Você já se questionou sobre o que a TI tem a ver com a gestão de pessoas? Pois saiba que essas duas áreas do conhecimento podem atuar com parceiras de forma a potencializar os resultados da sua empresa

Em qualquer organização ou equipe de trabalho, são os colaboradores e membros que geram os resultados de sucesso. Portanto, é essencial saber como motivar e engajar o time e criar um bom ambiente de trabalho para essas pessoas, permitindo que elas direcionem os esforços em torno dos objetivos do negócio. 

Quer saber como utilizar a gestão de pessoas para potencializar os resultados da sua equipe de TI? Então continue a leitura e confira nossas 7 dicas!

Dicas sobre gestão de pessoas para a área de TI

1. Entenda como selecionar membros para a equipe 

O primeiro passo para montar uma equipe de sucesso é o processo de seleção de membros. Você precisa estabelecer critérios e entender muito bem as suas necessidades na hora de escolher os melhores talentos para fazer parte do time. Portanto, entenda muito bem quais são as habilidades técnicas que você espera do profissional. Além disso, procure determinar também alguns comportamentos desejáveis ― as chamadas competências comportamentais. 

A partir disso, crie um processo seletivo no qual você possa observar essas habilidades e descobrir qual se encaixa melhor na sua equipe. Lembre-se: é importante que os seus colaboradores sejam diferentes entre si para garantir que um complemente as habilidades do outro. Portanto, saiba que você não vai encontrar um profissional completo, mas sim aquele que complementa o seu setor perfeitamente. 

2. Invista na capacitação do time 

Mesmo que os seus colaboradores já tenham bastante conhecimento técnico, é importante investir no desenvolvimento constante do time. Isso, além de melhorar o desempenho dos membros da equipe, também aumenta a motivação e engajamento no trabalho. Afinal, todo profissional almeja o crescimento e desenvolvimento na área na qual atua. 

Portanto, identifique os gaps de capacitação da equipe — aquelas habilidades que podem ser desenvolvidas —, assim como os interesses dos colaboradores, e busque treinamentos focados nesses elementos. Além disso, vá além das competências técnicas e auxilie os colaboradores a desenvolver também habilidades comportamentais que possam ajudá-los nas atividades diárias e no desenvolvimento pessoal e profissional. Você vai perceber a diferença no cotidiano de trabalho.

3. Conheça os colaboradores 

Para estabelecer uma relação de confiança, é essencial que você conheça a sua equipe e entenda quais são as características mais marcantes de cada um dos colaboradores. Busque conhecer traços de personalidade, desejos e sonhos profissionais, objetivos de carreira e outros elementos importantes. 

Com isso, é possível criar uma relação mais próxima com os membros do time, o que faz com que a confiança mútua seja estabelecida. Além disso, ao entender as principais necessidades e desejos dos colaboradores, você é capaz de investir em estratégias eficazes direcionadas para esses elementos. 

4. Saiba dar (e receber) feedback

Uma das ferramentas mais importantes de uma gestão de pessoas eficiente é o feedback. É por meio dele que você comunica o colaborador sobre seu desempenho, os principais pontos positivos do trabalho e os elementos que devem ser melhorados. 

Mas quando se fala em feedback, é preciso lembrar que existem técnicas adequadas para esse processo. Isso porque todas as pessoas dão retornos o tempo todo, seja por meio de um comentário, seja por uma expressão facial ou até mesmo pela postura corporal. Mas nem todos são eficientes. Acredite: algumas formas de dar retorno sobre um trabalho podem despertar emoções e sentimentos negativos ao invés da melhoria dos resultados. 

Portanto, aprenda as melhores formas de dar feedback para o time de forma eficiente. Além disso, encoraje seus colaboradores e esteja sempre aberto a receber comentários e sugestões. Dessa forma, você mantém o canal de comunicação sempre aberto e ainda pode se surpreender com as soluções apresentadas pela equipe. 

5. Descubra como motivar a equipe 

A motivação e o engajamento são elementos centrais de bons resultados e alta produtividade de colaboradores. Porém, não existe uma fórmula secreta para despertar esses fatores. É importante ter cuidado na hora de escolher as melhores estratégias para a sua equipe. Comece conhecendo a sua equipe e busque entender quais são os elementos que mais geram motivação nos colaboradores. Pode ser uma boa remuneração, estratégias de reconhecimento, benefícios ou, talvez, aumento da participação nos processos de decisão. 

A partir dessa pesquisa, implemente estratégias direcionadas para o que foi encontrado e sempre colha feedback com a equipe para identificar pontos de melhoria nesses planos de ação. 

6. Tenha objetivos claros 

Para que a equipe realize as atividades da melhor forma possível, é essencial que todos saibam exatamente quais são os resultados esperados. Além disso, os colaboradores precisam entender qual o objetivo estratégico da empresa como um todo e o papel de cada um no alcance dessas metas. Só assim conseguirão direcionar esforços em direção ao sucesso. 

Portanto, estabeleça objetivos claros e comunique-os para todos os membros do time. Também é importante acompanhar o processo de perto, por meio de metas e indicadores calculados periodicamente. 

7. Reconheça! 

Sabe quando o seu colaborador apresenta um serviço ou projeto que vai além das suas expectativas, surpreendendo a todos na empresa — e fora dela? Ele precisa ser reconhecido! 

Portanto, descubra qual a melhor forma de reconhecer o bom trabalho da equipe. Para isso, converse com os colaboradores e entenda quais estratégias eles gostariam que fossem implementadas. A partir daí, invista em formas de reconhecer os resultados e inspirar todos os outros colaboradores a também darem o melhor de si. 

A gestão de pessoas pode ser uma grande aliada dos bons resultados do setor de TI. Além disso, todo bom líder precisa saber como gerenciar e motivas os colaboradores para que o trabalho em conjunto funcione da melhor forma possível. Com essas dicas, você está pronto para melhorar a sua atuação dentro da empresa e, dessa forma, impactar positivamente os resultados de todo o negócio. 

Entendeu como fazer a gestão de pessoas? Então, saiba agora o que fazer na gestão de problemas no setor de TI!