Skip links

Como aplicar a análise de dados na tomada de decisão?

A análise de dados, ou Data Analytics, é uma das disciplinas que mais têm sido discutidas nos últimos anos. Embora empresas de grande porte já utilizem as informações de que dispõem sobre os seus clientes e sobre os hábitos de consumo deles há muitos anos, apenas recentemente alguns recursos, como o Big Data, os sistemas de Business Intelligence e os softwares de Inteligência Artificial (AI), tornaram-se acessíveis o bastante para que negócios de pequeno e médio porte os incluíssem entre as suas prioridades.

A tomada de decisão é um dos aspectos da gestão empresarial que mais se beneficiam da análise de dados. Afinal, quanto mais se sabe sobre um problema, mais fácil fica chegar à solução dele.

No entanto, como a análise de dados é aplicada na tomada de decisão? Que aspectos do negócio mais se beneficiam do uso de recursos, como a Inteligência Artificial? E como a sua empresa pode se valer disso para se diferenciar da concorrência? Descubra, neste artigo, tudo que você sempre quis saber sobre tomada de decisão empresarial e análise de dados!

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisão?

A tomada de decisão orientada por dados (em inglês, data driven decision making ou DDDM) é um processo que se vale da coleta de dados para a obtenção de análises e de insights sobre a saúde financeira, as estratégias de marketing e de aquisição de clientes e a análise de risco do negócio.

Trata-se de um esforço para fazer com que todas as decisões dentro da empresa sejam baseadas em análises de dados, ou seja, em métricas e KPIs mensuráveis e padrões que podem ser explorados a favor da organização.

Uma das maneiras como as empresas utilizam o recurso é na criação de personas de negócio mais completas e precisas. As personas são arquétipos de consumidores e clientes em potencial que refletem a realidade do mercado. Elas orientam ações que vão desde a criação de conteúdo até a compra de mídia e, quando bem aferidas, trazem vantagem competitiva para o negócio.

Afinal, é muito mais fácil atingir um cliente quando se sabe tanto quanto possível sobre ele — seus gostos, que tipo de informação consome e que canais costuma utilizar para se informar.

No entanto, não é só o departamento de marketing das empresas que pode se beneficiar da análise de dados. Quando bem-feita, ela indica tendências mercadológicas, oportunidades de negócio, estratégias mais alinhadas às expectativas do mercado e outros insights importantes que fazem com que todas as áreas da sua organização sejam beneficiadas e atinjam resultados melhores.

Com a análise de dados, tomar decisões fica mais fácil porque se tem tanta informação quanto possível sobre os desafios que a companhia enfrenta e sobre o que é possível fazer para superá-los.

Que áreas do negócio podem se beneficiar da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um dos principais recursos que são utilizados nos negócios para uma análise de dados mais precisa. Recursos de computação avançados baseados na nuvem são aplicados para identificar padrões e testar cenários a fim de reduzir os riscos e aumentar as chances de acerto em cada decisão tomada por uma empresa.

Confira, nos tópicos abaixo, algumas das áreas do negócio que podem se beneficiar da Inteligência Artificial e da análise de dados.

Análise de mercado

Como a sua empresa analisa o mercado hoje? Inteligência Artificial e análise de dados em conjunto podem ajudá-lo a obter um panorama mercadológico mais preciso, o que, por sua vez, fará com que a sua empresa tome decisões melhores frente aos desafios que enfrenta.

Com informações precisas e uma análise de dados eficiente, é possível se tornar mais competitivo sem necessariamente gastar mais para isso.

Monitoramento de metas

Tem dificuldade em acompanhar como os seus departamentos estão atingindo as metas? Com uma análise de dados precisa, o seu negócio poderá traçar objetivos mais realistas para os departamentos e acompanhar os resultados de cada segmento da empresa para que eles consigam chegar às metas traçadas.

Inteligência de mercado

Boa parte das organizações também aposta em análise de dados e em Inteligência Artificial para obter inteligência de mercado — informações sobre clientes e competidores que fazem com que elas consigam entregar produtos e serviços melhores e mais alinhados com as expectativas do mercado.

Quais as vantagens de apostar no recurso?

Gostou de conhecer melhor as áreas do negócio que se beneficiam da Inteligência Artificial e da análise de dados? Então, confira, agora, algumas das vantagens de investir nessas soluções.

Redução de custos

Todos os gestores estão sempre à procura de oportunidades de tornar seus negócios mais eficientes e enxutos. No entanto, encontrar gargalos na produção, na distribuição e na entrega de produtos e serviços é um desafio quando olhamos para os processos de negócio com as ferramentas erradas.

O uso da análise de dados vai ajudá-lo a encontrar oportunidades de poupar e ser mais eficaz na administração de recursos no dia a dia.

Agilidade na tomada de decisão

Tomar decisões informadas com a análise de dados não é apenas um processo mais preciso, mas também mais rápido. Com ele, a sua empresa pode encontrar soluções em tempo recorde e responder a mudanças no mercado com muito mais precisão e rapidez.

Redução de riscos

Uma decisão errada é um enorme risco para o seu negócio. Basear-se em dados pouco precisos pode significar enormes perdas de capital para a empresa. Por isso, investir em recursos de análise de dados, como a Inteligência Artificial, é estratégico na gestão e na redução de riscos.

Como uma empresa pode se destacar?

Assim como aconteceu com a implementação de outras tecnologias, como a Internet e, posteriormente, a cloud computing, saem na frente aquelas empresas que priorizam os investimentos em TI com potencial de diferenciá-las no mercado.

Apostar na análise de dados é uma maneira de entender melhor não só os seus competidores, mas também como o seu negócio funciona e o que ele pode fazer para se destacar.

Investir em novas tecnologias para acelerar o desenvolvimento da empresa é uma das melhores decisões financeiras que a gestão pode tomar. A aquisição de um software de análise de dados para melhorar a tomada de decisão trará retornos ao seu negócio no longo prazo, melhorando a maneira como ele se organiza e otimizando a forma como os departamentos da sua empresa observam e utilizam dados no dia a dia.

E aí, o que achou de entender melhor o papel da análise de dados e da Inteligência Artificial na tomada de decisão? Continue aprendendo e descubra como a AI vem transformando a computação em nuvem!