Skip links

Como a Inteligência Artificial vem transformando a computação em nuvem? Saiba aqui!

Para muitos leigos, a Inteligência Artificial ainda é uma realidade distante do nosso dia a dia. Porém, para quem trabalha diretamente com TI, é possível perceber que estamos tornando essa tecnologia cada vez mais próxima de nós e que, em breve, ela será algo corriqueiro nas rotinas.

Além disso, essa tecnologia, cada dia mais, se aglutina a outra tecnologia essencial: a computação em nuvem. Quando ambas se relacionam, os resultados para os profissionais de TI podem ser extremamente vantajosos. Eles também são capazes de colocar o seu negócio no mesmo rol das grandes empresas do mercado que trabalham com isso.

Por isso, é necessário que as organizações percebam o quanto trabalhar com Inteligência Artificial e computação em nuvem é vantajoso para elas. Interessou-se pelo tema? Então, continue lendo o nosso artigo e entenda como a IA vem transformando a computação em nuvem.

A relação entre Inteligência Artificial e computação em nuvem

A Inteligência Artificial e a computação em nuvem são duas tecnologias que cada vez mais são utilizadas nos ambientes de TI, mesmo que de forma bastante separadas ainda. Mas quando há a junção dessas duas tecnologias, os resultados podem ser bastante surpreendentes para as organizações no que concerne a produtividade e eficiência.

São duas tecnologias com alto potencial e que, quando combinadas, podem fazer uma verdadeira revolução em sua empresa de TI. Pode-se, assim, criar uma smart cloud (nuvem inteligente), atrelando ainda o machine learning no processo.

Normalmente, as tecnologias de IA da nuvem costumam assumir duas vertentes:

  • plataformas de aprendizado de máquina em nuvem: nesse aspecto, temos um grande exemplo que é o Google Cloud Machine Learning. Elas combinam o aprendizado em máquina com a nuvem;
  • serviços de nuvem da Inteligência Artificial: tendo o IBM Watson como expoente.

Assim, é possível que uma complemente o trabalho da outra, potencializando as características da outra tecnologia, de forma que o resultado final é mais robusto e capaz de explorar mais potencialidades.

Os benefícios da computação em nuvem para a Inteligência Artificial

Como a computação em nuvem é capaz de potencializar as soluções baseadas em Inteligência Artificial? Quais os benefícios que a cloud pode trazer para a IA? Veja as principais delas a seguir.

Rapidez

As soluções são desenvolvidas com maior agilidade em um contexto no qual une-se a computação em nuvem à Inteligência Artificial sem perder eficiência nos processos e garantindo uma menor taxa de erros.

Integração de equipes

A cloud computing permite que as equipes consigam se integrar ainda mais, garantindo um maior acesso às informações entre os setores. Por exemplo, para aquelas que trabalham com DevOps, a computação em nuvem permite que o desenvolvimento e as operações consigam ter um maior compartilhamento de dados entre os setores, o que auxilia no trabalho de cada um deles.

Segurança da informação

A cloud permite uma maior segurança dos dados quando comparamos com os sistemas tradicionais de servidores, que estão mais suscetíveis a desastres tecnológicos. No cloud, seus dados estão armazenados em nuvem.

Vantagens da Inteligência Artificial para a cloud computing

E quando é a Inteligência Artificial que contribui para a computação em nuvem? Quais suas principais vantagens? Quais os benefícios que são capitaneados? Continue lendo e veja os principais deles.

Manejos de grandes dados

Um dos principais problemas atualmente é conseguir lidar com o grande volume de dados gerados todos os dias e conseguir analisá-los adequadamente. A Inteligência Artificial, por meio do Big Data e do Machine Learning pode ser uma aliada importante nisso.

Assim, as organizações que trabalham e dependem de análise de dados para as suas atividades podem ter seus trabalhos facilitados, ganhando em produtividade e eficiência por meio da aplicação da IA com cloud computing em suas rotinas.

Mais facilidade de utilização

Com a possibilidade de automação inteligente gerada pela Inteligência Artificial, é possível tornar até mesmo o uso da nuvem mais fácil. A automação realiza algumas tarefas por meio dos algoritmos preditivos estabelecidos, deixando que algumas tarefas mais específicas e analíticas sejam acompanhadas pelos analistas.

Dessa forma, o próprio uso da nuvem torna-se facilitado, criando um ambiente de smart cloud para que os seus colaboradores possam trabalhar de forma eficiente e produtiva.

Inovações que mesclam ambas as tecnologias

Mas como funciona essa junção, na prática? Tudo que falamos mostra uma série de vantagens, mas, ainda assim, não explica como funciona a união de Inteligência Artificial e computação em nuvem no dia a dia. Para auxiliar você a compreender essa relação, vamos trazer algumas inovações que trabalham essa mescla, mostrando como ela funciona.

Como citamos, o Google Cloud Machine Learning é uma delas. Muito utilizado por cientistas de dados, ele permite que esses profissionais e desenvolvedores possam executar modelos de machine learning em nuvem sem necessitar de recursos físicos para isso, com todos os benefícios que a computação em nuvem oferece (segurança, escalabilidade, redução de custos, integração entre times, entre outros) — com a vantagem que pode ser utilizado em conjunto ou individualmente.

Outro exemplo de integração entre Inteligência Artificial e cloud é o IBM Watson. Ele é uma plataforma de serviços cognitivos, utilizando redes neurais e estruturas de linguagem para suas atividades. O Watson é capaz de responder a diversas perguntas e conseguiu, até mesmo, vencer o Jeopardy — famoso programa americano de perguntas e respostas — devido às suas capacidades de aprendizado. Ele também roda em nuvem, o que garante boa parte de sua agilidade para a realização de tarefas.

O Watson talvez seja, hoje, o principal exemplo de assistentes virtuais que utilizam cloud computing e Inteligência Artificial, mas ainda podemos citar vários outros, como a Alexa, da Amazon, Cortana, da Microsoft, e o Google Home.

Assim, podemos perceber que a junção de computação em nuvem e Inteligência Artificial veio para ficar e é uma das grandes tendências para o futuro do TI. Se a sua empresa ainda não trabalha com isso, é essencial que comece o quanto antes a implementar essas tecnologias em conjunto em seu negócio.

E se você não sabe como começar, então, entre em contato com a IPsense e converse com um de nossos consultores. Podemos auxiliar você nesse processo e fazer sua empresa prosperar!