Grupo Saga

Caso de Sucesso

O Grupo Saga , fundado em 1972, é o maior Grupo de concessionárias do Brasil atuando principalmente na região Centro Oeste do Brasil.

A dinâmica do mercado aliado a um crescimento acelerado das operações gerou a necessidade de uma reestruturação e modernização da infraestrutura on-premises de TI para suas aplicações missão crítica.

Após uma análise detalhada das opções no mercado, incluindo a ampliação das instalações on-premises, o Grupo Saga definiu pela migração de seus sistemas para a AWS.

Desafio

Em se tratando de uma migração dos sistemas críticos da empresa o grande desafio foi migrar uma quantidade muito grande de dados e aplicações para a AWS sem que houvesse nenhum tipo de parada e consequente perda de dados ou de receita.

Outro desafio significativo era a questão da conectividade com mais de 1000 usuários remotos que usavam a solução de VPN. Era necessário fazer transição sem a necessidade de reconfigurar essas conexões.

Além disso, por se tratar de diversas  aplicações com demandas variáveis, era importante ter uma infraestrutura flexível para suportar este tipo de demanda.

Solução

Utilizando as boas práticas da própria AWS, A IPsense em conjunto com a equipe técnica do Grupo Saga fez um planejamento em etapas que incluiu uma POC para dimensionamento e validação, um plano de migração incluindo possibilidade de roll-back para cada etapa e realizou a migração de forma a ter um impacto mínimo na operação.

Para garantir a compatibilidade com a solução de conectividade utilizamos o Firewall Fortinet na  própria AWS.

Um dos sistemas da Saga foi atualizado tecnologicamente para uma arquitetura de micro serviços executados em “containers “ através do serviço AWS Fargate.

Após a migração a IPsense continua responsável pelos serviços gerenciados  de gestão do ambiente.

Share This