Skip links

O que é Serverless Computing? Entenda mais!

Serverless computing, ou computação sem servidores, é uma evolução da nuvem. Baseada na ideia de Backend as a Service, o serverless elimina uma camada operacional de servidores que estão sempre ligados e aloca os recursos deles na nuvem.

Esse novo modelo serverless de nuvem está se consolidando com rapidez no mercado por oferecer mais flexibilidade e economia do que serviços já consolidados. É uma arquitetura em que a execução de códigos é totalmente gerenciada por um provedor em nuvem, ao contrário do método tradicional de desenvolvimento de aplicativos e a instalação direta em servidores.

Se você já utiliza cloud computing, mas quer extrair mais dela sem precisar se preocupar com implementação, adequação e ajustes de demanda frequentes, é hora de conhecer o serverless computing.

Nós explicamos o que é, como funciona e por que você vai conseguir otimizar seu investimento em tecnologia. Vamos lá?

O que é serverless computing?

Se você nunca ouviu o termo, deve estar estranhando a ideia de computação sem servidores. A verdade é que, apesar da nomenclatura, o serverless computing não significa que vamos abandonar (ainda) a necessidade de uma estrutura para manter a operação dentro de uma empresa.

Serverless computing é uma evolução da cloud computing. Na verdade, esse tipo de computação ainda requer servidores, e não reflete exatamente o que o próprio nome diz.

A nomenclatura computação sem servidor é usada, pois as decisões de gerenciamento e de planejamento da capacidade do servidor são ocultadas do desenvolvedor ou do operador — uma prática muitas vezes chamada também de Backend as a Service.

Isso significa que os desenvolvedores não precisam se preocupar com gerenciamento, provisionamento e manutenção de servidores ao implantar o código. Anteriormente, um desenvolvedor teria que definir a quantidade de capacidade de armazenamento e banco de dados necessária antes da implantação, abrandando todo o processo.

Toda a estrutura que sustenta o negócio é invisível para a empresa, dando a ela a segurança e liberdade para focar seus esforços de TI em estratégia, inovação e entrega.

Essas arquiteturas sem servidor referem-se a aplicativos que dependem significativamente de serviços de terceiros — como Backend ou “BaaS” — ou no código personalizado que é executado em contêineres efêmeros — “FaaS” (Function as a Service) ou Plataforma de Função como Serviço —, em que o host de fornecedor mais conhecido do que atualmente é AWS Lambda.

Essas arquiteturas eliminam a necessidade do sistema tradicional do servidor “sempre ligado” sentado atrás de um aplicativo. Dependendo das circunstâncias, tais sistemas podem reduzir significativamente o custo operacional e a complexidade das dependências dos fornecedores, além da imaturidade dos serviços de suporte.

Qual a sua relação com cloud computing?

É um modelo de execução de computação em nuvem mais maduro, em que o provedor da nuvem gerencia a alocação de recursos da máquina de forma dinâmica.

O servidor passa a ser uma responsabilidade gerenciada pela plataforma. Nos serviços mais oferecidos atualmente, o cliente ainda é responsável por decidir questões estruturais como o número ideal de servidores a serem alugados e realizar ajustes constantes para adequar oferta à demanda.

Com a prática do serverless computing, essa é mais uma camada operacional que deixa de ocupar o tempo da equipe de TI, atribuindo para a rotina apenas questões relevantes ao negócio.

Esse é o ponto em que o amadurecimento da tecnologia entra em destaque, ter disponibilidade de recursos de computação sem precisar se preocupar com a sua implementação e manutenção, independentemente do tamanho do negócio e do momento de mercado.

Quais as funções do serverless computing?

Como já dissemos, a função principal da computação sem servidor é tirar dos desenvolvedores o fardo de lidar com questões operacionais secundárias ao negócio. No entanto, muitas outras qualidades inerentes à cloud computing são otimizados nesse modelo.

Com o serverless computing, por exemplo, é possível aumentar a produtividade de todos os departamentos da empresa com um sistema que se adéqua perfeitamente às necessidades — inclusive oferecer estruturas diferentes para processos dentro da mesma cadeia.

Um exemplo dessa otimização e aumento da produtividade está no trabalho dos próprios desenvolvedores — as unidades de código expostas ao mundo exterior são funções mais simples, o que otimiza a tarefa de desenvolvimento de software backend.

É possível também ter um excelente desempenho de sistema com todas as ferramentas garantidas para desenvolvimento, monitoramento e operação. Em termos gerais, a obrigação de um bom serviço do tipo é oferecer disponibilidade, independentemente do cenário.

Por que investir em serverless computing?

Já discutimos um pouco sobre o que é e como funciona o serverless computing. Porém, agora é hora de ir ao que interessa e descobrir como esse novo modelo de computação na nuvem pode ajudar sua empresa na prática. Sabemos que num primeiro momento, a solução está sendo mais difundida fora do Brasil, mas é importante entendermos os principais benefícios e por que investir no serviço.

Reduz custos

O grande segredo para uma TI eficiente em custos é alocar investimentos com otimização de retorno — nem gastar pouco, criando gargalos na produção e entrega para o cliente, nem gastar demais, desperdiçando dinheiro em recursos ociosos. Serverless computing pode ajudá-lo nessa tarefa, reduzindo significativamente os custos para a empresa.

Com a cloud computing, já era possível ter esse tipo de flexibilidade nos gastos, mas a decisão de oferta e previsão para o futuro ficava por conta do cliente. No serverless computing, essa variação fica por conta do provedor, que tem a capacidade de ajustar com precisão a sua demanda por performance.

Por exemplo, se seu código não estiver em execução, não há cobrança. É esse tipo de vantagem que elimina a necessidade de provisionar recursos com antecedência e traz muito mais economia para a empresa.

O Serverless é a solução mais simples de terceirização. Ele permite que você pague alguém para gerenciar servidores, bancos de dados e até mesmo a lógica do aplicativo que você pode gerenciar de outra forma.

Uma vez que você está usando um serviço definido que muitas outras pessoas também usarão, há um feito de economia de escala, em que você paga menos por seu banco de dados gerenciado porque um fornecedor está executando milhares de bancos de dados muito semelhantes. Os custos são reduzidos tanto em relação à infraestrutura quanto às pessoas (operações e desenvolvimento).

É um modelo totalmente flexível

Não é só nos custos que o serverless computing garante flexibilidade ao negócio. Essa própria natureza ajustável dos servidores sem a necessidade de atuação direta do cliente permite uma agilidade muito maior do que a cloud computing para escalar um sistema em um cenário de crescimento acentuado.

A grande sacada desses novos modelos de nuvem é passar o controle de ajuste de desempenho de servidores individuais para unidades de consumo (como quantidade de armazenamento, throughput ou memória).

E como essa responsabilidade não está nas mãos da TI interna, ela pode se preocupar em colocar seus planos de negócio em prática, sem o medo de ter que lidar com a alocação e adequação de novos processos dentro do sistema.

A otimização também está diretamente ligada a economia de custos da FaaS. As otimizações de desempenho que podem ser feitas no código não só aumentarão a velocidade do aplicativo, mas também terão um link direto e imediato para a redução dos custos operacionais, sujeito à granularidade da tarifação do seu fornecedor esquema.

Por exemplo, se cada uma das operações demora, atualmente, 1 segundo para ser executada e, devido a essa flexibilidade, você poderá reduzir isso para 200 ms, verá imediatamente a economia de 80% em custos de computação, sem fazer alterações de infraestrutura.

Diminui o risco de ameaças ao sistema

Tirar o gerenciamento de dentro da empresa é uma forma também de diminuir as brechas de segurança às quais um sistema está exposto no dia a dia.

Bons provedores de serverless computing têm equipes especializadas em segurança que têm um controle maior sobre atualizações, monitoramento de ofensores e planos de contingência que garantam a disponibilidade, já que toda a operação está em apenas um dos lados do sistema.

Já são muitos os casos comprovando que, por melhor que seja sua equipe interna de TI, nenhuma empresa conseguirá o nível de segurança oferecido por um bom provedor de nuvem, com tecnologia e profissionais dedicados a essa função.

