Skip links

Conheça o impacto de uma hospedagem de aplicativos eficiente!

Antigamente, para desenvolver e hospedar um aplicativo as empresas precisavam ter uma grande estrutura interna. Porém, com o crescimento da computação em nuvem, esse paradigma mudou. Atualmente, a criação e a hospedagem de aplicativos na nuvem é uma realidade, sendo inclusive o método mais utilizado.

A transformação digital está provocando uma revolução na maneira como as organizações trabalham, com muito mais integração entre as equipes, ganhos de mobilidade e agilidade de compartilhamento. Tudo isso abre espaço para que pequenas e médias empresas também possam contar com soluções de alto nível na criação de suas aplicações, pagando um preço que cabe no seu orçamento.

Neste post, vamos ver como essa hospedagem de aplicativos na nuvem pode garantir à sua empresa os benefícios de uma infraestrutura de ponta, escalabilidade e disponibilidade. Confira!

Quais são os benefícios da hospedagem de aplicativos na nuvem?

Quem utiliza ou já utilizou a cloud computing em seus negócios sabe o quanto esse serviço agiliza, dinamiza e simplifica os processos. Contudo, mesmo a transformação digital tendo a computação em nuvem como um de seus pilares, algumas pessoas ainda desconhecem os seus benefícios e acabam hospedando seus apps em serviços de hosting ou servidores dedicados em um data center próprio, o que encarece muito as operações.

Vejamos, então, quais são os principais benefícios da hospedagem de aplicativos na nuvem.

Facilita as modificações sem prejudicar todo o sistema

De fato, a maneira mais indicada de se trabalhar com app é criar soluções para serviços e microsserviços.

Até que se alcance os objetivos finais de um projeto de software, serão necessárias inúmeras modificações ou upgrades — e isso deve ser feito sem que haja o comprometimento da operação de todo o seu sistema ou do seu cliente. Assim, ao hospedar o aplicativo na nuvem, o gestor pode detectar de forma mais facilitada os seus pontos de melhoria, além de poder realizar as alterações na alocação de recursos (como armazenamento) sem grandes dificuldades.

Possibilita a escalabilidade

Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental responder às demandas de mercado da maneira mais rápida possível. E, quando falamos de aplicativos, a rápida escalabilidade é muito importante para manter a disponibilidade.

Com a hospedagem de aplicativos em nuvem, o administrador tem a possibilidade de utilizar apenas os recursos de que precisa — seja na alta demanda, seja na baixa —, entregando sempre o necessário para manter os sistemas funcionando corretamente. Também é possível detectar quando uma funcionalidade ou aplicativo não está sendo utilizado, ou qual área necessita de mais espaço.

Permite o pagamento somente pelo que se usa

Numa estrutura dedicada, é normal as empresas manterem recursos ociosos pensando em escalabilidade, para que, em caso de altas demandas, não fiquem com o aplicativo instável. Isso significa que, na maior parte do tempo, a empresa paga por uma estrutura que não utiliza em sua totalidade, o que pode encarecer o preço final.

Como falamos no tópico anterior, a hospedagem em nuvem permite a escalabilidade, que favorece a utilização apenas dos recursos necessários. Isso privilegia o controle orçamentário, já que o gestor paga apenas pelo que utiliza, podendo trabalhar com previsões sazonais e planejamentos financeiros mais estruturados.

Por exemplo, os aplicativos de vendas das grandes lojas de varejo tendem a ter uma demanda maior em datas especiais, como o natal. Nesse caso, então, é possível aumentar a carga de recursos nesses períodos e reduzi-la no restante do ano, de forma simplificada.

Garante acesso a informações e funções estratégicas

Muita gente não sabe, mas ao utilizar a hospedagem em nuvem, o gestor tem a possibilidade de acessar informações estratégicas sobre o comportamento dos usuários do seu aplicativo. Essas informações permitem uma gestão mais eficiente, já que é possível mapear os padrões de comportamento e utilizar essas referências para aprimorar a experiência do usuário.

O que procurar em um servidor de hospedagem para aplicativos?

Não importa se a empresa está procurando um ambiente em nuvem para implementar suas soluções internas, ou se um desenvolvedor de aplicativos busca uma plataforma em nuvem para implantar um novo app ou a oferta de software como serviço. Seja como for, é necessário fazer-se algumas questões na hora de escolher o serviço:

  • O provedor permite que eu utilize a linguagem de programação e a plataforma de aplicativo de minha escolha?
  • Permite que eu utilize o sistema operacional e ambiente no qual meu site existente já está implantado?
  • O provedor apresenta um suporte que entrega rapidez na resposta a picos e lentidões na demanda dos meus clientes ou cargas de computação em nuvem?

Por que devo usar a hospedagem web da AWS?

Até aqui, falamos sobre os benefícios da hospedagem de aplicativos em nuvem e como analisar uma solução na hora de escolher o seu provedor. Agora, vamos falar sobre o provedor que reúne as melhores característica para o desenvolvimento e hospedagem de seus aplicativos: a AWS (Amazon Web Service), o serviço de computação em nuvem da Amazon.

Confira, a seguir, os motivos para utilizar essa plataforma!

Oferece suporte a várias plataformas

Com o AWS, o desenvolvedor pode utilizar o CMS de sua preferência para desenvolver suas aplicações web, como o Joomla, WordPress, Drupal e outros. Além disso, para agilizar o desenvolvimento, a AWS oferece SDKs para plataformas populares.

Disponibiliza servidores em todos os lugares do mundo

Se a sua preocupação ao hospedar um aplicativo na nuvem é a latência, o AWS está pronto para lhe atender, pois tem servidores localizados em qualquer região do mundo. Assim, ao optar por essa plataforma, você contará com um data center ou CDN que hospede o seu app em qualquer área geográfica de sua escolha, com apenas alguns cliques.

Possibilita a escalabilidade desde o primeiro contato

Sabemos que o tráfego das aplicações em nuvem pode variar bastante, de momentos tranquilos nas madrugadas até picos em determinados horários do dia. Por conta disso, a estrutura da AWS já está preparada para aumentar ou reduzir os recursos de armazenamento de acordo com as suas demandas.

Oferece preços flexíveis

Como já dissemos, um dos benefícios da hospedagem de aplicativos em nuvem é a possibilidade de o usuário pagar apenas pelo que utiliza. Pois, além de cobrar apenas pelo que for utilizado, a AWS não apresenta custos antecipados nem contratos em longo prazo. A plataforma oferece dois tipos de definição de preço: cobrança fixa mensal, ou pós-pago, de acordo com a utilização.

Enfim, fica claro que a hospedagem de aplicativos em nuvem é parte da transformação digital que visa a simplificação de processos e o aumento da eficiência em todos os aspectos. Diante disso, a AWS oferece todas as características necessárias para que o seu aplicativo obtenha o melhor desempenho, e você conte com os melhores recursos.

Como estamos falando de uma plataforma com inúmeras possibilidades, é importante que o usuário conte com uma consultoria especializada para lhe indicar o melhor caminho de acordo com as reais necessidades da sua empresa. E a IPsense, como especialista em cloud avançada, pode indicar esse caminho para você.

Então, se você ficou interessado na hospedagem de aplicativos na nuvem e quer aproveitar o melhor que a AWS tem a oferecer, entre em contato conosco!