Entenda o que é ElasticSearch e quais os benefícios de utilizá-lo na gestão de conteúdo empresarial
Você já ouviu falar em ElasticSearch? O termo, que, literalmente, significa “busca elástica”, é uma das inovações mais relevantes quando o assunto é buscar uma informação com agilidade e eficiência. Mas por que o ElasticSearch é tão vantajoso, como funciona essa tecnologia e o que a sua empresa tem a ganhar ao aderir a ela?
É isso que vamos descobrir no artigo de hoje. Pronto para aprender? Então, continue a leitura e veja as vantagens e os diferenciais de ElasticSearch.
O que é ElasticSearch?
ElasticSearch é uma ferramenta de busca de código aberto utilizada por várias empresas ao redor do mundo. A tecnologia foi desenvolvida em 2010 e, hoje, é uma das mais utilizadas para configurar o serviço de buscas nos servidores ao redor do mundo.
O objetivo dos desenvolvedores do recurso, era simplesmente criar uma ferramenta escalável para se trabalhar com um grande Big Data e ele conseguiu.
O ElasticSearch permite buscas detalhadas em servidores maiores graças a uma de suas principais ferramentas — os filtros. Eles utilizam as informações que já estão no cache do computador ou do dispositivo para realizar buscas repetidas de maneira muito mais ágil.
A ferramenta de queries é outro grande destaque do ElasticSearch. Com ela, todos os resultados obtidos na busca são rankeados por relevância, o que faz com que achar a informação que se busca seja muito mais simples.
ElasticSearch é uma ferramenta de pesquisa full-text que utiliza dados em tempo real (ou quase real, conhecidos como near-real-time) para não deixar que nenhuma informação seja perdida nos seus servidores. O recurso ainda combina outros dados estratégicos, como os de geolocalização e de Analytics para facilitar ainda mais a navegação pelos grandes conjuntos de dados de uma empresa.
Se você está procurando por um recurso que traga mais facilidade para as buscas que realiza nos seus servidores, o ElasticSearch é a melhor opção.
Quais as vantagens do ElasticSearch?
Agora que você já sabe exatamente como funciona o ElasticSearch, que tal descobrir os diferenciais que essa ferramenta traz para as suas buscas? Confira, a seguir, as principais vantagens de usar o ElasticSearch.
Novas opções de busca
Um dos maiores benefícios do ElasticSearch é a quantidade de opções de busca que o serviço adiciona às suas plataformas de dados. O recurso permite, por exemplo, buscar pelas palavras dentro de um texto e buscar textos extensos e também autocompleta solicitações de busca para que elas tragam o máximo de resultados relevantes possível.
Organização de documentos por tags para facilitar a busca, texto preditivo baseado no seu histórico e correção de erros de digitação fazem com que os resultados de busca com o ElasticSearch sejam muito mais confiáveis.
Suporte a grandes volumes de dados
De todos os diferenciais do ElasticSearch, porém, nenhum se destaca tanto quanto o suporte que a ferramenta oferece para grandes bancos de dados. O ElasticSearch é um dos grandes facilitadores do Big Data, permitindo que as empresas naveguem por grandes conjuntos de informação sem problemas e identifiquem sempre as informações mais recentes e úteis para o processo de tomada de decisão.
A velocidade, a performance e a precisão do ElasticSearch não são impactadas por conjuntos de dados maiores. É possível obter as mesmas vantagens que em sistemas com menos informação utilizando o recurso de busca. Afinal, todo o seu desenvolvimento foi feito com o Big Data em mente.
Implementação em qualquer sistema
A implementação do ElasticSearch é muito simples. Utilizando o instalador disponível no website e a documentação preparada para oferecer suporte para a ferramenta, qualquer usuário, independentemente do seu nível de conhecimento, consegue implementar o ElasticSearch e dar os seus primeiros passos com a ferramenta.
Por causa disso, é muito mais simples ver o ElasticSearch em funcionamento do que outras ferramentas de busca que exigem mais conhecimento e horas de trabalho dos departamentos de TI para que possam funcionar bem.
Solução de busca escalável
Times de desenvolvimento que utilizam ElasticSearch não trocam o recurso por nenhum outro. Afinal, é muito mais fácil escalar a funcionalidade de busca quando o recurso é implementado nos seus sistemas.
Como o ElasticSearch é um sistema distribuído por natureza, escalar horizontalmente, adicionando novos recursos e conectando novos clusters de dados, torna-se uma tarefa simples.
Busca rápida e inteligente
A performance é outra das vantagens do ElasticSearch que fazem com que o recurso seja tão bem quisto por desenvolvedores. Executar queries complexas, fazer buscas extensas e ter acesso aos resultados é muito mais rápido quando se utiliza a ferramenta.
O uso de cache para acessar dados que já foram processados pelo recurso de busca com agilidade é um dos grandes triunfos do ElasticSearch nesse sentido. Filtros e solicitações que já existem dão resultados precisos muito mais rapidamente do que quando são utilizados outros recursos de busca.
Como implementar o ElasticSearch?
Não vê a hora de ter todos esses benefícios do ElasticSearch funcionando a favor da sua empresa? Então, você vai adorar saber que fazer a implementação do ElasticSearch é uma tarefa bastante simples. O recurso pode ser instalado em quase todos os sistemas operacionais com alguns cliques a partir do site oficial.
Basta fazer o download, rodar o instalador e pronto: seu ElasticSearch estará configurado para funcionar.
Muitas organizações apostam no ElasticSearch para garantir que as suas demandas de dados serão supridas adequadamente. Esse é o caso da IPSense, que utiliza ElasticSearch para mais agilidade e facilidade nas buscas inteligentes de conteúdo.
O ElasticSearch sozinho já é revolucionário, mas quando combinado com outras ferramentas, fica ainda mais poderoso. O Kibana, por exemplo, uma plataforma de análise e visualização de dados desenvolvida pela mesma equipe do ElasticSearch, facilita o compartilhamento de dashboards dinâmicos com variação em termo real, além da criação de gráficos para compreender melhor os dados disponíveis.
Outro recurso que acelera o ElasticSearch é o Logstash, que processa logs e converte-os em um único formato para que o ElasticSearch possa funcionar com ainda mais eficiência.
Todas as empresas podem se beneficiar de buscas mais precisas e rápidas, principalmente agora que grandes bancos de dados estão se popularizando cada vez mais para dar suporte à tomada de decisão mesmo em pequenos e médios negócios. Considere adotar o ElasticSearch para sair na frente da concorrência.
Gostou de conhecer o ElasticSearch? Ficou com alguma dúvida sobre os conceitos que aprendeu aqui? Deixe um comentário!