aplicações de patches e upgrades.
  • Como garantir que seu ambiente está em conformidade com as melhores práticas? É importante saber que a AWS e outros provedores não se responsabilizam pela segurança de seu ambiente.
  • Como automatizar o deployment de suas aplicações para aproveitar melhor os recursos da nuvem?
  • Como adaptar suas aplicações que não estão prontas para a nuvem?

Enfim, é uma lista de desafios e dúvidas que devem ser respondidas antes de iniciar sua jornada para a nuvem. Você não deve se assustar mas sim ter a consciência que é preciso analisar com cautela seu ambiente e necessidades que são únicas em cada caso.

Parceria AWS

A IPsense é uma das principais parceiras da Amazon no Brasil e possui equipe altamente qualificada e experiente para garantir que sua jornada para a nuvem seja um sucesso. Já realizamos inúmeras migrações de sistemas baseados em Oracle , SQL Server, SAP HANA, entre outros, para que você se preocupe apenas com seu próprio negócio.

A IPsense é também uma das poucas parceiras no Brasil que possui a certificação de Managed Service Partner (MSP) obtida após longo processo de auditoria pela própria AWS de forma a garantir que nossos clientes estejam cuidados de acordo com as melhores práticas de implementação e segurança na Amazon.

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.