Skip links

Veja como é possível melhorar sua experiência em nuvem

A busca por mais agilidade e flexibilidade nos processos de TI tem feito com que as empresas invistam cada vez mais em estratégias de computação em nuvem. Diante disso, melhorar a experiência em nuvem é o foco dos gestores no momento.

Pensando em ajudar, preparamos um post especial que apresenta não só os motivos que fazem com que as empresas migrem para nuvem, mas também dá dicas preciosas de como melhorar essa experiência para todas as equipes da organização.

E então, quer saber como é possível melhorar a sua experiência em nuvem? Acompanhe o post até o final!

Motivos para migrar para a nuvem

Cloud computing, termo que traduzido significa computação em nuvem, tem se tornado cada vez mais popular entre as organizações. Para uma empresa, o fato de estar na nuvem não significa apenas seguir uma tendência, mas, principalmente, saber como reduzir custos desnecessários em diversas frentes.

Um dos motivos para uma empresa migrar sua infraestrutura para a nuvem é a elasticidade, ou seja, a empresa poderá aumentar ou diminuir os recursos de TI de acordo com a demanda. Todo o ambiente de nuvem é adaptável às necessidades da empresa e, dessa forma, os gestores só pagam pelos recursos que realmente forem utilizados, reduzindo custos desnecessários com recursos subutilizados.

A segurança das informações é outro motivo relevante para migrar para a nuvem. Nesse ambiente, a probabilidade de perda de dados é praticamente nula, pois existem equipamentos e outros recursos de TI sofisticados, preparados para evitar qualquer tipo de dano às informações.

O aumento da performance de processamento das aplicações também é um dos motivos para a migração de uma empresa para a nuvem. O ambiente de cloud computing é estruturado utilizando tecnologia de ponta, ou seja, equipamentos e soluções tecnológicas modernas compõem o ambiente. Todos os recursos são otimizados para melhorar o processamento das informações da empresa e gerar resultados com mais rapidez e segurança.

Com a migração da infraestrutura de TI e dos sistemas de informação da empresa para a nuvem, os gestores deixam de se preocupar com problemas técnicos e podem se dedicar ao core business da empresa, voltando o seu foco para a análise e implementação de ações estratégicas a fim de criar oportunidades de negócio.

Agora que você já conheceu os principais motivos para migrar para a nuvem, descubra como melhorar a sua experiência em nuvem lendo o próximo tópico!

Formas de melhorar a sua experiência em nuvem

Para se ter uma boa experiência em nuvem é preciso tomar alguns cuidados. É muito importante que a empresa faça parceria com um fornecedor de TI experiente, que tenha uma equipe composta por profissionais capacitados em implementação, gerenciamento e manutenção do ambiente de nuvem.

Serão esses profissionais que realizarão o monitoramento do ambiente e prestarão o serviço de suporte necessário quando situações de alerta forem identificadas. Definir os papéis de cada time envolvido no processo de migração e distribuir as atividades são itens que também contribuem para melhoria da experiência nuvem.

Para isso, não devem ficar dúvidas quanto ao que deve ser feito, quem fará e em quanto tempo eventuais problemas serão solucionados. Todos os detalhes definidos devem constar do SLA (Acordo de Nível de Serviço) firmado entre a empresa e o fornecedor de TI.

Outra forma de melhorar a experiência em nuvem é verificar se o serviço de cloud que está sendo contratado oferece backup automatizado dos dados e definir políticas de segurança e privacidade que garantam o acesso à informação somente para pessoas previamente autorizadas. Quer mais dicas de como melhorar a sua experiência nuvem? Continue conosco.

Dicas para melhorar ainda mais essa experiência

Aplicativos lentos, configurações incorretas e paradas de produção não programadas são situações que prejudicam a experiência do usuário e devem ser evitadas. Então, para tentar eliminar esses tipos de problemas e ter uma experiência em nuvem ainda melhor, vale a pena conferir essas dicas!

Migre de forma cuidadosa

Migrar para a nuvem não é uma tarefa muito complicada e tampouco demorada, mas não é por isso que o gestor não deve ser cuidadoso e conferir todos os detalhes do projeto de migração de perto. É aconselhável ter um plano de migração parcial e realizar uma homologação antes de migrar a empresa em totalidade. Isso evita falhas.

Entenda os sistemas e aplicativos que estão no seu ambiente

O gestor deve estar atento ao planejar e escolher os recursos de TI que farão parte do ambiente de nuvem da organização. Cada sistema pode ter sua particularidade e é preciso estar preparado para mantê-los funcionando corretamente. Contar com um fornecedor de TI experiente pode fazer a diferença no momento de melhorar a experiência nuvem.

Maximize a segurança

Ao contratar um serviço de nuvem, verifique se ele oferece espelhamento de servidores, para que não se perca o acesso aos sistemas e dados da empresa se um dos servidores ficarem indisponíveis. Verifique também como é o procedimento de compartilhamento de arquivos e restauração de dados, para o caso de haver alguma falha de sistema.

Prepare a equipe

Para que todos os colaboradores da empresa tenham uma boa experiência nuvem, eles devem ser envolvidos no processo de migração desde o início do projeto. Todos devem entender os motivos da migração, devem ser treinados e as suas expectativas devem ser consideradas. Isso fará com que todos estejam empenhados e contribuindo para o sucesso do projeto.

Mantenha a visibilidade do que está acontecendo

Os serviços de nuvem disponibilizam painéis de controle que permitem ao gestor da empresa acompanhar o desempenho de cada um dos recursos de TI disponíveis no ambiente de nuvem. Mesmo que seja a equipe do fornecedor de TI que realizará alguma manutenção técnica, o gestor deve ter total visibilidade sobre o que está acontecendo no ambiente.

Instale defesas contra malware

É possível melhorar a experiência em nuvem instalando defesas contra malware no ambiente. Os serviços de nuvem oferecem esses e outros recursos contra ataques cibernéticos e cabe ao fornecedor de TI configurar as camadas de segurança apropriadas para as necessidades da empresa.

Escolha uma plataforma privada

São vários os serviços de nuvem que existem, cada um com suas características. Para garantir uma boa experiência em nuvem é indicado que as empresas invistam em uma plataforma privada de serviços. A plataforma privada atende melhor às necessidades das organizações, pois oferece maior flexibilidade para personalização do ambiente e tem a segurança aprimorada, visto que a empresa não compartilha o ambiente de nuvem com nenhuma outra organização.

Para acertar na escolha de um serviço de cloud computing e garantir uma boa experiência em nuvem é preciso analisar as necessidades da empresa, avaliar a escalabilidade do serviço de cloud, conhecer as tecnologias que serão empregadas e contar com um fornecedor de TI experiente.

Se você chegou até aqui já sabe tudo o que é necessário para melhorar a sua experiência nuvem. Que tal, agora, compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e ajudar outras pessoas a conhecerem um pouco mais sobre o assunto?