Skip links

Solucione suas 6 perguntas mais frequentes sobre Data Lake

A transformação digital oferece aos gestores inúmeras ferramentas que facilitam a coleta, o armazenamento, a estruturação e a extração de valor dos dados. Apesar da multiplicidade de soluções, muitas empresas ainda não aprenderam a lidar com essa nova realidade e ficam perdidas em meio a tantos termos, como Big Data, Data Lake e Warehouse.

A cultura data driven — gestão orientada por dados — já é uma realidade, cabe às empresas que querem ter um diferencial competitivo se aprofundarem nesses termos para extrair o melhor de cada solução, integrá-las à Inteligência Artificial e adequá-las aos seus setores de TI.

Neste post, vamos destacar uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais destaque, o Data Lake. Responderemos seis perguntas pertinentes sobre essa solução. Acompanhe!

1. O que é o Data lake?

O Data Lake nada mais é do que um repositório centralizado que permite o armazenamento de dados estruturados e não estruturados em qualquer escala. Nele, o usuário poderá armazenar os seus dados da forma como os coletou, sem estruturação prévia, e depois fazer as mais variadas análises. Essas informações poderão ser utilizadas para aprimorar as tomadas de decisões da empresa, realizar análises em tempo real, processar Big Data e promover o aprendizado de máquina.

2. Qual é a relação do Data Lake com o Big Data?

Big Data é o termo mais falado quando se trata de coleta e tratamento de dados. Mas pouca gente sabe que o Big Data sozinho, por ser apenas um conceito, não gera valor. A geração de valor vem com os insights retirados da enorme gama de informações produzidas e coletadas em múltiplas fontes.

Criar projetos de Big Data não é uma tarefa tão simples. Afinal, mesmo com a multiplicidade de tecnologias que surgem a cada dia, quanto maior o volume de dados, maior a complexidade para estruturá-los. Esse é um enorme desafio para os gestores, pois eles precisam buscar alternativas para integrar dados que têm formatos e estruturas distintas. Uma das soluções é a utilização do Data Lake.

3. Quais são as vantagens do Data Lake?

A possibilidade de aproveitar uma grande quantidade de dados, vindos de fontes diferentes e em menos tempo, e capacitar os usuários a colaborar e analisar informações de maneiras distintas leva a uma tomada de decisão melhor e mais rápida. Veja algumas das principais vantagens do Data Lake.

Identifica as necessidades reais dos clientes

O Data Lake pode combinar dados de clientes de um CRM ou de plataformas de marketing, que incluem histórico de compras e tickets de incidentes, e agregá-los à análise de redes sociais para entender as necessidades dos consumidores e entregar o que eles querem. Para as empresas que prestam serviços, essa pode ser uma boa oportunidade para lançar promoções, recompensas ou utilizar outras estratégias com a finalidade de aumentar a fidelização e reduzir a taxa de churn.

Aumenta a capacidade de inovação da empresa

O Data Lake pode ajudar as suas equipes de pesquisa e desenvolvimento a testarem suas hipóteses, refinarem suposições e avaliarem resultados — como na escolha dos materiais certos no desenvolvimento de produtos, visando obter melhor desempenho. Ele também pode ser utilizado em pesquisas bioquímicas que permitem a produção de medicamentos mais eficazes.

Aumenta a capacidade operacional

A Internet das Coisas (IoT) apresenta inúmeras maneiras de coletar dados sobre processos empresariais, como a fabricação, baixando dados em tempo real provenientes de dispositivos conectados à internet. O Data Lake facilita o armazenamento e a execução de análises de dados vindos da IoT, gerados por máquinas, para descobrir maneiras de reduzir custos operacionais e aumentar a qualidade das operações.

Cloud Computing IPsense4. Como utilizá-lo na prática?

Agora que você já sabe o que é Data Lake e conhece as suas principais vantagens, entenda como essa solução pode ser utilizada de forma prática pelas empresas.

Movimente os dados de forma fluida

O Data Lake permite a importação de qualquer quantidade de dados que possam ser coletados em tempo real. Eles são recolhidos de várias fontes e movidos para o Data Lake em seu formato original. Esse processo torna possível que você dimensione dados de qualquer tamanho, economizando tempo na definição de estruturas, esquemas e transformações de dados.

Armazene e catalogue dados com segurança

O Data Lake permite armazenar dados relacionais, como bancos de dados operacionais e dados de sistemas de gerenciamento de negócios, como o ERP. Além disso, viabiliza a análise de dados não relacionais, provenientes de aplicativos móveis, dispositivos IoT e mídias sociais.

Integre-o a múltiplas ferramentas de análise

O Data Lake permite que vários profissionais da sua empresa, como cientistas de dados, desenvolvedores de dados e analistas de negócios, acessem as informações com as suas ferramentas de análise, pois o acesso é democrático.

Isso inclui estruturas de código aberto, como Apache Hadoop, Presto e Apache Spark, além de ofertas comerciais de Data Warehouse e fornecedores de inteligência de negócios. O Data Lake possibilita que as análises sejam feitas sem a necessidade de mover os dados para um sistema analítico separado.

5. Como ele se diferencia do Warehouse?

Dependendo dos requisitos, uma empresa poderá combinar um Data Warehouse e um Data Lake, pois eles atendem a diferentes necessidades.

O Data Warehouse é um banco de dados otimizado para analisar dados relacionais provenientes de sistemas empresariais. A estrutura e o esquema dos dados são definidos previamente para otimizar consultas SQL rápidas, em que os resultados geralmente são usados ​​para análises e relatórios operacionais. Os dados são refinados e transformados para que possam atuar como “fonte de consultas” em que os usuários podem confiar.

Um Data Lake é diferente, porque armazena dados relacionais de sistemas empresariais e dados não relacionais. A estrutura dos dados (ou esquema) não é definida no momento em que eles são capturados. Isso significa que você pode armazenar todos os seus dados sem se preocupar com a estrutura ou a necessidade de saber para que serão utilizados.

6. Quais empresas fornecem esses serviços?

Você deve estar se perguntando como o Data Lake é fornecido e quais empresas oferecem esse serviço. Vamos mostrar neste tópico o principal fornecedor dessa solução: o Data Lake da AWS, da Amazon.

A AWS fornece o portfólio de serviços mais seguro, escalável, abrangente e econômico. Assim, permite que os clientes construam seu Data Lake na nuvem, analisem todos os dados, incluindo os de dispositivos IoT, com uma variedade de abordagens analíticas, inclusive o aprendizado de máquina. Dentre os principais clientes da AWS destacam-se gigantes como Netflix, Zillow, NASDAQ, Yelp, iRobot e FINRA, que utilizam os serviços para fazer análises de negócios.

Neste post, respondemos seis perguntas sobre o Data Lake, que vão desde o conceito até a sua utilização prática. Se você quer usar esse serviço na sua companhia mas não sabe como começar, a melhor solução é buscar uma empresa parceira especialista em soluções de tecnologia, como a IPsense, que é especializada em serviços AWS.

Gostou deste artigo e quer utilizar o Data Lake na sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como.