Intensifica a sinergia entre setores da empresaestudo

Como os recursos oferecidos pelo serverless computing são adaptáveis de acordo com a produção e operação de cada setor da empresa, fica muito mais fácil criar sinergia entre profissionais de diferentes áreas.

O modelo oferece, ao mesmo tempo, integração entre processos em um sistema único e flexibilidade de ferramentas para que cada tarefa seja realizada da forma mais otimizada possível dentro do contexto de uma cadeia operacional. Isso é bom para a organização no longo prazo e está associado a benefícios como mais produtividade, eficiência e menos desperdício de recursos.

É uma vantagem competitiva para o futuro

Por último, investir em serverless computing é uma forma de usar todas essas vantagens citadas para ganhar mais competitividade no futuro. O sucesso em um mercado digital está se voltando para otimização de processos e agilidade de entrega, além da velocidade para se ajustar a novos rumos e aproveitar novas oportunidades.

Quais os desafios do serverless computing?

Se está pensando em implementar o serverless computing na sua empresa para obter todos os benefícios que mencionamos aqui, é hora de atentar para os desafios que o projeto colocará a sua frente. Há alguns pontos de atenção que precisam estar no seu radar durante a implementação.

Velocidade de conexão

O principal ponto é o seu relacionamento com o provedor de internet e a capacidade que ele tem de oferecer a velocidade e estabilidade que serverless computing exige. Como todo o seu servidor será migrado para a nuvem, sua internet precisa estar em boa forma para dar conta do recado.

O primeiro passo, portanto, antes da implementação deve ser avaliar as velocidades médias e a quantidade de uptime que a sua empresa obtém todos os dias.

Uma má conexão pode prejudicar todo o seu trabalho com serverless computing, deixando a empresa inoperável por grandes períodos de tempo. Se não tem uma rede corporativa boa, comece com um projeto de rede de alta capacidade e apenas quando ele estiver concluído e implementado comece a migração para serverless computing.

Escalabilidade de hardware

Há ainda outro ponto muito importante na transformação da sua empresa em uma organização serverless, a capacidade de escalar quando o assunto é hardware. Muitos se esquecem de que, embora boa parte da computação corporativa esteja na nuvem, as ferramentas utilizadas pelos colaboradores devem dar suporte para as tarefas do dia a dia e estarem prontas para escalar junto com a organização.

A nuvem, e o serverless computing, oferecem escalabilidade ilimitada, o que é ótimo para as empresas. Mas boa parte delas escolhe manter recursos de rede local e deve estar atenta para garantir que esses recursos sejam escaláveis e compatíveis com o crescimento esperado do negócio.

Invista em monitoramento

Outro aspecto muito importante no sucesso de serverless computing é o monitoramento das aplicações. Ao implementar você terá acesso às ferramentas de monitoramento básico, mas elas provavelmente não serão o suficiente para que domine completamente o seu serverless.

A maioria das ferramentas analisa métricas como número de erros e concorrências, mas você também vai querer saber o número de invocações, o custo total do serverless, a quantidade de memória que é utilizada pela sua equipe, entre muitos outros dados importantes para avaliar tanto a eficiência da ferramenta quanto o custo-benefício dela.

Por isso, invista em um recurso de monitoramento mais completo quanto antes. Algumas opções, como o Dashboard e o New Relic oferecem integração com a maioria dos provedores de serverless, além de métricas que fazem toda a diferença.

O serverless computing é a evolução de um modelo que já está consolidado e busca sempre práticas, métodos e tecnologias para facilitar a vida do profissional de TI. Sem se preocupar de vez com gerenciamento e manutenção do sistema, você fica bem mais confortável para planejar e encontrar soluções inovadoras que conquistem seu público.

Se é desse tipo de flexibilidade e confiança que você precisa para processos mais econômicos e eficientes, é hora de começar a pesquisar mais o assunto e encontrar empresas que te indiquem o melhor caminho a seguir.

Quer começar agora a utilizar serverless computing na sua empresa e ver todos esses benefícios que conhecemos aqui funcionarem na prática? Fale agora mesmo com a nossa equipe e descubra como!