Skip links

Bancos de dados: saiba porque usá-los de maneira heterogênea na nuvem

A computação em nuvem realmente revolucionou o setor de TI. A partir dela, muitas inovações passaram a ser criadas, possibilitando o aumento da produtividade dos setores de TI e garantindo melhores resultados internamente e no oferecimento de serviços para seu público externo.

Uma possibilidade atual é o uso de bancos de dados de forma heterogênea, um conceito relativamente novo que, quando bem explorado, pode ser uma estratégia bastante eficaz para a gestão de projetos.

Continue lendo, saiba mais sobre o tema e veja por que sua empresa precisa implementar o multicloud o quanto antes! Vamos lá?

O que são bancos de dados heterogêneos?

Os bancos de dados heterogêneos são aqueles em que a empresa decide armazenar seus dados por meio da oferta de serviço de vários fornecedores, interligados por um sistema de comunicação de dados.

Isso pode ocorrer por necessidade do projeto — em alguns casos, essa estratégia pode tornar a execução mais eficiente para um projeto específico, de forma que o uso de bancos de dados homogêneos pode gerar perdas competitivas a longo prazo, redução na produtividade, entre outros problemas.

Ela está intimamente ligada à arquitetura em nuvem, principalmente a multicloud, que atende às demandas internas das organizações por meio do serviço de diversas empresas, já que um único prestador poderia não dar conta das necessidades de forma eficiente.

Como funciona a multicloud?

A multicloud diz respeito à implementação de soluções de computação em nuvem de diversas prestadoras. O objetivo é conseguir lidar com uma maior demanda de recursos, bem como proporcionar implementações mais complexas de ferramentas de cloud computing.

Não se deve confundir com nuvem híbrida. A primeira diz respeito ao uso concomitante da nuvem privada e pública, oferecida pela mesma prestadora de serviço. Multicloud diz respeito à adesão dos serviços de cloud computing de prestadoras diferentes.

Porém, devemos ressaltar que é possível conseguir um ambiente de nuvem híbrida em multicloud, caso seja, de fato, uma estratégia necessária para seu negócio. Da mesma forma, pode-se ter um ambiente multicloud em uma arquitetura apenas de nuvem pública.

Assim, as organizações passam a investir em plataformas que tenham maior adaptação às suas necessidades, mesmo que sejam de provedores diferentes. Pode-se, por exemplo, ter um serviço de armazenamento em nuvem integrado ao SO usado internamente e, concomitantemente, ter uma suíte de aplicativos via SaaS oferecido por outra empresa.

Com isso, pode-se optar pelos serviços de alta performance oferecidos por cada provedor, garantindo o máximo de produtividade e aproveitamento para seus colaboradores.

Por que usar dados heterogêneos na nuvem?

Mas por que essa é uma opção benéfica para sua empresa? Quais são os benefícios que seu negócio ganha com essa estratégia? Veja as principais razões a seguir!

Melhor desempenho

Um ambiente multicloud permite um ambiente de trabalho mais eficiente, inteligente e, também, propicia uma maior criatividade, conseguindo encantar melhor seus clientes. Além disso, como falamos, muitos projetos demandam um maior grau de complexidade no que diz respeito à arquitetura.

Com o uso de vários provedores de nuvem é possível também atender às demandas externas, de forma estratégica, por meio de ferramentas robustas que resolvam as necessidades por completo.

Além disso, é uma arquitetura que pode ser utilizada de forma estratégica, auxiliando para que os gestores consigam usar ferramentas que estejam mais concernentes com as soluções que desejam criar e manter.

Maior segurança

Apesar de ser um desafio manter a política de governança e gestão de dados em um ambiente multicloud, é justamente essa característica que leva a uma maior segurança dos dados. Por exigir mais controle por parte do gestor, os mecanismos de segurança se tornam mais robustos, principalmente a partir da necessidade de revisão de políticas internas.

Também podem ser incorporadas outras ferramentas de segurança, como VPN, protocolos de segurança, controle de acesso, entre outros pontos que já são rotineiros quando falamos de segurança de informação.

Disponibilidade de recursos

Utilizando o que há de melhor em cada uma das plataformas, é possível manter a disponibilidade e escalabilidade de recursos constante, mesmo quando há um aumento considerável de demanda. Com isso, a sua empresa de TI pode investir em novas tecnologias e soluções inteligentes e manter um ambiente mais funcional.

Deve-se lembrar que, nesse ambiente criado pelo multicloud, o ambiente em nuvem se aproxima mais da cadeia operacional. Assim, todas as equipes internas, independentemente da sua área de atuação, conseguem ser mais funcionais e se beneficiarem dessa arquitetura.

Além disso, há uma redução no número de falhas e indisponibilidade do sistema, já que, caso um deles falhe, você pode recorrer ao outro provedor para executar suas tarefas. Assim, em caso de queda, o gestor consegue realizar a migração para outra infraestrutura de cloud computing.

Relação de custo-benefício

Alguns gestores ficam com receio de implementar a multicloud e bancos de dados heterogêneos com medo de elevar os custos internos. Porém, os benefícios são compensatórios, já que há uma elevação considerável da eficácia. Pense sempre que isso não é um gasto — é um investimento para o crescimento sustentável da sua empresa de TI.

Além disso, uma estratégia com foco em multicloud garante o uso mais proveitoso da nuvem, implementando as ferramentas com maior eficiência e garantindo uma disponibilidade constante de recursos para seu negócio.

Flexibilidade

Esse é um dos principais benefícios de uma estratégia de armazenamento heterogênea. Isso porque é possível selecionar fornecedores diferentes de acordo com a necessidade de um projeto específico. Após a execução desse projeto, caso não seja mais necessário, você pode rever o arranjo de acordo com as necessidades da sua empresa.

Atendimento às demandas

O setor de TI é um dos mais aquecidos atualmente. Isso significa que há uma série de concorrentes disputando espaço com seu negócio continuamente. Por isso, quanto mais conseguir investir em atender demandas dos clientes e superar suas expectativas, maior será o seu diferencial competitivo.

Esse tipo de arquitetura propicia mais foco e dedicação nas necessidades e peculiaridades de cada setor da empresa, tornando os investimentos mais diversificados. Além disso, auxilia o gestor a compreender quais são as demandas e necessidades de cada área, levando a um maior conhecimento sobre a empresa.

O uso de bancos de dados heterogêneos, por meio de multicloud, é uma tendência que veio para ficar e já é bastante utilizada pelas organizações que trabalham com TI. Aproveite e se insira nesse universo!

Quer começar a implementar a arquitetura multicloud em sua empresa? Entre em contato com a IPsense e converse com um de nossos consultores sobre o assunto!