Você já ouviu falar em transformação digital? Empresas no mundo todo estão apostando nessa iniciativa para trazer mais inovação e incentivar o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, além de oferecer experiências mais personalizadas aos seus clientes.

A transformação digital também pode ser definida como o uso de tecnologias nos processos da empresa, trazendo alguns benefícios, como mais conectividade entre funcionários e colaboradores, mais agilidade nas operações da empresa e melhor relacionamento com o consumidor.

Esse fenômeno pode provocar um grande impacto não apenas dentro da organização, como na sociedade. O surgimento de novas aplicações pode transformar tanto a metodologia de trabalho da empresa quanto a forma como os clientes consomem produtos e serviços. 

Neste artigo, vamos aprofundar o conceito de transformação digital e explicar como a nuvem pública pode contribuir para o seu desenvolvimento. Boa leitura!

Entenda o que é transformação digital

A transformação digital pode ser traduzida como a reestruturação de processos empresariais, utilizando a tecnologia como elemento central. Isso significa que a empresa absorve uma cultura digital que objetiva o ganho de produtividade. Essa mudança vai além de iniciativas como investir em redes sociais, em softwares ou em ferramentas digitais — a empresa deve implementar mudanças decisivas, que realmente trarão o resultado esperado.

Saiba a importância da transformação digital nas empresas

Agora que você já entendeu o principal conceito de transformação digital, vamos listar os principais benefícios dessa iniciativa. Confira!

Traz inovação para a empresa

Sem dúvidas, o principal benefício da transformação digital é que ela agrega mais inovação ao empreendimento. A empresa pode se tornar revolucionária em diversos aspectos, como:

  • na forma como a organização gerencia seus processos;

  • na maneira que ela oferece uma melhor experiência aos seus clientes;

  • na forma como ela propõe melhor qualidade de vida aos seus funcionários e colaboradores;

  • com uma proposta de valor diferenciada nos seus produtos ou serviços.

Vale reforçar que uma empresa não precisa ser necessariamente do setor de TI para investir em inovação. 

Auxilia na retenção de funcionários 

Não há dúvidas de que a era digital traz mais segurança e comodidade às pessoas. Nas empresas, a transformação digital também é capaz de mudar o estilo de vida dos funcionários, com ferramentas que auxiliam na sua produtividade. 

Ajuda a impulsionar negócios

Uma das consequências da transformação digital é que ela possibilita novas oportunidades de negócios. Além disso, o aumento de desempenho é outro ganho que a empresa recebe ao investir na mudança, o que pode ajudar no desenvolvimento e no crescimento da companhia.

Confira os principais desafios das empresas com a transformação digital

Por se tratar de mudança drástica, muitas organizações enfrentam dificuldades para iniciar a transformação digital. Porém, apesar de exigir um grande esforço, essa mudança pode ser realizada por empresas de diferentes portes e segmentos. Abaixo, listamos alguns dos desafios que as companhias enfrentam para implementar esse conceito.

Dificuldade de adaptação

Por se tratar de uma mudança drástica, que envolve todos os níveis hierárquicos da empresa, a adaptação pode ser lenta e difícil. Por isso, é importante que a companhia comunique e treine seus funcionários sobre as iniciativas realizadas na empresa, reforçando o propósito da transformação digital.

Infraestrutura inadequada

Embora nem sempre sejam necessários altos investimentos em TI para efetuar a mudança, muitas companhias sofrem com uma infraestrutura precária ou ultrapassada. Portanto, é preciso priorizar os investimentos em tecnologia para que a mudança seja viável.

Obstáculos para encontrar talentos

Além de investir em tecnologia, a companhia também precisa de profissionais capacitados a fim de trazer inovação para a empresa. Encontrar e reter talentos é uma dificuldade que muitas organizações enfrentam, especialmente porque há uma procura muito grande no mercado por pessoas altamente capacitadas.

Veja como a nuvem pública auxilia na transformação digital

nuvem pública é uma excelente ferramenta para auxiliar na transformação digital. Abaixo, listamos alguns benefícios que esse recurso pode trazer para a empresa. Entenda.

Otimização de investimentos

Por se tratar de um recurso disponível online, empresas que investem na nuvem pública têm uma significativa redução de custos na compra, na gestão e na manutenção de hardware local e na infraestrutura de aplicativo. Isso permite que a companhia destine recursos financeiros a outros setores que possam fomentar a transformação digital.

Segurança de dados

A segurança de dados é outro elemento importante na transformação digital. Embora nenhuma tecnologia digital esteja imune a ataques e a sequestro de dados, as nuvens públicas têm rigorosos sistemas de segurança que garantem a proteção das informações da empresa.

Desenvolvimento de IoT

A nuvem pública é uma forte aliada da IoT (Internet of Things, ou “internet das coisas”, em português). Isso porque o desenvolvimento e o funcionamento dessas aplicações depende de uma alta performance e de espaço de armazenamento — dois recursos oferecidos pela nuvem pública.

Agilidade no desenvolvimento de soluções

Por possibilitar um acesso facilitado aos funcionários e aos colaboradores da empresa, a nuvem pública permite um desenvolvimento mais ágil nas soluções de negócios. Além disso, ela também é capaz de automatizar uma série de pequenas tarefas, que permitem maior otimização de processos.

Entenda como implementar a transformação digital com o apoio da nuvem

Sua empresa tem interesse em desenvolver a transformação digital? Então, a nuvem pública pode ser um excelente recurso de apoio no momento de implementar essa inovação. Nesse cenário, o primeiro passo é identificar as necessidades da sua empresa e reestruturar processos. Dessa forma, é possível compreender melhor quais são os recursos indispensáveis que sua empresa necessita para a transformação digital. 

Em seguida, converse com sua equipe de TI para compreender as necessidades específicas do setor. Isso ajudará a entender melhor quais são as ferramentas necessárias no cotidiano da empresa e a escolher uma aplicação que corresponda às suas exigências. 

Finalmente, pesquise com cuidado suas opções. Há uma série de nuvens públicas disponíveis no mercado, e é importante conhecer a empresa desenvolvedora antes de contratar o seu serviço. Converse com um representante e confira as avaliações de clientes e cases de sucesso para, então, tomar uma decisão definitiva!

E então, gostou do nosso artigo sobre transformação digital? Então baixe o nosso e-book sobre como migrar para a nuvem e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!