Você utiliza a business intelligence na sua empresa? Para se manter num mercado competitivo, as companhias têm apostado na tecnologia para realizar previsões e antecipar tendências que possam aparecer no mercado, criando uma verdadeira corrida tecnológica.

Afinal, sabemos o quanto é arriscado ficar para trás quando o assunto é acompanhar as novidades, correto?

Além das inovações tecnológicas em si, há o próprio comportamento humano, que tem se modificado com o advento da tecnologia. O problema é que, no mercado, há poucas ferramentas capazes de gerar informações realmente relevantes para a sua companhia, então, como proceder?

Ao terminar de ler o artigo, você entenderá como a business intelligence poderá melhorar não apenas a produtividade, mas trazer resultados expressivos para a sua companhia. Mas antes, entenda mais sobre o que é essa tecnologia.

Entenda o que é business intelligence

De forma prática, a Business Intelligence vai além de uma simples ferramenta. Isso se deve ao fato da prática precisar, além de um software de análise de dados, desenvolver processos inteligentes para entregar os melhores resultados para seus clientes.

Dito isso, o software é responsável por processar as informações coletadas para entregar uma análise completa que será, por sua vez, interpretada por sua equipe de desenvolvimento.

Ao delegar a complexa tarefa de análise ao software, a sua equipe poderá focar seus esforços em suas respectivas áreas de atuação, melhorando a estratégia e qualidade de entrega.

Antecipe tendências e riscos

Para se desenvolver no mercado, sabemos o quanto é fundamental estar à frente da concorrência, mas, para isso, é preciso saber como observar as tendências e oportunidades que venham a aparecer.

A questão é que cruzar dados obtidos tanto fora quanto dentro da companhia pode ser desafiador, caso a empresa não tenha uma ferramenta apropriada para a análise.

É por esse motivo que a BI surge como uma ótima escolha no processo de apresentar inovações que venham a acontecer, tanto nos próximos meses, quanto nos próximos anos.

A estratégia se baseia em fatos, possibilitando projetar, com maior clareza, o que de melhor poderá surgir no mercado. No entanto, há uma parcela mínima de erros que podem vir a acontecer em seu processo. 

Agilize a tomada de decisões

Você se preocupa em observar a concorrência para entender qual o próximo movimento que eles vão fazer? Saiba que apenas utilizar a prática é pouco eficiente, caso você tenha o interesse de destacar no mercado.

Para isso, é preciso que você foque em sua própria realidade e busque criar diferenciais em seu negócio por meio da coleta de informações consistentes para facilitar a tomada de decisões.

O problema é que a prática manual pode gerar informações não apenas tendenciosas, mas, também, consumir boa parte do tempo de sua equipe, retornando grandes custos para o seu negócio.

Por outro lado, ao usar a BI, sua equipe conta com informações analisadas por meio de cálculos complexos para que vocês precisem apenas desenvolver um plano eficiente com as informações geradas. Isso traz maior autonomia e agilidade na hora se decidir por um caminho ou outro.

Evite o desperdício de informações e dados

Um dos maiores problemas encontrados por uma empresa que não utiliza a BI é na dificuldade de usar as informações coletadas em sua base de dados, resultando no desperdício de informações que poderiam ser úteis para a companhia.

Dessa forma, a prática se torna custosa, resultando apenas na geração de números, estatísticas e dados sem real utilidade para a sua equipe. Afinal, sabemos o quanto é complicado retirar informações de diferentes fontes, como CRM, documentos, arquivos, planilhas e ERP.

Com a business intelligence, a empresa passa a coletar os dados das fontes citadas acima com melhor eficiência, possibilitando transformar as informações em indicadores e métricas eficientes e concisas.

Diminua o tempo de reação ao mercado

Para manter uma empresa competitiva no mercado, sabemos o quanto é fundamental a empresa estar preparada para mudanças futuras.

Seja mudanças tecnológicas ou no próprio comportamento das pessoas, ao contar com a tecnologia de business intelligence, você tem acesso a dados de grande importância capazes de antecipar tendências que venham a acontecer.

Assim, a equipe de desenvolvimento estará preparada para desenvolver estratégias assertivas para atrair o público-alvo.

Melhore o relacionamento com o cliente

Um dos maiores desafios encontrados pelas companhias é manter um bom relacionamento com os clientes da corporação, mas onde a BI pode ajudar nisso?

Seja para oferecer o melhor atendimento ou o produto correto, é fato que a análise assertiva de dados podem gerar melhores estratégias para persuadir os usuários.

Por meio da business intelligence, a empresa pode coletar rapidamente as informações do usuário, desde as compras realizadas anteriormente, até em assuntos pesquisados recentemente, sendo eficiente no momento de entender o seu comportamento.

Dessa forma, a consolidação de dados permite que você possa oferecer os produtos que mais se encaixem no perfil dos usuários.

Tenha um aumento na produtividade com business intelligence

Entendemos o quanto as tarefas analíticas complexas dependem de tempo até serem completamente compreendidas, principalmente se precisar lidar com um grande número de informações.

Por esse motivo, a utilização de uma ferramenta que consolide os dados se torna uma opção fundamental para o negócio. Imagine economizar semanas de trabalho desgastante?

Ao contar com as plataformas de BI, os profissionais têm acesso aos dashboards, um programa que dá acesso à visão completa sobre todos os setores da companhia.

Dessa forma, os colaboradores podem visualizar as informações já consolidadas, poupando tempo de sua equipe em realizar uma análise pouco prática de arquivos, planilhas, relatórios e outras bases de dados.

Assim, é natural que você e seus colaboradores passem a ter maior produtividade em analisar as informações por meio de gráficos práticos e intuitivos.

Como vimos no artigo, a business intelligence deixou de ser uma opção para uma empresa. O seu papel é fundamental para desenvolver estratégias, facilitar o entendimento da equipe e trazer maior produtividade na tomada de decisões.

Além disso, por meio de sua tecnologia, é possível desde antecipar tendências até compreender melhor o comportamento do consumidor, tornando-se essencial para o desenvolvimento de um produto.

Para saber mais sobre o que a tecnologia de business intelligence pode oferecer para a sua companhia, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Google Plus!