Skip links

Introdução a HPC: conheça a computação de alta performance

De fato, a competitividade do mercado tem aumentado muito devido à evolução da tecnologia. Assim, buscar um diferencial pode ser a diferença entre sobreviver em tempos de crise e ter de encerrar as operações. E uma saída para esse problema pode ser o investimento em HPC.

Essa tecnologia pode ter sido responsável pelo aumento de competitividade, mas também pode se apresentar como grande solução para vários problemas, permitindo que empresas dos mais variados tamanhos possam bater de frente com grandes companhias.

Pensando nisso, neste post reunimos algumas informações importantes acerca da HPC, como mitos e benefícios do seu uso, para que você possa analisar e pô-la em prática em seu local de trabalho. Fique atento, e boa leitura!

HPC: computação avançada

HPC — do inglês High Performance Computing, ou computação de alta performance — é um conceito que busca agregar poder de computação, de forma a oferecer um desempenho muito maior do que o encontrado em computadores comuns, para resolver problemas complexos de engenharia, ciência ou negócios.

Hoje, existem máquinas de grande complexidade criadas com fins específicos, com mais de 10.000 processadores trabalhando em conjunto, para resolver problemas como a origem do universo, novas drogas contra o câncer, entre outras questões.

Algumas dessas máquinas custam até mais de 20 milhões de dólares! Mas não se preocupe, elas são do tipo necessário para usar em uma pequena e média empresa.

Uma máquina HPC é, sim, mais completa que um computador comum. Porém, o uso para pequenos e médios negócios não exige uma máquina tão avançada, e você encontrará facilmente fornecedores que garantam a sua demanda.

Mitos sobre HPC

Como se trata de computação avançada, é natural que se tenha um pouco de receio ao tratar do tema, imaginando que é necessário um conhecimento profundo para lidar com essa tecnologia. Mas, como veremos, isso não é verdade.

A seguir, confira alguns dos mitos que podem surgir ao se falar sobre computação de alta performance:

“Está disponível apenas para supercomputadores”

Realmente, há alguns anos certas tarefas só podiam ser executadas por supercomputadores, que eram propriedade de grandes empresas ou governos.

Mas, hoje, isso já não se aplica, graças à evolução das máquinas menores, com mais núcleos por processador e entrada e saída integradas, maior número de canais de memória, mais velocidade de armazenamento e interconexões mais eficientes.

“A simulação é simples e não precisa de HPC”

Boa parte das pessoas, quando realizam as suas simulações, acabam por não inserir todos os detalhes por medo de não aumentar a complexidade do processamento. Mas a realidade não é tão simples.

Fazendo isso, elas não terão acesso a uma simulação próxima da realidade, podendo até comprometer suas estratégias de negócio.

Agora, ao utilizar HPC, você poderá criar um modelo com o máximo de proximidade do modelo real, e sem a preocupação de que a sua máquina talvez não dê conta de processar todos os dados inseridos.

O resultado, assim, terá proximidade com a realidade esperada, e a sua empresa poderá ter um melhor aproveitamento das simulações.

“HPC e hardware são relativamente caros”

Assim como qualquer outra tecnologia, o custo de implantação da HCP deve ser considerado como um investimento — que, como tal, trará retorno para a empresa.

Esse retorno será entregue, principalmente. por maior produtividade ao acelerar o processo de simulação, permitindo que os engenheiros analisem um número maior de soluções ao problema estudado, melhorando a eficácia das decisões tomadas.

Aliás, uma saída interessante é realizar um investimento em conjunto com tecnologias de computação em nuvem, reduzindo os custos de implementação e manutenção de uma infraestrutura complexa de TI.

“É necessário uma equipe especializada”

Outro mito grandemente difundido é que a equipe de TI deve ser composta apenas por especialistas com conhecimento em HPC.

Mas isso não é verdade, já que muitos dos fornecedores de computação de alta performance mantêm colaboradores para auxiliar a implantação de sistemas e infraestruturas de HPC, capacitando a equipe local de TI para lidar com esse novo paradigma.

Benefícios da HPC

Bom, após apresentar esses mitos, vamos verificar quais são as maiores vantagens de utilizar a computação de alta performance na nuvem em pequenas e médias empresas. Segue a lista:

1. Rápidas descobertas

O grande poder de processamento desse modelo computacional garante que o tempo necessário para obter os mais diversos resultados seja reduzido de maneira exponencial.

Assim, é possível contar com a escalabilidade existente na nuvem para aumentar o poder de processamento de acordo com a tarefa empenhada, bem como impedir o surgimento de filas de trabalho.

2. Aumento da produtividade

Com o advento da computação em nuvem, como dissemos, você pode priorizar aplicativos e resultados de pesquisa sem se preocupar com manutenções e atualizações de máquinas.

Isso porque você continuará a utilização normalmente enquanto as manutenções são realizadas, aumentando, dessa maneira, a sua produtividade, já que não será necessário parar nenhum tipo de processo.

3. Arquiteturas flexíveis

Deixe que a tarefa determine qual infraestrutura utilizar, e não o contrário. Por meio das opções flexíveis disponibilizadas pelo modelo de computação em nuvem, você poderá criar clusters de HPC otimizados, exclusivamente, para a sua demanda atual.

4. Mais segurança

De fato, os fornecedores de soluções em nuvem são os maiores responsáveis pela segurança nesse modelo de computação.

Ao contratar um serviço de cloud, você poderá contar com criptografia, sistema de permissões, entre outras ferramentas de segurança para satisfazer as suas necessidades de colaboração e compartilhamento de informações com outros usuários, garantindo a segurança dos dados.

5. Paga-se só pelo que se usa

Por fim, uma das maiores vantagens para pequenas e médias empresas na hora de optar por soluções de serviços em nuvem é, sem dúvida, a economia de recursos. Na maioria dos fornecedores de cloud computing, a empresa só paga por aquilo que consome.

Como as soluções podem ser flexíveis, você pode reservar certa quantia de processamento somente durante a execução de determinada tarefa e, logo após finalizá-la, liberar esse recurso. Isso garante que os recursos não utilizados não ficarão ociosos, e a empresa só pagará pelo tempo em que eles foram utilizados.

Então, gostou do post? Como você pode observar, a computação em nuvem facilitou mesmo o uso da HPC para as pequenas e médias empresas, não exigindo uma infraestrutura física local. E agora, se gostou dessa leitura, aproveite para ler também sobre cloud computing e como se tornar um arquiteto de soluções desse tipo!