A inovação tecnológica permite que os recursos da computação multi-nuvem se tornem uma grande estratégia para as empresas. Esse sofisticado sistema vem tomando conta das corporações de TI, e os benefícios da computação em nuvem atingem grande parte das aplicações comerciais.

Se antes os profissionais de TI corporativos viam a computação em nuvem com cautela e consideravam essa prática duvidosa, hoje em dia, as coisas mudaram. Atualmente, grande parte do ambiente empresarial está inserido em nuvens públicas.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos as orientações certas para que você aprenda a montar uma boa estratégia multi-nuvem e entenda de que forma isso impacta o seu negócio. Acompanhe a leitura!

O que é multi-nuvem?

O sistema multi-nuvem, também chamado de multicloud, diz respeito ao uso de duas ou mais nuvens, ou seja, consiste no uso de dois ou mais provedores cloud que fornecem toda a estrutura de computação em nuvem, pública ou privada. Esse mecanismo busca reduzir os custos corporativos e aumentar a capacidade computacional, a privacidade e a segurança.

O uso de várias nuvens para diferentes sistemas de aplicativos permite que seja feito o compartilhamento da carga de trabalho em várias nuvens. Por exemplo, o desenvolvimento e teste ficam localizados em uma nuvem e o ambiente de produção em outra. Assim, ambas as nuvens são úteis em caso de panes. Todo o material não se perde e as duas nuvens são usadas em backups de dados, por exemplo.

Como funciona a multi-nuvem?

Muitas empresas já se conscientizaram sobre a importância da multi-nuvem. Cada vez mais, as instituições estão investindo nesse ambiente multicloud. Mas, afinal, como funciona esse sistema?

Quando uma organização tem o hábito de armazenar e compartilhar todo o seu serviço em apenas uma nuvem, ela deposita todo o seu trabalho em um único lugar. Mas, se o sistema falhar ou for invadido, a empresa corre sérios riscos de ter todos os seus dados e sistema perdidos. Não investir em uma estratégia multi-nuvem causa prejuízos, como:

  • alto risco de invasão e vazamento de dados;

  • interrupção por falhas causadas pelo provedor;

  • estar preso as funcionalidades de apenas um provedor;

  • não se beneficiar das demais opções até mais avançadas do mercado.

Para evitar problemas como esses, a multi-nuvem cria uma combinação de serviços oferecidos por vários servidores. Dessa forma, garante-se a segurança dos dados da empresa.

Como a plataforma ajuda a equipe de desenvolvimento e implantação?

Uma plataforma multi-nuvem otimiza o trabalho diário da equipe com flexibilidade e trabalho em conjunto. Além disso, ela fornece várias funcionalidades úteis, como agendar tarefas, comparar serviços e provedores, integração as tecnologias de automação etc.

A estratégia multi-nuvem permite escolher as melhores opções de serviços disponíveis no mercado. Confira, a seguir, 7 maneiras que essa plataforma ajuda a equipe de desenvolvimento e implementação.

1. Segurança das informações

O ambiente multi-nuvem diminui os riscos de invasão no sistema e a consequente perda de dados ou desastres causados por interrupções e falhas técnicas dos fornecedores ou dos serviços. Uma empresa que é dependente de apenas uma fonte de serviços e informações sofre um risco potencial que pode causar transtornos a qualquer momento. Por isso, a maioria vem investindo em sistemas multi-nuvem.

O uso de dois ou mais provedores garante a substituição de um provedor que apresentou algum tipo de problema. Isso acontece porque a infraestrutura deles é independente entre si. Logo, se o servidor cair, a empresa ainda terá uma cópia guardada e disponível na outra nuvem.

2. Otimização de investimentos

A multi-nuvem oferece recursos para que a empresa diminua custos sem prejudicar a eficiência dos serviços. Da mesma forma, é possível saber as áreas que se deve investir mais e onde se pode economizar, por exemplo. Ou seja, há uma combinação de serviços de preços e capacidade dos recursos.

3. Integração dos serviços de diferentes nuvens

A multi-nuvem permite integrar os serviços que são oferecidos por cada nuvem. Assim, há uma maior interação entre as funcionalidades de cada fornecedor, contribuindo para um sistema mais forte e completo, que possa atender de maneira mais personalizada as necessidades de cada organização.

4. Alta capacidade para o armazenamento de dados

A interação entre dois ou mais servidores aumenta a capacidade de guardar os dados, além de funcionar como uma espécie de servidor reserva, em caso de bloqueio no fornecedor da nuvem.

5. Obediência à legislação

O uso da multi-nuvem obedece às regulamentações estabelecidas pelo governo em relação ao armazenamento de dados, segurança das informações e a privacidade dos usuários.

6. Melhor gerenciamento dos dados

As ferramentas de orquestração automatizam e coordenam processos complexos de administração do sistema, como o armazenamento de dados, configurações de aplicativos, banco de dados, matriz de armazenamento, servidor web e balanceador de carga.

7. Assertividade da tecnologia

Tecnologias como a nuvem substituem os datacenters. Assim, as configurações dos sistemas se tornam mais completas para conseguirem atender às necessidades de serviço das empresas.

Como evitar a ocorrência de erros na implementação da multi-nuvem?

Em primeiro lugar, é importante avaliar a necessidade da empresa e, em seguida, escolher o melhor fornecedor de serviços. Além de uma conexão estável, vale a pena contratar uma equipe de TI competente para monitorar, configurar e manter o ambiente de multi-nuvem. Para isso, avalie os seguintes critérios de qualidade:

  • integração entre os fornecedores da nuvem;

  • experiência do fornecedor;

  • padrões de mercado;

  • qualidade da equipe de suporte da empresa de multi-nuvem;

  • variedade nas ferramentas de gerenciamento disponíveis.

A computação em multi-nuvem é a grande aposta para o futuro dos negócios. Boa parte das grandes corporações já contam com os benefícios dessa plataforma. Por isso, é importante que cada vez mais gestores de TI adotem esse sistema para suprir suas necessidades e oferecerem melhores serviços.

Gostou das informações deste conteúdo e deseja elaborar uma boa estratégia de multi-nuvem na sua empresa? Entre em contato conosco! A IPsense é uma empresa especialista em tecnologia de Cloud que oferece os melhores serviços para uma gestão simples e estratégica da Tecnologia da Informação, auxiliando nossos clientes a aumentar sua visibilidade, atrair prospects mais qualificados e aumentar a conversão em vendas.