Skip links

Inteligência Artificial: Veja 4 benefícios para a gestão de dados

Há alguns anos, Inteligência Artificial (IA) era um recurso reservado para filmes de ficção científica. Faz um tempo, porém, que ela vem sendo aplicada pelas empresas em tarefas tão complexas quanto a análise de dados por oferecer insights semelhantes aos da mente humana. Mas o que é IA e quais benefícios ela pode trazer para as organizações?

A Inteligência Artificial é o recurso de tecnologia que permite que máquinas tomem decisões por conta própria. Utilizando uma série de redes neurais nutridas com dados, os sistemas de IA podem decidir qual caminho seguir, ao contrário de outros modelos que só cumprem aquilo que foram programados para fazer.

Isso quer dizer que uma máquina com Inteligência Artificial é mais potente que outras, pois, com o passar do tempo, ela absorve mais informações que contribuem para melhorar a maneira de tomar decisões. Não é bacana?

Uma das principais aplicações da Inteligência Artificial ocorre justamente na gestão de dados. Abaixo, mostramos por que esse recurso é tão valioso e como pode contribuir para que a sua empresa tome melhores decisões. Confira!

1. Reduza custos e melhore a eficiência operacional

Quanto custa fazer análise de dados na sua empresa? Com a ajuda de sistemas com Inteligência Artificial, é possível economizar bastante nessa tarefa e não perder nenhuma avaliação relevante para o negócio.

O processo de análise de dados pode ser oneroso, demorado e, consequentemente, fazer com que uma empresa perca a oportunidade de agir. Com o uso de Inteligência Artificial, é possível torná-lo mais eficaz e colocar os insights em prática com rapidez.

O resultado é que a sua empresa economiza, ganha insights mais confiáveis e reduz a incidência de erros.

2. Obtenha mais produtividade com a Inteligência Artificial

A IA pode ajudar bastante na gestão de dados, principalmente quando olhamos para o benchmark da produtividade. Como os sistemas com Inteligência Artificial funcionam de maneira autônoma, 24 horas por dia e 7 dias por semana, podem rodar mais queries e fazer maior quantidade de análises do que qualquer analista humano.

Isso é uma vantagem na era do Big Data, já que a maioria das empresas têm muitos dados para utilizar, mas não dispõem de analistas suficientes para gerar os insights que são valiosos para o negócio.

Com o auxílio de Inteligência Artificial, a produtividade na análise de dados aumenta e há uma série de benefícios adicionais, como o aumento da precisão dos insights.

Em algumas áreas já existem ferramentas de análise de dados baseadas em IA que ajudam as empresas a serem mais produtivas sem que precisem gastar muito com isso. Essas soluções vêm prontas direto da caixinha. Um exemplo é o Legal Robot, ferramenta de IA que ajuda a processar documentos legais para encontrar erros que poderiam custar caro aos escritórios de advocacia.

3. Resolva problemas complexos com a IA

Uma das características da IA, representada pela capacidade que o recurso tem de escolher o caminho mais inteligente para solucionar um problema, é particularmente útil na análise de dados. Afinal, faz com que a triagem das informações relevantes para resolver falhas seja ainda mais fácil.

A Inteligência Artificial evoluiu muito desde os algoritmos simples do Machine Learning. Hoje, ela ajuda organizações a lidarem com problemas modernos e complexos, como as fraudes.

É assim que empresas como o PayPal identificam um comportamento anômalo e agem para coibi-lo. Com Inteligência Artificial, a empresa detecta qual é o comportamento de compra de cada cliente e consegue apontar, com enorme precisão, quando não foi ele que fez tal aquisição.

Isso é bom por dois motivos: a tomada de decisão complexa permite lidar, em apenas alguns segundos, com situações que sobrecarregavam os colaboradores da empresa até pouco tempo. Além disso, não para de funcionar quando os seus colaboradores vão para casa, operando o tempo todo em monitoramento e análise.

4. Gere novos insights para o negócio

Por último, saiba que a Inteligência Artificial também empodera as análises da empresa. Sistemas de Business Intelligence precisam ser manipulados por um ser humano para oferecer um insight ou análise, mas aqueles que contam com IA conseguem detectar gargalos e oportunidades mesmo que ninguém esteja procurando por eles.

Por isso, eles são muito efetivos nas análises de dados e trazem mais valor agregado para a sua organização. Embora a Inteligência Artificial tenha chamando a atenção nos últimos anos, o conceito e a sua aplicação na computação são antigos e datam de, pelo menos, 60 anos.

Utilizamos a IA no dia a dia, com a ajuda de assistentes virtuais como a Siri. Além disso, empresas como o Google e a Uber já trabalham para que essa tecnologia possa ser empregada em carros inteligentes e em outros dispositivos que possam facilitar a vida das pessoas.

Com o surgimento do Big Data, o uso da Inteligência Artificial acelerou e algumas das aplicações do recurso que podemos esperar para o futuro giram em torno da tomada de decisão complexa, como aquela feita por médicos ao diagnosticar pacientes. De fato, já existe um sistema que utiliza a IA para isso: o IBM Watson.

Como aconteceu com outras tecnologias do passado, sairão na frente as empresas que primeiro aprenderem a utilizar a Inteligência Artificial. Por isso, investir no recurso e começar a aplicá-lo trará não só os benefícios que você viu aqui, mas também vantagem competitiva.

No entanto, para que a IA funcione a favor do seu negócio, não vale a pena economizar. Procure uma empresa especializada, com projetos de Inteligência Artificial reconhecidos pelo mercado e um portfólio extenso de soluções compatíveis com aquelas que você procura. Essa empresa deve se tornar parceira do planejamento à execução para ajudar seu negócio a adotar a IA na análise de dados e na geração de insights.

A IPsense tecnologia conta com profissionais de ponta para auxiliar a sua empresa a implementar inovações como a Inteligência Artificial. Agora que você já sabe tudo sobre IA e os benefícios que ela proporciona, está pronto para dar o próximo passo.

Que tal começar? Fale com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar!