A área de e-commerce tem se tornado cada vez mais forte e solidificada. Seu crescimento constante, mesmo em períodos de crise, mostra a força dessa nova forma de gerar processos de compra e venda.

Porém, para conquistar sucesso real nesse quesito, é importante investir sempre em novas formas e tecnologias disponíveis para tornar seu site mais seguro e com alta performance, a fim de encantar seus clientes.

Uma das opções disponíveis e que mais surte resultados atualmente é a migração para servidor na nuvem. Veja 7 motivos para investir nisso e conquiste melhores resultados para sua empresa.

Entenda a importância do servidor na nuvem para um e-commerce

1. Oferece uma maior segurança

O servidor na nuvem para e-commerce propicia uma segurança das operações e dados que os servidores físicos não são capazes de propiciar. Um exemplo simples faz com que você perceba essa diferença: quantas vezes você sofreu com a queda do sistema em um momento crucial?

Com isso, as operações que poderiam ser realizadas foram perdidas, não é mesmo? A indisponibilidade oferecida pelos servidores físicos quando há uma demanda de acessos acima do que ele pode suportar gera essa possibilidade de indisponibilidade.

Além disso, por se tratar de um servidor físico, está sujeito as intempéries e problemas de sua natureza, como falhas no hardware, queimas, defeitos, roubos, furtos, problemas gerados por alagamentos, pane elétrica, entre outros. Assim, os dados ali contidos podem se perder (isso é agravado caso você não tenha o hábito de realizar backups contínuos).

Esse tipo de problema não ocorre nos servidores em nuvem, de forma que os dados estarão disponibilizados na rede sempre que necessário. Outro ponto positivo é que a responsabilidade pela segurança dos dados é compartilhada: ela pertencerá ao seu negócio e à empresa responsável pela hospedagem. Dessa forma, diminui-se os gastos e o tempo disponibilizado para essa tarefa.

2. Proporciona acesso de dados em qualquer lugar

Caso os gestores do e-commerce necessitem de dados ou de realizar qualquer alteração nos dados, com a possibilidade do servidor em nuvem, eles podem obter acesso a partir de qualquer computador, em qualquer lugar.

Assim, em caso de problemas urgentes fora do horário de expediente, o colaborador responsável pode ser acionado, em caráter de emergência, para resolver a situação. Isso permite uma rápida resolução, retornando à normalidade do site.

3. Seu e-commerce passa a contar com as inovações do mercado

A partir do momento em que seu e-commerce está hospedado em um servidor em nuvem, ele passa a contar com as inovações e atualizações contínuas disponibilizadas pelas empresas responsáveis pela hospedagem, de forma automática. Quando há o uso de servidores físicos, inovações e atualizações precisam ser feitas pelas equipes responsáveis pela manutenção do site. Por ser feito de forma manual, pode gerar um delay no processo (mesmo que pequeno).

Ao optar pelos servidores em nuvem, essas alterações são prontamente aplicadas pela empresa responsável, de forma que seu e-commerce já passa a contar com a atualização. Por exemplo, um novo patch de segurança é aplicado automaticamente no servidor no qual seu site está hospedado, sem ser necessário que seus funcionários de TI tenham que realizar isso manualmente. Interessante, não é mesmo?

4. Auxilia na redução de custos

Todo e-commerce gera despesas para o empreendedor. Faz parte da gestão de infraestrutura. Porém, quanto mais você conseguir reduzir os custos, melhor será a lucratividade a longo prazo.

Servidores físicos necessitam de alocação, refrigeração adequada, manutenção constante, compras de equipamentos para aumentar a compatibilidade com os recursos necessários para a operação do site. São diversos gastos que podem ser otimizados com o uso dos recursos na nuvem. Assim, você consegue utilizar o valor que investiria nos aspectos que citamos acima em outras melhorias necessárias para seu e-commerce, reduzindo os custos operacionais a longo prazo.

5. Proporciona a opção de escalabilidade

Uma das principais vantagens do cloud computing e que pode ser aproveitada pela sua empresa de e-commerce quando utiliza servidores na nuvem é a escalabilidade. Isso porque, diferentemente dos servidores físicos tradicionais, o servidor em cloud consegue aumentar sua capacidade de processamento temporariamente e, depois, retornar para o patamar anterior.

Assim, há uma primeira vantagem: seu site não fica indisponível por falta de capacidade de processamento do servidor, um problema que era razoavelmente comum nos sites que utilizam os modelos tradicionais. Em segundo lugar, como o custo do servidor em nuvem é de acordo com o espaço utilizado, a escalabilidade permite você gastar apenas com o recurso que utilizou. Isso reduz os custos, já que vai pagar por um uso maior apenas em momentos de pico.

6. Menor chance de problemas de disponibilidade quando o servidor está na nuvem

Como falamos acima, a escalabilidade permite uma maior disponibilidade do seu site no ar. Isso porque, quando há momentos de pico, o sistema exige recursos maiores ou, caso contrário, seu e-commerce fica “fora do ar”.

Assim, quando seu site está hospedado em um servidor na nuvem, em caso de exigência de maiores recursos, o próprio sistema proverá os requisitos necessários durante o alto número de acessos e, quando a situação normalizar, voltará ao consumo regular de requisitos. Dessa forma, você não perderá vendas pela indisponibilidade do site e agradará seus clientes.

7. Transforma o investimento em ganhos para a empresa rapidamente

Com um site constantemente disponível com alta performance, com um custo reduzido para manter-se operando (seja no que concerne à infraestrutura, seja na redução com gastos para garantir a segurança do site, por exemplo), o seu e-commerce passa a atrair um número maior de clientes.

A consequência? Aumenta a taxa de conversão e fidelização, o que potencializa a entrada de renda em seu negócio. Além disso, com mais dinheiro em caixa e menor necessidade de gastos para aumentar os recursos, aumenta-se a lucratividade média. Ou seja, a migração dos servidores físicos para a nuvem é um investimento que rapidamente traz retorno para seu negócio, se tornando uma vantagem competitiva bastante interessante para sua empresa.

Como você pode ver, o uso de servidor na nuvem é fundamental para potencializar os lucros do seu e-commerce. E, como falamos, isso ocorre muito, principalmente pela redução dos custos gerados pelo seu uso.

A computação em nuvem também pode ser utilizada como forma de reduzir custos de modo geral, não só na hospedagem do seu site. Confira nosso artigo com 7 soluções de computação em nuvem para este fim e tire suas dúvidas sobre o tema.