Skip links

Como manter-se atualizado na área de TI? Confira nossas 5 dicas!

Um profissional que não se atualiza constantemente não tem mais espaço no mercado — essa afirmação cabe em vários graus nos diversos setores de trabalho, mas é na área de TI que ela se encaixa perfeitamente.

Mas, com tantas novidades e informações surgindo ao mesmo tempo, como se organizar para acompanhar tendências e novas soluções tecnológicas, sem perder o foco e absorver todo esse conhecimento? Neste post, falaremos sobre a importância da busca pelo aprendizado e como você pode transformar essa atitude em um hábito. Vamos lá?

A importância de manter-se atualizado

A inclusão crescente da tecnologia dentro das estratégias de negócio está levando todas as empresas a passarem por uma transformação digital — seja por enxergar as oportunidades que ela traz ou simplesmente por serem forçadas para se manterem competitivas.

Nesse cenário, o profissional de TI se torna uma figura central do planejamento e execução de novos processos, produtos e entrega ao público. O seu conhecimento e a sua visão da tecnologia como veículo prático de inovação são fundamentais para todos os departamentos dentro do escritório.

O problema aqui é que, quanto mais as tecnologias evoluem, mais rapidamente esse processo acontece. Por isso, para estar sempre à frente das possibilidades que o mercado apresenta e continuar como uma referência, o gestor responsável pela TI de um negócio precisa de uma atualização constante, se possível diária.

Manter-se atualizado não significa apenas ter noção do que está acontecendo no mundo e no seu setor, mas qual é a aplicação prática de novidades e tendências. Se você quer assumir esse papel de liderança e sonha em ver sua empresa se consolidando pela transformação digital, é a sua motivação em buscar o novo, o diferenciado que pavimentará esse caminho.

O valor da atualização para seu perfil profissional

Que tal crescer junto com a empresa? Manter-se atualizado na área de TI não é apenas uma maneira de tomar decisões melhores que afetem positivamente o negócio, mas uma forma de ampliar seus conhecimentos e aumentar a gama de habilidades que você tem a oferecer ao mercado.

Um profissional atualizado cria sua cultura própria de inovação, busca sempre soluções criativas para resolver problemas antigos. Essa proatividade o coloca em destaque e dá mais valor ao seu trabalho perante outros diretores. Assim, além de contribuir para o sucesso onde você estiver, um gestor de TI com esse perfil está preparado para abraçar todas as novas oportunidades que surgirem em sua carreira. 

5 dicas para se atualizar na área de TI

Então é hora de começar e incrementar seu conhecimento na área de TI para ampliar seus horizontes. Para ajudá-lo, destacamos as dicas essenciais para criar esse hábito e se desenvolver profissionalmente a partir daí. Veja:

1. Acompanhe canais especializados

A primeira dica é a mais simples quando falamos em atualização em qualquer assunto, área ou profissão, mas é sempre bom reforçar: a renovação profissional é uma busca diária por informação. Hoje, existem vários meios de consumir novidades e tendências da área de TI, como blogs, perfis em redes sociais, canais de Youtube — não só que falam amplamente sobre o setor, mas que também vão fundo em especificidades e nichos dentro dele próprio.

Ou seja, sempre há conteúdo que se encaixe com o que o motiva e o que você precisa para inovar na sua empresa. Agregadores de feed são uma excelente solução para unir tudo isso em uma página só e não se perder entre tantas novidades.

2. Siga experts da área

Uma extensão do tópico anterior: você precisa buscar entre essas fontes e informação mais do que as hard news e as manchetes chamativas. Uma boa ideia é seguir pessoas que você confia como conhecedoras e referências na área que produzem conteúdo relevante.

Esses profissionais, professores e analistas têm uma curadoria melhor do que é tendência e o que é apenas vaporware na área de TI, dando insights melhores sobre uma nova solução ou ferramenta tecnológica. Com análises mais profundas e os dois pés no chão, esses canais são mais apropriados para entender de verdade o impacto das novidades no seu trabalho.

3. Invista em especializações e novos graus de formação

Mas não é apenas de notícias e discussões que você desenvolverá uma capacidade prática de aplicar a tecnologia no seu ramo de negócio. A formação acadêmica ainda é muito importante como forma de atualização teórica e até conceitual do seu papel no mercado de trabalho.

Por isso, busque especializações que você ache interessante na sua área ou invista em graus maiores para a sua formação. Se você não tem o tempo ou o dinheiro no momento, devore as certificações profissionais que surgirem como uma oportunidade. Esse tipo de formação é uma ponte necessária entre as oportunidades de tendências na área de TI e a sua capacidade de formatar essa ideia dentro de um negócio em movimento.

4. Participe da comunidade

Muitas dessas novidades também vêm da interação entre vários profissionais na mesma área. Principalmente no setor tecnológico, a comunidade de profissionais costuma ser bastante unida — oferecendo materiais, ajuda para resolver um problema de código, soluções para problemas de estrutura, etc.

Nesse caso, você pode variar seu investimento pessoal entre redes voltadas para a TI, com assuntos mais técnicos e profundos, e redes sociais mais amplas, que o coloquem em contato com possíveis colegas, professores e até concorrentes. O importante é estar constantemente envolto nessa atmosfera.

5. Siga literalmente a inovação

Nossa última dica envolve um pouco mais de tempo e esforço, mas, por isso, pode trazer um valor extra ao seu perfil inovador que talvez não seja tão palpável no resto da nossa lista: que tal ir aonde a inovação está?

Seminários, feiras, congressos, são todos eventos que possibilitam o contato real com ideias e ferramentas que podem se tornar oportunidades, além dos profissionais que as desenvolveram. É ver em primeira mão o que se tornará um diferencial para sua empresa.

Se você quiser investir ainda mais na sua carreira, outra boa ideia é participar de intercâmbios e estágios em outros países. Sair de sua zona de conforto, ao mesmo tempo que você sai de um ambiente familiar, pode aguçar seu espírito inovador. Quando você voltar, se quiser voltar, terá uma bagagem profissional valiosa para o mercado e para as suas ideias de negócio.

Afinal, a área de TI está se transformando no ponto de partida para todas as novas estratégias e soluções que surgem no mundo corporativo. Se você está sempre por dentro das novidades e sabe como estruturar essa informação em ativos úteis para o seu crescimento, está um passo à frente da maioria dos seus colegas e concorrentes.

Então, por que você não começa a participar dessa comunidade e ser um agente da transformação digital, compartilhando esse post nas suas redes sociais?