O avanço da tecnologia associado com a preocupação com a segurança da informação e o espaço físico para manutenção de arquivos e com a redução de custos têm feito com que cada vez mais empresas invistam em serviços de armazenamento de nuvem.

Nesse cenário, é essencial que as empresas invistam em auditoria de governança em nuvem de forma a fazer o planejamento adequado e garantir que todos os sistemas e operações estejam seguros e em pleno funcionamento.

Pensando nisso, vamos abordar como funciona o procedimento de auditoria de governança em nuvem e como ele pode ajudar a reduzir os riscos e a identificar a ocorrência de possíveis problemas. Confira!

O que é a governança em nuvem?

A governança consiste no procedimento regular de gestão, controle e monitoramento de sistema de acesso a recursos da nuvem. Tudo com o objetivo de atender aos objetivos e aos requisitos de determinada corporação. Dessa forma, a governança permite um maior desenvolvimento da empresa e dos sistemas de tecnologia da informação, fazendo com que os recursos sejam mais facilmente criados e acessados, com um baixo custo.

Assim, por meio dela, os sistemas corporativos são gerenciados, o que aumenta as atividades da empresa e o relacionamento entre gestores, funcionários, clientes, conselho fiscal, auditoria, órgãos de controle etc.

Como a auditoria pode ajudar na redução de riscos e identificação de possíveis problemas?

As boas práticas de gestão de governança em nuvem ajudam a planejar melhor as metas da empresa e a alinhar os seus interesses com o valor da organização em si, de modo a otimizar as tarefas e a contribuir para maiores resultados, aumentando, assim, a lucratividade.

A realização de auditorias — interna e externa — durante a governança corporativa é essencial para alinhar o interesse de todas as partes que fazem parte da empresa e estabelecer os princípios básicos referentes à coleta de dados, transparência das informações obtidas, controle na prestação de contas e aumento da visão estratégica dos gestores.

Desse modo, é importante encontrar uma solução de governança em nuvem que ajude as empresas a identificar, armazenar, catalogar e fazer corretamente a busca das informações que são armazenadas em todo o sistema. Tudo isso é importante para que a empresa se desenvolva e passe a trabalhar de maneira integrada e harmônica, além de ajudar na criação da politica de segurança da informação e diretrizes de utilização dos serviços.

A implementação do sistema de computação em nuvem — cloud computing — proporcionou inúmeros avanços e benefícios para o cotidiano das empresas, como:

  • simplificação das atividades operacionais;
  • diminuição dos custos com a manutenção dos arquivos;
  • maior espaço físico nas empresas;
  • mais segurança ao adotar sistema de criptografia que protege as informações contra o acesso e o furto por terceiros mal-intencionados e não autorizados;
  • menos riscos de perda dos dados e das informações, pois oferece backups e servidores reserva em caso de ocorrência de falhas ou problemas nos equipamentos;
  • praticidade, uma vez que os funcionários podem acessar os arquivos de qualquer lugar — basta utilizar um dispositivo com acesso à internet e ter o login e a senha.

Por outro lado, a segurança é uma questão que está no centro da preocupação dos gestores que lidam com a auditoria de governança em nuvem — e que sempre vai ser levada em consideração antes de as empresas adotarem tal ambiente cloud.

Quais são as práticas de governança corporativa em nuvem?

Vamos apresentar a seguir as práticas e os benefícios de se investir na auditoria de governança em nuvem por meio dos recursos tecnológicos como uma forma de potencializar os resultados das empresas. Acompanhe.

Transparência

A transparência consiste no dever de informar as partes envolvidas sobre todas as informações que estão armazenadas e são do seu interesse. Dessa forma, todos os dados devem ser disponibilizados, e não somente aqueles que a empresa tem a obrigação legal de informar.

Essa medida é essencial para agregar valor à imagem da corporação e proporcionar confiança — perante terceiros investidores, fornecedores, clientes e os próprios funcionários internos.

Prestação de contas

A prestação de contas é um dever imputado às empresas e que deve ser corretamente seguido, uma vez que a existência de irregularidades pode gerar sanções e prejuízos financeiros para a empresa.

Responsabilidade de toda a corporação

Os agentes responsáveis pela governança também devem prezar pelo bem-estar da organização, com o intuito de reunir informações essenciais para a tomada de decisões e para o fechamento de negócios importantes, fazendo com que a empresa mantenha as suas operações em pleno funcionamento no mercado.

Controle das informações

O sistema da nuvem oferece funcionalidades como o controle da entrada de informações e a sua escalabilidade, definindo e classificando-as, conforme as suas características. Desse modo, o gestor consegue identificar as informações de seu interesse de forma mais consistente e eficaz. Com isso, há mais rapidez e menos custos de investimento, uma vez que todo esse processo acontece online e não exige uma estrutura dos computadores.

Controle e gerenciamento de riscos

A governança em nuvem utiliza uma gestão de infraestrutura que garante que toda informação armazenada fique segura e protegida de qualquer falha ou brecha no sistema que poderia vir a causar danos.

A auditoria de governança em nuvem ajuda a equipe a gerenciar os dados de uma empresa e a lidar melhor com essas informações, muitas vezes complexas. Da mesma forma, é possível acessar recursos remotos rapidamente, o que garante mais eficiência, segurança, privacidade e otimização dos negócios, reduzindo os custos de gestão.

Nesse sentido, diante de tudo o que vimos, é essencial contar com a ajuda de uma equipe especializada que está pronta a oferecer soluções em nuvem para melhorar o quadro de gestão da sua empresa. A IPsense é especialista nas mais avançadas tecnologias de Cloud, certificada pela Amazon Web Services, oferecendo aos seus clientes serviços de alta qualidade para uma gestão mais simples e estratégica da Tecnologia da Informação.

Depois de ler este artigo, você já deve entender como funciona a auditoria de governança em nuvem e qual é a importância desse mecanismo para a sua empresa.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então, aproveite tirar todas suas dúvidas com nossa equipe!