Hoje, quando falamos em segurança da informação, é praticamente impossível não relacionarmos o assunto com soluções de backup. Afinal, essas ferramentas são fundamentais para garantir otimização de desempenho e segurança, com menos custos associados. Por isso, é fundamental se manter atualizado com relação às novas tecnologias que surgem com a finalidade de implementar essa tarefa de maneira mais fácil.

Para ajudar com essa questão, neste artigo vamos explicar o que é o AWS Backup e como esse sistema de automatização da Amazon é útil para otimizar o controle do orçamento e ainda aumentar a eficiência e o nível de competitividade da companhia. Acompanhe até o final.

O que é AWS Backup?

O AWS Backup é um serviço oferecido pela Amazon Web Services para otimizar a centralização e a automatização de dados na nuvem. A solução visa resolver um impasse que muitas equipes tinham quando precisavam de uma cópia de segurança: os membros tinham que criar scripts personalizados manualmente e guardar os arquivos importantes em diversos locais, o que dificultava o gerenciamento e custava mais dinheiro e tempo.

Por isso, a ferramenta da AWS permite a configuração de políticas e o monitoramento de atividades, de forma simples e rápida. Outra opção interessante é a criptografia dos backups, o que ajuda a reforçar ainda mais a proteção.

Em tempos de crimes e ataques virtuais ganhando força e de leis e regulações sendo implementadas, é fundamental cuidar bem das cópias de segurança e realizá-las de maneira automatizada e eficiente. Afinal, gargalos produtivos no TI podem atrasar as configurações e gerar prejuízos financeiros e competitivos.

Além de tudo isso, o AWS Backup ainda conta com uma interface amigável, é intuitiva de usar e de aprender e oferece a possibilidade de unir dados que já estão na nuvem com arquivos de sistemas on-premises. 

Por que a automatização de serviços de TI é importante?

Agora, vamos aprofundar ainda mais os benefícios da automatização de serviços de TI.

Gerenciamento centralizado

Uma das vantagens de transferir as responsabilidades de serviços como o Backup é a capacidade de controlar melhor e gerenciar os arquivos em um só local. Em vez de distribuir os dados e resolver tudo manualmente, a companhia contrata um provedor e usa sua estrutura para integrar as informações relevantes. Assim, elas ficam disponíveis, intactas e podem ser recuperadas com facilidade.

Economia de tempo

O fator anterior influencia diretamente no prazo de finalização das operações. Ter dados disponíveis sempre que necessário agiliza as operações e reduz tempo de execução dos processos, e, além disso, a automatização evita retrabalho de configuração de rotinas manualmente. O fluxo de dados é otimizado, e as informações circulam com mais velocidade, cumprindo o propósito delas.

Essa questão também é fundamental para impulsionar a produtividade, uma vez que mais problemas serão solucionados em menos tempo. Assim, é possível atender as demandas com facilidade e agilidade.

Gerenciamento de ciclo de vida

A automatização dos backups ajuda a gerar um controle maior e mais organizado do ciclo de vida das informações, com uma boa noção de quanto tempo cada dado permanecerá na base da empresa. Isso é fundamental para garantir compliance diante das regulações de segurança da informação, que requerem transparência e responsabilidade com relação ao uso de dados.

Simplificação

Automatizar serviços é interessante para simplificar as operações do ponto de vista da equipe interna. Afinal, o trabalho mais pesado fica como responsabilidade do time do provedor, enquanto as questões de mais alto nível de abstração são solucionadas rapidamente pelos membros da companhia. Realizar as atividades necessárias é muito mais fácil, já que existe o suporte da empresa que fornece o serviço.

Padronização de processos

Outro benefício da automatização é a padronização dos processos e a organização deles, com visualização clara do que é feito, acessível a todos os membros da equipe. Essa questão permite um controle maior das operações, o que ajuda a monitorá-las e acompanhar os resultados com indicadores relevantes, a fim de otimizar sempre.

Diminuição dos riscos

Ao transferir tarefas cruciais para sistemas automáticos, a companhia ganha em proteção e se envolve em menos riscos. Afinal, grande parte dos problemas de segurança acontece por conta de erros humanos e de práticas que não estão alinhadas com o que foi definido como estratégia. 

A automatização garante a conformidade com ações recomendadas e gerencia tudo com maior precisão, sem distração, cansaço e outras questões psicológicas que podem afetar o desempenho da equipe humana. 

Aumento da satisfação dos funcionários

Por outro lado, os funcionários ficam mais satisfeitos e livres para contribuir com criatividade e ideias/ferramentas novas, uma vez que a parte desgastante e burocrática é delegada a outra instância. Assim, a gestão ganha com membros alinhados com a estratégia, e focados no crescimento da empresa, que não têm que perder muito tempo com questões operacionais.

Escalabilidade

Outra vantagem interessante de serviços automatizados é a possibilidade de obter suporte quanto à escalabilidade, sem aumento descontrolado nos custos e perdas de tempo. Os sistemas da nuvem executam o trabalho com praticidade e eficiência e podem lidar com uma demanda maior, com mais dados, por exemplo, e sem dificuldades extras. Isso gera uma flexibilidade interessante para a companhia, o que permite que ela atenda melhor ao mercado.

Competitividade

A consequência natural de todos esses pontos é o aumento na vantagem competitiva das organizações. Com resultados mais rápidos, uma gestão concentrada e controlada das informações, melhor comunicação, eficiência e menos custos, a companhia consegue se organizar para atingir suas metas e alcançar diferenciais competitivos com relação aos concorrentes, gerando um valor único aos clientes. 

Por que é fundamental contar com suporte especializado?

Para alcançar esses benefícios citados, e implementar uma automatização de serviços eficiente, é fundamental dispor do apoio de uma companhia especializada, com a expertise necessária. Essa ajuda vai ser crucial para eliminar problemas/dúvidas e garantir que a solução seja instalada da melhor maneira, com o melhor aproveitamento das ferramentas.

A experiência da equipe parceira ajuda a eliminar pontos cegos e a esclarecer tudo para a gestão, desde os esforços necessários ao planejamento. Essa visão de quem realmente entende do assunto ajuda a diminuir a responsabilidade sobre a equipe interna e a adequar a solução às necessidades da sua empresa. 

Por essa razão, é importante conhecer companhias como a IPsense, certificada pela Amazon Web Services e com soluções complementares que vão ajudar a sua corporação a alcançar eficiência e redução de custos com os serviços de TI.

A nossa empresa oferece um atendimento consultivo, que foca no relacionamento com os clientes, em ouvi-los e oferecer soluções diferenciadas que se encaixam nas suas necessidades. 

O backup é, definitivamente, uma tarefa crucial para a segurança das companhias na atualidade. Por isso, deve ser gerenciada com o máximo de cuidado, com foco sempre em um processo ágil, eficiente e sem erros. Para alcançar esse fim, automatizar com o AWS Backup é uma alternativa interessante.

Gostou de descobrir a importância da automatização de serviços e como o AWS Backup é um diferencial vantajoso para o negócio? Então, confira o nosso site e conheça as nossas propostas.