É possível fazer uma gestão focada na redução de custos com cloud computing? É claro que sim! O investimento em nuvem não é só uma forma de buscar performance, flexibilidade e praticidade para o seu trabalho, mas uma fonte de novas estratégias voltadas para a eficiência produtiva: fazer mais gastando menos.

O que você acha de começar a ter esses benefícios todos na sua empresa? Então, veja algumas dicas de como fazer uma gestão voltada para a economia usando a nuvem como ponto de partida. Confira!

Equilibrando oferta e demanda

O ponto principal na relação entre a cloud computing e a redução de custos de TI está na forma como ela é entregue. Ao contrário do modelo tradicional, em que o(a) gestor(a) de TI precisa prever e antecipar-se a demandas na hora de investir em tecnologia, na nuvem, esse dimensionamento é feito de forma simplificada e em tempo real.

Esta é a flexibilidade da cloud: o cliente do serviço paga apenas pelos recursos de que precisa. Ao manter o controle sobre essa dinâmica e alocar apenas o que a empresa precisa, você consegue diminuir os custos em tempos de baixa demanda, usando o dinheiro economizado para novos investimentos ou até na expansão da infraestrutura, visando ao futuro.

Mudando os modelos de licenças

Essa flexibilidade só é possível pelo modelo de licenças adotado na oferta de cloud computing. Cada vez mais gestores de TI estão trocando a aquisição de softwares, ferramentas e hardware por modelos de assinatura.

A vantagem desse tipo de licença é a previsibilidade de gastos em tecnologia e a garantia de um sistema sempre atualizado — a manutenção e os updates da infraestrutura ficam por conta do provedor. Quanto mais você aposta nessa transição, mais você economiza. De quebra, diminui muito o risco na hora de planejar novas estratégias de negócio baseadas em tecnologia.

Reduzindo o custo total de propriedade

O resultado da mudança de investimentos de bens de capital para bens de serviço (as assinaturas) é que a empresa depende menos de equipamentos próprios para ser produtiva. A redução do custo total de propriedade permite mais flexibilidade nos investimentos e agilidade para mudanças de estratégia que acompanhem novos nichos e demandas. É como tirar um peso das costas da sua equipe e transformar esse fôlego em mais produtividade.

E essa é uma vantagem também econômica. Ao se livrar de uma infraestrutura própria, você elimina custos com manutenção, que podem se tornar ganhos significativos em longo prazo.

Automatizando o sistema

Ao automatizar tarefas rotineiras, como backups, monitoramento e controle de acesso, você tem uma economia indireta: a equipe de TI perde menos tempo com funções manuais e repetitivas e tem mais espaço para cumprir um papel mais estratégico na empresa — buscando soluções em tecnologia para o crescimento do negócio.

Como em qualquer setor corporativo, tempo é dinheiro. A automação pode não economizar diretamente, mas ela permite que a TI produza mais utilizando menos recursos.

Otimizando processos

Essa vantagem se expande para todos os departamentos. A nuvem, quando bem implementada e gerenciada, tem a capacidade de otimizar processos administrativos e operacionais. O resultado é uma empresa mais eficiente.

Por eficiência entende-se utilizar recursos de forma mais racional para atingir uma maior qualidade de entrega. Se há integração e ferramentas inteligentes no sistema (oferecidos pela nuvem), o trabalho é feito com mais agilidade e com menos retrabalho — um vilão no gasto desnecessário de tempo e dinheiro.

Implementando o trabalho remoto

O trabalho remoto vem sendo um grande aliado da TI no mundo inteiro para reduzir custos, não só no departamento, como em toda a empresa. Nesse modelo, a nuvem corporativa é gerenciada e acessível para todos os colaboradores cadastrados, em qualquer lugar, hora e dispositivo.

O resultado é menos tempo de deslocamento para funcionários, flexibilização para o horário útil, tomadas de decisão mais rápidas e até a diminuição do uso de recursos no escritório — luz, água, material de escritório etc. Essa não é uma redução especificamente do uso de tecnologia, mas que faz, sim, muita diferença para a empresa.

Incrementando a segurança

Quem disse que segurança também não significa economia? Hoje, a coleta de dados de negócio e a sua utilização em novas estratégias de mercado são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Se informação é um ativo cada vez mais valioso, protegê-la significa proteger seu patrimônio.

A automação e terceirização do gerenciamento da nuvem permite que a proteção de dados seja facilitada, exija menos recursos e menos tempo da equipe de TI. Este é outro ganho indireto: o investimento feito em segurança na cloud computing pode parecer um gasto a mais, mas, em longo prazo, significa praticidade na sua gestão e evita que qualquer comprometimento resulte em prejuízos para a imagem e o bolso da empresa.

Implementando melhorias contínuas

Além de todos os ganhos que fornece em determinados quesitos, como gestão, operação e atendimento, a nuvem é uma impulsionadora de inovação. Ela é uma plataforma perfeita para testar novas ideias, inteirar sobre produtos e buscar formas mais eficientes de realizar qualquer trabalho.

Isso significa que investir na nuvem é investir em uma melhora constante. Melhora de qualidade, de agilidade e também de economia. Portanto, uma boa dica para redução de custos com cloud computing é nunca parar de buscar formas melhores de utilizar essa estrutura. Quanto mais otimizados forem o seu sistema e o seu gerenciamento, mais o negócio como um todo tem a ganhar — e, claro, economizar.

Buscando ajuda para a redução de custos com cloud computing

Porém, para aproveitar ao máximo as práticas de economia possibilitadas pela nuvem, é mais fácil contar com uma ajuda especializada nesse tipo de gerenciamento.

Uma empresa parceira pode ajudá-lo(a) a encontrar as melhores soluções para o seu sistema, acompanhar a evolução de performance atrelada a ele e identificar oportunidades de redução de custos com cloud computing em todas as suas etapas — desde o planejamento, passando pela implementação, até a sua utilização no dia a dia.

O que você está esperando, então, para investir na nuvem? Entre em contato conosco! A IPsense tem anos de experiência e expertise na contratação, implantação e gestão de soluções em cloud computing.