Skip links

Afinal, por que você deveria utilizar soluções AWS?

Você provavelmente já ouviu falar da Amazon Web Services, mas sabe exatamente como as soluções AWS podem ajudar a sua empresa?

Neste post, vamos lhe ajudar a ficar por dentro dessa tecnologia em cloud computing e entender como ela pode ajudar o seu trabalho de gestão de TI e no negócio como um todo. Como? Por quê? Vamos responder as suas perguntas abaixo! Confira.

O que é a Amazon Web Services?

Amazon Web Services, mais conhecida como AWS, é um dos serviços de computação em nuvem mais utilizados no mundo, oferecido pela gigante norte-americana. O seu objetivo é oferecer a milhões de clientes um ambiente seguro e eficiente de cloud pública, utilizando o compartilhamento de seus recursos como forma de baratear e popularizar o acesso à infraestrutura remota de alto desempenho a preços acessíveis.

Dessa forma, a AWS hoje está ao alcance de qualquer negócio que busca na transformação digital e na TI formas de inovar, crescer e se consolidar no mercado. Com planejamento e implementação adequados, é possível tirar o máximo de proveito da nuvem gastando muito menos que em soluções tradicionais.

Quais são as principais soluções AWS?

O serviço da Amazon é popular por oferecer soluções completas e complementares, que atacam todas as dificuldades de uma gestão em TI, facilitando o investimento, a manutenção e a utilização de tecnologia. Podemos separar essa oferta em três pilares:

Recursos de infraestrutura

A AWS oferece recursos de computação remota para que uma TI consiga substituir completamente seus servidores internos e terminais por modelos mais práticos e flexíveis. Por meio de virtualização é possível rodar softwares, plataformas e até sistemas inteiros sem o peso do processamento e do armazenamento em uma infraestrutura local. Todos esses recursos são alocados pela Amazon e estão disponíveis 24/7, com alta performance e elasticidade para atender a sua demanda.

Recursos de gestão

Além de oferecer a infraestrutura, a AWS fornece os meios para gerir, monitorar e mensurar resultados com sua utilização. O Web Sevices permite que o(a) gestor(a) controle, audite e gerencie seu sistema em um único ambiente, centralizando a coleta de dados e facilitando a tomada de decisões no futuro.

Recursos de produtividade

Por fim, a AWS oferece também integração com diversas ferramentas de produtividade, colaboração e gerenciamento. A integração de softwares e aplicações à nuvem permite que sua equipe e toda a empresa possa se tornar produtiva em qualquer lugar, em qualquer horário — dando muito mais flexibilidade para a operação e agilidade na adequação ao mercado.

Quais as vantagens de adotar a AWS na sua empresa?

Não é à toa que a Amazon Web Services se tornou tão popular. Vamos listar agora como os recursos acima se materializam em benefícios para a sua gestão e a sua empresa:

Flexibilidade no investimento

Quando um negócio aposta em infraestrutura própria, precisa planejar com cuidado o seu investimento e correr o risco de ele não ser adequado à sua demanda futura — principalmente em um mercado cada vez mais volátil. Na AWS, a empresa só paga pela infraestrutura que utiliza. Isso ajuda a adequar oferta à demanda e realocar investimentos de acordo com necessidades sazonais ou projetos especiais.

Redução de custos

Essa elasticidade da infraestrutura contribui para a economia. Em primeiro lugar, você nunca vai desperdiçar recursos. Em segundo, o gasto com atualizações e manutenção é todo da provedora — sua equipe só precisa se preocupar com a implementação do sistema.

Escalabilidade

Como a AWS é completamente escalável, não faz diferença operacional cuidar de um banco de dados dez ou cem vezes maior. Com alguns cliques é possível que o(a) gestor(a) de TI aumente a oferta de recursos e atenda a um pico de demanda sem afetar a produtividade da sua equipe.

Automação de processos

Falando em produtividade, a integração de ferramentas e funcionalidades dentro da nuvem da Amazon permite que várias tarefas de backup, monitoramento e controle de acesso sejam automatizadas, liberando a equipe de processos rotineiros que só atrapalham no dia a dia.

Segurança

Essa é uma questão crucial que traz tantas TI’s para dentro da Amazon Web Services. Contando com pessoas e sistemas focados em proteção de dados, a AWS é considerada um dos ambientes de nuvem mais seguros que existem.

Isso significa uma proteção ainda maior do que seria possível com uma infraestrutura interna. São ferramentas de monitoramento especializadas, gerenciamento de acesso em multiníveis, rotinas de redundância e backups automáticos, tudo isso acompanhado por profissionais especializados em segurança da informação e com alcance global de atuação. 

Suporte à inovação

Se a sua equipe não precisa mais se preocupar com planejamento de atualizações, manutenção, dimensionamento de investimentos, processos rotineiros, entre tantas outras etapas operacionais que acumulam trabalho, o que eles fazem com o tempo que sobra? Esta é a chave para as empresas do futuro, e é potencializada pela implementação da AWS: os profissionais de TI ficam livres para assumirem papéis mais estratégicos em função do negócio.

Com menos preocupações rotineiras, você pode entender como realmente utilizar esse ganho em tecnologia para novas ideias disruptivas e soluções inovadoras que coloquem a empresa à frente no mercado. Trabalhar nessa ponte entre tecnologia e decisões estratégicas é o cerne do que significa o termo transformação digital. 

Por que contar com ajuda especializada?

A implementação de nuvem é simples e rápida quando a TI está preparada para esse processo. Mas contar com a cloud não significa que você está extraindo o seu máximo potencial. Por isso, se você escolhe pela AWS, pode garantir mais retorno sobre o investimento quando conta com uma empresa especialista nessa solução — principalmente se ela for certificada pela Amazon.

Afinal, a migração para a nuvem hoje é uma corrida por eficiência e potencial de transformação. Quem consegue aproveitar melhor a tecnologia sai na frente da concorrência. Então, pesquise bem as soluções AWS, compare com outras soluções de nuvem e converse com uma empresa que tenha experiência no assunto. Quanto melhor for feita essa transição, mais sucesso a sua empresa terá no futuro.

E que tal continuar se informando sobre o assunto? Agora que você conhece melhor a AWS, é hora de entender, de uma vez por todas, a diferença entre cloud computing e SaaS!