Skip links

Confira 7 razões para adotar a nuvem híbrida na empresa agora mesmo

O mercado está cada vez mais dinâmico e as empresas precisam armazenar as suas informações de forma segura. Os dados são a moeda mais valiosa do seu negócio. Conhecer as tecnologias de nuvem híbrida pode ser um diferencial competitivo.

As arquiteturas de nuvem híbrida são ferramentas que otimizam a guarda apropriada dos dados críticos do seu negócio. Diante disso, contar com a ajuda de especialistas em Cloud Computing pode evitar muitos problemas futuros.

Mas o que é uma nuvem híbrida? Esse conceito trata-se de uma infraestrutura computacional que contempla nuvens privadas e públicas. A ideia é viabilizar o compartilhamento de dados e programas.

As empresas podem segmentar suas informações conforme a criticidade e as nuvens híbridas são um facilitador desse processo. Por exemplo, pode-se manter os dados reservados na nuvem privada e os programas de uso padrão na parte pública. Essa combinação de nuvens é uma tendência no mercado de Cloud Computing e os fornecedores já percebem uma demanda crescente. 

Ficou interessado no tema? Então, confira 7 razões para adotar uma nuvem híbrida na sua empresa hoje mesmo. Venha conosco!

1. Redução dos custos operacionais 

A adoção de uma nuvem híbrida permite aos administradores da rede criar rotinas automáticas de backup e de sincronização de dados. O objetivo é justamente reduzir os custos de operação para que os gestores possam direcionar os seus esforços para os processos de negócio mais críticos.

O armazenamento de dados em servidores da nuvem híbrida facilita o controle de quem acessa os dados e pode evitar vazamentos de informações. Os processos automáticos custam mais barato no longo prazo. Contar com a computação em nuvem é uma boa alternativa para otimizar os seus recursos. 

2. Rotinas flexíveis

Os atuais modelos de negócio exigem flexibilidade operacional. Esse é um atributo que permite às empresas responderem às demandas do mercado.

Acessar suas informações de qualquer localidade flexibiliza as rotinas do seu negócio. Logo, investir em nuvens híbridas pode ser uma alternativa interessante.

A ideia de separar suas informações em nuvens públicas e privadas garante maior controle da guarda dos dados do seu negócio. Vale sempre lembrar que as informações são o seu ativo mais valioso atualmente.

3. Melhor organização das informações

A ideia da nuvem híbrida é separar as informações sigilosas e os dados públicos da sua empresa. Essa segregação dos ambientes permite uma melhor organização dos seus ativos intangíveis.

Temos certeza que você não quer pessoas não autorizadas com acesso às informações privativas dos seus colaboradores. Informações organizadas induzem a eficiência operacional porque sobra mais tempo para a execução daqueles processos mais finalísticos.

Essa separação dos ambientes públicos e privados também perpetua a memória da sua inteligência organizacional. Sabe aquela rotina que já evitou muitos problemas? Pois é, documentá-la e guardar os seus arquivos na nuvem vai permitir acessá-la de qualquer lugar.

4. Disponibilidade de dados

O armazenamento de dados na nuvem é uma tendência irreversível. Já não faz mais sentido depender de apenas um computador para trabalhar.

A nuvem híbrida garante essa disponibilidade dos dados com a opção de poder separar as informações públicas daqueles documentos mais reservados. A boa gestão de negócios é aquela que se utiliza das melhores potencialidades da tecnologia.

Lembre-se: as inovações tecnológicas surgem para resolver problemas e facilitar negócios. É muito prudente avaliar quais arquiteturas podem beneficiar os seus processos internos.

Dados disponíveis geram informações acessíveis. Permitir aos seus colaboradores acessarem documentos de qualquer computador aumenta a sua eficiência operacional.

O acesso remoto viabiliza rotinas ágeis. A distância geográfica não pode limitar a operacionalidade do seu negócio.

5. Crescimento com segurança

Para alcançar maiores fatias do mercado, é necessário expandir a infraestrutura do seu negócio. As demandas aumentam e o seu time precisa de condições para atendê-las.

A utilização da nuvem híbrida é uma opção segura para guardar suas informações críticas e acessá-las sempre que necessário. Os provedores fornecem plano de armazenamento de acordo com o volume de dados que a sua empresa movimenta.

Crescer com segurança é uma alternativa viável para perpetuar o seu negócio sem se sujeitar aos riscos tecnológicos indevidos. Contar com apoio externo é uma decisão sensata.

A análise de vulnerabilidade pode proteger a sua empresa de incidentes de dados irreversíveis. A paralisação de serviços é uma situação evitável.

6. Aumento do Cloud Bursting 

Trata-se de uma estratégia para lidar com picos de demanda de dados na sua nuvem híbrida. Essa configuração permite transferir informações da nuvem privada para a pública nos momentos de estouro da capacidade de armazenamento.

Essa é uma funcionalidade que impede a interrupção de serviços e ainda permite a redundância dos dados da sua empresa. Prover uma infraestrutura confiável é o mote do Cloud Bursting.

Em épocas de excesso de tráfego, a nuvem híbrida pode evitar muitos imprevistos de forma segura. A modernização do seu negócio é sempre uma opção de investimento válida.

7. Melhoria da escalabilidade dos seus serviços

O conceito de escalabilidade envolve a expansão controlada dos serviços ofertados pela sua empresa. É prudente avaliar os planos de armazenamento dos fornecedores de nuvens híbridas.

A possibilidade de aumentar fatias no mercado deve ser estratégica e levar em conta como a sua infraestrutura de TI apoiará você. Os negócios sustentáveis se utilizam das melhores tecnologias para armazenamento de dados.

Os data centers dos provedores de nuvem híbrida são robustos e permitem o armazenamento seguro das suas informações mais críticas. As ferramentas de RAID conseguem sincronizar e espelhar dados de forma rápida e automática.

Entender a relação entre escalabilidade e nuvem torna os processos do seu negócio mais claros e previsíveis. A tecnologia é solução e não um problema.

Enfim, adotar uma nuvem híbrida para o seu negócio não precisa ser uma tarefa complexa. O apoio de consultores externos pode tornar essa implantação algo seguro, eficiente e estratégico.

A gestão da sua empresa não precisa se preocupar com problemas técnicos. Os fornecedores de nuvem híbrida já apresentam infraestrutura e pessoal para isso.

Muito bem, essas são as razões para adotar a nuvem híbrida na sua empresa agora mesmo. Por isso, para entender um pouco mais sobre a migração para essa tecnologia, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre o assunto. Ele com certeza será um material de muita utilidade para você.