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Gestão de problemas no setor de TI: saiba o que fazer

Você tem gastado tempo para resolver os problemas em sua empresa? Quantas vezes você precisou “apagar incêndios” no último instante? Caso a frequência seja grande, significa que a sua empresa deve desenvolver uma gestão de problemas em sua estratégia.

Principalmente quando falamos sobre empresas de tecnologia. Para que você esteja a frente no mercado, é fundamental que a inovação, junto as melhores inovações sejam implementadas em suas soluções.

Depois de ler o artigo, você saberá como lidar com as questões mencionadas, mas antes, veja quais são os desafios encontrados pelos profissionais de TI!

Proteger os dados sensíveis da companhia

Você deve ter percebido o quanto as ameaças digitais têm ganhado destaque nas mídias nos últimos anos, correto? Seja com sequestro de dados, roubo de informações confidenciais, exposição de dados, os criminosos virtuais têm aprimorado as suas formas de prejudicar e ter benefícios próprios a partir de suas informações.

Tem feito muitas vítimas ao redor do globo, sendo que no Brasil o índice é ainda pior: de acordo com uma pesquisa feita pela Norton Cyber Security, o nosso país ocupa a segunda colocação entre as regiões mais atingidas pelos criminosos virtuais.

Acompanhar as inovações do mercado

Sabemos o quanto as tecnologias têm evoluído com o tempo, certo? Para que você destaque a sua empresa no mercado, é fundamental contar com as últimas novidades para atender as demandas dos clientes. Porém, o desafio em questão está em saber: qual tecnologia adotar? Quando implementar uma nova solução? Explicaremos mais durante o artigo.

Adaptar às estratégias de BYOD

A prática de Bring Your Own Device (BYOD), ou traga seu próprio dispositivo, tem sido uma das medidas adotadas pelas empresas, que procuram reduzir custos na manutenção e compra de equipamentos próprios. Apesar dos benefícios gerados, a estratégia, caso não seja bem organizada, pode ser prejudicial para a empresa. Seja nos riscos de exposição de dados sensíveis, seja em afetar a produtividade do usuário com distrações.

Saiba como lidar com gestão de problemas em TI

Agora que sabemos quais são os maiores desafios encontrados pelas empresas, veja algumas práticas para resolvê-las!

Adote uma métrica de desempenho

Sabemos que para haver melhorias em um processo, é preciso medir o seu desempenho, correto? Ao utilizar as métricas de desempenho, o gestor tem uma visão ampla de todo o negócio, independente da área de atuação. Assim, ele poderá encontrar falhas em processos rapidamente e desenvolver estratégias para solucionar a questão levantada.

Para isso, você deve utilizar os KPI’s, ou indicadores de desempenho. Com eles o gestor tem a capacidade de avaliar o desempenho de suas equipes, bem como avaliar problemas de performance nas estratégias utilizadas.

Não tenha medo de errar

Ao se deparar com uma nova estratégia ou tecnologia, é natural que os gestores tenham o receio de não se adaptarem à novidade. Além de contar com a nossa cultura, onde errar é algo ruim, devemos ressignificar o termo. Para que você consiga se destacar no mercado, é preciso estar atento às novidades, planejar quais as mudanças serão implementadas e não ter o receio de implementar a nova experiência na empresa.  

Melhore a segurança das informações

Como citamos, ao adotar a prática de BYOD, a companhia deve estabelecer uma rígida política de gestão e segurança das informações. Seja com controle de acesso, restrições e regras de uso, bem como VPN’s devem ser estabelecidas aos usuários que adotarão a prática. Por meio das práticas citadas, a companhia passa a ter maior controle do fluxo de dados, além de garantir maior qualidade nos serviços.

Defina as prioridades

Caso a sua empresa sofra constantemente do fenômeno de “apagar incêndios”, significa que você deve ficar atento para as atividades que têm feito em sua companhia. Por outro lado, caso acredite que todos os processos necessitam de urgência para serem feitos, é natural que os resultados sejam abaixo do esperado. Para definir o que é ou não prioridade, você deve listar quais são os fatores responsáveis por trazer os resultados para a sua empresa.

Capacite os profissionais

Para que você mantenha uma infraestrutura de TI proativa, é fundamental que toda a equipe esteja preparada para lidar com qualquer problema que venha a acontecer. Por meio de um planejamento, os técnicos, treinados e capacitados, terão melhor tempo de resposta para se adaptar aos problemas que venham a acontecer em sua infraestrutura.

Para melhorar a sua efetividade, lembre-se que os treinamentos devem ser regulares para os profissionais de TI. Seja para se adaptarem a uma novidade no mercado, seja para aprimorar o que já tem sido feito dentro da companhia.

Entenda as necessidades da empresa

Como dissemos no início do artigo, implementar novas tecnologias são fundamentais para aumentar a produtividade e o poder competitivo de uma companhia. Entre as novidades que mais têm chamado a atenção dos empreendedores, podemos citar as tecnologias em cloud, Big Data ou IoT, por exemplo.

A questão é que novas tecnologias surgem a todo momento. Por esse motivo você deve se perguntar as seguintes questões:

  • Quais são os problemas enfrentados na empresa atualmente?

  • Quais são as ferramentas disponíveis no mercado?

  • Quais são as empresas que oferecem as ferramentas?

Para exemplificar, imagine que o gargalo seja o alto custo de armazenamento de informações em sua empresa. Ao entender mais sobre as tecnologias em Cloud, o empreendedor descobriu a oportunidade de aposentar os antigos servidores de sua empresa, para armazenar as informações em servidores de terceiros, popularmente chamados de Cloud Storage.

Além de reduzir os custos de energia e manutenção, o empreendedor viu o quanto a prática garante maior segurança para os seus dados. Dito isso, pudemos ver o quanto a decisão em adotar a tecnologia em cloud seria a melhor decisão para a empresa.

Como vimos no artigo, para que uma empresa consiga melhorar a produtividade e diminuir o risco com o vazamento de dados, é importante que você implemente tanto novas tecnologias, como capacite os funcionários para aperfeiçoar a Gestão de problemas de uma companhia.

Entre as soluções apresentadas, destacamos como a nuvem é importante para assegurar as informações, tanto como forma de backup, como na segurança contra invasores. Aproveitando a tecnologia mencionada, veja o nosso artigo sobre como reduzir os custos da nuvem em sua empresa.