Como o banco de dados da sua empresa está alocado? Se o problema é desempenho e centralização, as soluções de Cloud Database (DBaaS) se destacam. Elas oferecem a capacidade de gerenciamento centralizado, ajudando na redução de custos e na otimização do tempo de implantação.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo e descubra informações valiosas acerca desse serviço.

Como funciona o Cloud Database?

A computação em nuvem está avançando como uma tecnologia expansiva, que oferece soluções para a otimização do TI das empresas. Esse conceito compreende um conjunto de componentes computacionais oferecidos como recursos, acessíveis por taxas fáceis de gerenciar e pagar.

IaaS e PaaS

Nesse sentido, existe o IaaS (infraestrutura como um serviço), que consiste em uma infraestrutura de hardware virtual disponível como um serviço.

Outra modalidade comum atualmente é o PaaS (plataforma como um serviço). Esse tipo de sistema abrange todas as tecnologias necessárias para que o usuário seja capaz de desenvolver, gerenciar e hospedar aplicações. Ou seja, atende às necessidades de armazenamento, operação, segurança, entre outras.

DBaaS

Com a evolução do cloud computing, surgem também ofertas mais específicas, que atendem a empresas que precisam apenas de algumas tecnologias  e não de todas. Essa segmentação otimiza a concepção da nuvem, já que oferece apenas os recursos que serão utilizados, por um preço justo, maximizando a eficiência.

Por isso, também encontramos serviços de bancos de dados: as soluções de Cloud Database (DBaaS). O DBaaS difere dos outros modelos por ser mais específico e focado em oferecer um sistema de banco de dados, isto é, uma arquitetura para armazenamento e coleção de informações relevantes. Como os recursos são virtualizados, a instalação é digital e o acesso é remoto. A companhia paga apenas pelo que utilizar e não precisa arcar com manutenção, nem com o controle geral. 

Existe também a opção de contar com uma arquitetura tradicional, em que o cliente contrata o sistema virtualizado, acessa remotamente, mas tem que gerenciar todos os aspectos referentes a ele. É como uma forma de nuvem privada, muito semelhante ao modelo físico de armazenamento.

Quais as vantagens do Cloud Database?

Veremos a seguir os principais benefícios desse tipo de banco de dados.

Escalabilidade

Uma das características mais relevantes acerca dos sistemas em nuvem é a escalabilidade. Os serviços são elásticos e apresentam a capacidade de crescer na medida em que o cliente precisar, sem gargalos nem demoras.

Da mesma forma, o custo é ajustado de acordo com o quanto é utilizado, de forma a garantir a eficiência. Assim, é possível atender às demandas do mercado e manter a produção competitiva e dinâmica, com a garantia de um ótimo desempenho.

Menos custos

Gerenciar um banco de dados na nuvem significa não ter que arcar com as despesas de uma infraestrutura física. Para muitos gestores de TI, esse é o cenário ideal, afinal, gastos com equipamentos são responsáveis por uma parte considerável dos investimentos.

Já que os custos são menores, sobra mais recursos para centralizar em aspectos mais relevantes e referentes ao núcleo do negócio.

Menos responsabilidade

Outra vantagem é a possibilidade de não ter que se preocupar com questões operacionais e técnicas o tempo todo. O monitoramento e a administração do database fica a cargo do provedor, enquanto a companhia apenas utiliza o aparato tecnológico nos projetos internos.

Assim, sobra mais tempo e esforço para as funcionalidades dos sistemas e para contribuições mais significativas para o crescimento da empresa.

Acesso à tecnologia de ponta

Com sistemas em nuvem, como os Cloud Databases, as companhias têm acesso a tecnologias de ponta, avançadas e disruptivas, por taxas bem pequenas.

Ou seja, é possível integrar as aplicações internas com tecnologias modernas e eficientes, sem precisar de muito tempo para a instalação e configuração. Do mesmo modo, a empresa usufrui dos benefícios dessas ferramentas.

Estabilidade

Quando falamos em Cloud Databases, outra das características é a estabilidade. Essas tecnologias focam em reduzir o downtime, justamente para assegurar disponibilidade dos sistemas a todo momento. Dessa forma, a companhia se mantém competitiva e não perde negócios por conta de problemas operacionais. 

Segurança

A segurança também é um ponto importante. Sistemas cloud são reforçados com ferramentas poderosas, como criptografia, monitoramento constante e backups frequentes. Por isso, são estáveis e oferecem maior confiabilidade. É possível, assim, garantir uma previsibilidade maior dos resultados e uma gestão proativa, que consegue atenuar riscos e evitar desastres.

Como escolher o serviço ideal para a minha empresa? 

Na hora de escolher o melhor serviço, é interessante prestar atenção a alguns fatores que citaremos nos próximos parágrafos.

Um deles é a performance do sistema analisado. O ideal é que seja uma opção com bom desempenho e com agilidade suficiente a fim de impulsionar os projetos da sua companhia e maximizar os benefícios. Por isso, vale a pena pesquisar e descobrir quais recursos o provedor oferece para desenvolver um bom desempenho.

Outra dica é verificar se a companhia apresenta compatibilidade com as necessidades e objetivos de sua empresa. Isso é fundamental, pois ajudará a direcionar o esforço e eliminar problemas de comunicação. Nesse sentido, vale conhecer os componentes adicionais de cada alternativa e se eles são úteis no seu contexto.

A segurança é outro fator a ser considerado. É importante verificar quais são as estratégias da companhia para essa área. O ideal é contar com uma proteção completa e ampla.

Da mesma forma, o suporte deve ser avaliado com cuidado. A contratante precisa contar com um atendimento ágil, atencioso e consultivo, direcionado aos seus problemas e focado nas principais dores.

Como iniciar a sua implementação?

Inicialmente, é importante verificar o tamanho do banco de dados a ser implementado e analisar se é suficiente para a quantidade de informações que a empresa gerencia. Da mesma forma, é fundamental avaliar a compatibilidade entre a tecnologia do database contratado e o atual.

Outra dica interessante é testar o sistema de Cloud Database com um piloto. Desse modo, a gestão vai aprender a configurar e a manipular a arquitetura, o que facilitará a aplicação. Depois, a companhia deve utilizar o sistema em uma escala maior e monitorar o andamento, a fim de obter resultados otimizados.

Além disso, o apoio de uma empresa especializada contribui com os resultados. Com essa ajuda, a contratante reduz tempo de implementação e obtém sucesso nas estratégias, com um bom planejamento e expertise, além de contar com uma solução adequada aos principais problemas.

A solução de banco de dados na nuvem é ideal para otimizar o desempenho nos projetos, gerar produtividade e reduzir custos operacionais. Assim, a organização conta com um serviço completo, por um preço compatível, e pode focar outras questões mais estratégicas para o negócio.

A IPsense é uma empresa especializada em tecnologias AWS e é uma boa parceira para a implantação de databases na nuvem, com soluções tecnológicas de ponta.

Agora que você já sabe mais sobre o Cloud Database, entre em contato com a IPsense e comece a obter benefícios impactantes em sua companhia.