A grande velocidade na produção das informações e a interação virtual em tempo real fizeram com que o software se tornasse um elemento imprescindível à evolução tecnológica. Sendo assim, essa ferramenta se mostra fundamental para o processo de desenvolvimento de softwares.

É aí que entra a importância da realização do deploy de software. Afinal, a implementação dessa transição é essencial para otimizar processos e reduzir os riscos de aparecimento de erros ou bugs.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos apresentar com mais detalhes o que é, como ocorre o processo de deploy de software para ambientes e quais são os problemas mais comuns durante a instalação desse tipo de aplicação. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é deploy de software?

O deploy de software consiste na estratégia de implantação e fase do ciclo de vida de um programa que equivale à etapa de transição para a produção. Assim, a entrega da ferramenta é feita de maneira mais previsível e eficiente, sendo que a falta desse procedimento pode ocasionar o surgimento de falhas e bugs no sistema.

O processo de implementação universal do software envolve diversos tipos de atividades que são intercaladas e se tornam eventuais transições entre si. Elas ocorrem na fase de produção ou no ambiente de desenvolvimento desse mecanismo. Como cada software é um elemento único, o procedimento costuma ser bastante complexo e dificilmente definido com a máxima precisão.

Nesse sentido, a automatização dos processos e a entrega do software ficam mais confiáveis, previsíveis e eficientes. Da mesma forma, os eventuais riscos podem ser observados, quantificados e evitados.

Assim, o gestor consegue fazer as mudanças e melhorias necessárias com maior facilidade. Além disso, os problemas que forem identificados podem ser resolvidos com mais rapidez e em um período de tempo menor.

Como melhorar o processo de deploy de software?

Um software útil é aquele que tem a capacidade de trazer vantagens para os usuários em curto, médio e longo prazo. Ele também pode ser otimizado a fim de proporcionar mais benefícios para quem o adota.

Além dessas vantagens, é viável optar pala otimização do modelo de automação de deploy de softwares e infraestruturas. Para tanto, é necessário utilizar algumas técnicas específicas.

Quer saber como otimizar a automação de deploy de software? Então, confira as dicas a seguir.

Investimento em planejamento

O investimento em procedimentos que englobam a liberação e implantação de softwares costuma ser caracterizado como sistema gerenciável. Para isso, é importante manter um plano de gestão que contenha um calendário bem definido para a implementação das atividades, bem como indicadores destinados a avaliar e fazer a mensuração do desempenho do programa.

Uso de metodologias adequadas

Processos otimizados são mais bem executados, pois utilizam metodologias específicas e efetuam a implantação automatizada de aplicações. Nesse sentido, é essencial contar com os benefícios dos métodos ágeis, uma vez que tais mecanismos estimulam a integração entre as áreas, trazendo maior eficiência e qualidade à entrega dos processos.

Suporte de ferramentas

A automatização do deploy e a configuração da infraestrutura desse elemento devem ser colocadas em prática sempre que necessário. Tal suporte evita a ocorrência de falhas no sistema e gera menos custos para a empresa.

Melhorias frequentes

É possível implementar melhorias contínuas por meio da análise e medição do desempenho no processo de implantação automatizado. Desse modo, fica mais fácil entender os pontos que apresentam falhas e precisam ser melhorados ou otimizados. Trata-se de uma boa estratégia para aumentar os ganhos.

Apoio e suporte de parceiros

Além de um sistema de automação de deploy bem definido, uma boa ideia é contar com o auxílio e suporte metodológico de fornecedores para suprir as necessidades que surgem durante o ciclo de vida dessa ferramenta.

Quais são as vantagens de contar com um deploy de software?

Confira os principais benefícios proporcionados pela ferramenta:

  • é possível ter implantações com menos chances de erros. Afinal, quando a configuração está em plenas condições de uso, será repetida e utilizada nos próximos momentos;
  • o mecanismo pode ser executado por qualquer pessoa da equipe, uma vez que o conhecimento exigido para liberar a aplicação já se encontra dentro do sistema;
  • fica mais fácil contar com uma equipe de suporte especializada na identificação de problemas e com foco no desenvolvimento de soluções;
  • é possível alterar equipamentos de destino a partir da criação de uma configuração flexível e mais personalizada, conforme as necessidades do usuário.

Qual é a importância da automação do deployment e da infraestrutura para as empresas?

O uso de uma ferramenta de automatização dentro do procedimento de deploy assegura a redução de falhas humanas. Lembre-se de que qualquer fase de implementação e colocação de um projeto ou produção em prática está suscetível ao aparecimento de riscos. O deploy automatizado, por sua vez, reduz bastante essa possibilidade.

Também se torna possível a entrega da aplicação para vários ambientes de forma mais racionalizada e segura. Sem contar que a empresa obtém uma maior economia de tempo e recursos humanos que são utilizados nessa fase. Assim, o desenvolvedor ganha mais tempo para se dedicar à atividade principal, mantendo sua atenção voltada ao manuseio dos códigos do sistema.

Outro benefício é o fato de que o deploy automatizado pode ser utilizado em ambientes de teste ou produção para conferir mais agilidade às tarefas e interações entre as ferramentas. Assim, os processos manuais improdutivos e lentos têm a chance de ser trocados por mecanismos mais modernos e eficientes.

Além disso, é possível haver uma maior interação entre as equipes, já que qualquer integrante tem a capacidade de implementar operações de deployment da aplicação. A qualidade do resultado também é um ponto que vale a pena ser observado, bem como a diminuição do prazo de entrega em soluções flexíveis.

Como você pôde perceber, o procedimento de deploy de software é uma solução flexível que traz qualidade, eficiência e agilidade ao ambiente onde será rodado. Vale destacar que a Ipsense pode ajudar nessa etapa também.

Quer saber mais sobre como isso é possível? Entre em contato conosco e conheça as soluções que disponibilizamos!