Possibilidade derivada da Computação em Nuvem e responsável por formar todo o parque tecnológico da empresa, integrando todas as suas tecnologias que se referem ao controle e ao manuseio das informações de negócio. Basicamente, é assim que pode ser descrito um Data Center Virtual (DCV). 

Em termos práticos, estamos nos referindo a um modelo que consiste, como o próprio nome sugere, na virtualização completa da sua infraestrutura de TI. Seu objetivo é simples, mas de grande valor: simular, em um ambiente digital, o funcionamento de um conjunto de servidores físicos, que por sua vez serão interligados entre si de modo absolutamente natural, mesmo estando localizados em regiões distintas. 

Neste artigo, apresentaremos os principais pontos sobre o assunto. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite! 

Como funciona um Data Center Virtual?

É importante que você saiba que um Data Center Virtual opera de forma unificada e com uma interface de alto nível, provida por uma camada extra de proteção que atua para harmonizar os seus três recursos principais:

  • computação (processamento de memória);

  • storage (armazenamento de dados);

  • rede (internet e privada).

Cada um dos componentes (juntamente aos seus respectivos subcomponentes) é emulado por uma série de diferentes softwares, todos se comunicando entre si. Essa integração é o que resulta na composição de um sistema lógico de Data Center, se comportando como uma infraestrutura física, porém, centralizada pela nuvem e de fácil gerenciamento.  

Quais as suas diferenças em relação ao Data Center Físico?

Enquanto o Data Center Virtual é uma alternativa que funciona em infraestruturas de computação em nuvem, um Data Center Físico é alocado em uma estrutura dentro da própria empresa (local) ou contratado externamente (outsourcing).

Essa opção é utilizada e gerenciada por somente uma companhia. Por essa razão, ela se torna responsável por escolher os softwares, hardwares e equipamentos que serão empregues na gestão dos serviços de TI. O dimensionamento da infraestrutura e as maneiras pelas quais serão realizadas as políticas de manutenção também são de sua responsabilidade. 

Essa particularidade dá a organização um elevado controle sobre todos os aspectos do seu ambiente de TI, incluindo políticas de segurança, controles de acesso e peças utilizadas para manter os servidores em funcionamento. 

No Data Center Virtual, por sua vez, a empresa não precisa se responsabilizar por nada disso, pois a infraestrutura de trabalho será contratada de acordo com suas necessidades e demandas de processamento, capacidade de armazenamento, memória RAM e outros fatores relevantes. 

Em vista desse ambiente contratado e previamente configurado, o nível de controle sobre ele torna-se menor quando comparado a um Data Center Físico, já que a obrigação por mantê-lo funcionando é do provedor do serviço. No entanto, cabe salientar que essa reduzida capacidade de gerir os detalhes (softwares, hardwares e equipamentos) proporciona aos gestores de TI a possibilidade de poder se preocupar apenas com as rotinas estratégicas. 

Quais são as vantagens do Data Center Virtual? 

Na sequência, vamos aos benefícios do Data Center Virtual. Todos eles são claros e evidentes, podendo ser aproveitados por todo e qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho dela.

Escalabilidade

Começaremos pela escalabilidade. Em vez de ter que adquirir novos equipamentos sempre que a sua necessidade aumentar, com um Data Center Virtual você só precisará contatar o fornecedor e solicitar mais recursos e espaço, por exemplo.

O mesmo acontece nos casos em que suas demandas diminuírem, bastando pedir ao provedor que reduza a capacidade de processamento, memória RAM, etc. O ponto positivo é que esse benefício permite que a companhia tenha uma infraestrutura de TI sustentável e sempre adequada à sua realidade.  

Manutenção garantida

Como citamos anteriormente, a manutenção dos dispositivos e soluções tecnológicas de uma Data Center Virtual é uma responsabilidade do fornecedor. Portanto, ela é garantida! Isso ocorre porque é na venda dos seus serviços que está a sua atividade principal, sendo a manutenção (preventiva e preditiva) um dos fatores mais qualificativos em relação às suas entregas. 

Os melhores provedores jamais deixarão que os seus clientes tenham problemas, pois além de trabalharem na antecipação dos contratempos, oferecem um suporte técnico especializado de 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Rentabilização do investimento

Outra vantagem que merece destaque é a rentabilização do investimento, uma vez que você pagará unicamente pelo que de fato utiliza. Em outras palavras, investirá especificamente nas necessidades concretas do negócio, sejam elas grandes ou pequenas.

Tecnologia avançada

Vale ressaltar também a tecnologia avançada, sobretudo pela utilização do conceito IaaS (Infrastructure as a Service). A questão que faz disso uma verdade é a mesma que mencionamos na manutenção garantida, a que impele aos provedores de Data Center Virtual a obrigatoriedade de oferecer o que há de melhor.

Do contrário, não conquistarão espaço no mercado. O aspecto mais positivo, aqui, é que ao ter à sua disposição as últimas tecnologias, ganha-se rapidez e uma excelente performance operacional como um todo. 

Além disso, a segurança das suas informações também é reforçada, já que entre os recursos tecnológicos mais avançados estão inclusos sistemas de:

  • firewall;

  • antivírus corporativo;

  • cloud backup;

  • planos de recuperação de desastres;

  • criptografia de dados;

  • proteção contra ataques DDoS.  

Redução de custos 

Compras de softwares e hardwares, licenciamentos de uso, instalações, manutenções e renovações de garantia, enfim, tudo isso será eliminado ao optar por um Data Center Virtual. A redução de custos é considerável, sendo que os únicos gastos serão relativos ao pagamento dos serviços contratados. Nada mais. 

Controle da infraestrutura

Não importa o lugar ou horário, com um dispositivo móvel em mãos (notebook, tablet ou smartphone) e acesso à internet você conseguirá controlar toda a sua infraestrutura. Isso significa que a gestão dos sistemas, dados e recursos poderá ser feita à distância: acessá-la para executar as funções de controle e monitoramento dos ativos online é simples e muito fácil. 

Para concluir, não poderíamos deixar de citar a importância de contratar um fornecedor especializado. Quanto aos benefícios de um Data Center Virtual não há o que se discutir, contudo, obtê-los sem ter cuidado com a escolha do provedor pode não ser possível. 

Por essa razão, entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções. Somos especialistas em Cloud Computing e reconhecidos pela qualidade dos serviços que prestamos!