JCA Grupo

Caso de Sucesso

O Grupo JCA é a empresa holding de um grupo brasileiro de transporte rodoviário de passageiros e cargas e turismo com sede na cidade de Niterói/RJ.

Pertencem ao grupo empresas como a Auto Viação 1001, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense, Viação Cometa no segmento de transporte terrestre, e a Barcas S/A, empresa de transporte hidroviário responsável pela travessia de passageiros na Baía de Guanabara.

O Grupo JCA utiliza a AWS como infra-estrutura para o seu sistema de venda de passagens baseado em banco de dados Oracle.

A criticidade deste sistema para  levou a JCA a definir a necessidade de uma implementação de Disaster Recovery entre diferentes regiões geográficas.

Desafio

O grande desafio deste sistema era garantir a replicação do banco de dados em uma região diferente com um delay mínimo (RPO) entre o banco de produção e a réplica inter-continental.

Ainda seria necessário viabilizar o projeto sem um custo excessivo para a transferência dos dados e manutenção do ambiente de DR.

Por fim era imprescindível, devido a criticidade do sistema, que o tempo de retorno (RTO) fosse bastante baixo.

Solução

A IPsense desenhou uma solução em conjunto com a equipe técnica da JCA que consiste em manter um ambiente de DR em outra região da AWS usando os serviços de DMS e snapshots inter-região do RDS.

Desta forma, apenas os novos dados são transmitidos garantindo não só um delay mínimo entre o banco e o backup, mas também um baixo custo de transferência de dados.

Os servidores de aplicação ficam desligados e só são utilizados em caso de desastre, minimizando o custo da solução.

Share This