Skip links

5 razões pelas quais o investimento digital vale a pena

O investimento digital já faz parte do orçamento das empresas com maior destaque no mercado. Trata-se de uma demanda da economia da inovação. Quanto mais automação nos seus processos de negócios, mais eficiência e mais escalabilidade. É preciso estar atento às tendências da tecnologia e saber aplicá-las no posicionamento da marca da sua empresa.

Os cases de sucesso são resultado de esforços coordenados entre pessoas, tecnologia e processos de negócios. Para manter a competitividade da sua empresa, muitas vezes é necessário contar com o apoio de especialistas naquelas áreas mais técnicas e pouco exploradas. Trata-se de saber avaliar a viabilidade de investir em novas tecnologias digitais.

O que é computação em nuvem?

Uma tecnologia que se utiliza dos servidores remoto dos hospedados na rede para armazenar, manter, gerenciar e processar informações relevantes de um negócio. O termo computação em nuvem se popularizou no ano de 2006, quando a gigante Amazon lançou a solução Elastic Compute Cloud. Por sua vez, em 2008, a NASA lançou a ferramenta OpenNebula.

Depois disso, a computação em nuvem (cloud computing) aumentou consideravelmente a sua relevância no mercado. Trata-se de uma inovação tecnológica cada vez mais presente nas rotinas das pessoas e dos negócios. Armazenamento de arquivos, edição colaborativa de documentos, streaming de vídeos e atualizações de redes sociais são alguns dos exemplos dessas melhorias.

O que é um investimento digital?

Consiste em avaliar uma tecnologia e identificar a sua aplicabilidade às demandas do seu negócio. Envolve manter um contato estreito com fornecedores e especialistas técnicos nas áreas de interesse. O investimento digital é uma maneira de acelerar a execução de processos internos sem incorrer em riscos e em custos desnecessários. Eventos de Cloud Conference são uma opção interessante para você se familiarizar com as novidades da tecnologia.

O mercado de soluções corporativas passa por mudanças substanciais. A chegada da computação em nuvem, a disseminação das conexões de fibras ópticas, a Internet das Coisas e os dispositivos wearables são bons exemplos de disrupturas tecnológicas com impactos diretos nos modelos de negócios. Ficou interessado no assunto? Então, confira agora 5 razões pelas quais o investimento digital vale a pena para a sua empresa. Venha comigo e boa leitura!

1. Escalabilidade 

Os investimentos digitais atraem um número crescente de interessados. O mercado já percebeu que se trata de uma opção viável e com potenciais benefícios nos ganhos de escala. Os sites de e-commerces movimentam cifras consideráveis e têm toda uma arquitetura de tecnologia hospedada em servidores na nuvem. Trata-se uma estrutura de crescimento exponencial e rastreável.

Data Center Virtual é uma aplicação escalável que permite às empresas aumentar a sua base de clientes sem precisar incorrer em gastos com a expansão das suas estruturas físicas. Hoje em dia, procura-se a melhor experiência de consumo possível. A computação em nuvem pode ser uma boa aliada no atendimento dessas exigências. Escalabilidade é justamente aumentar a capacidade computacional conforme as demandas do seu negócio.

2. Mobilidade

As tecnologias de computação em nuvem fomentam a mobilidade dos negócios. Trata-se de conseguir acessar as demandas e os dados da sua empresa de qualquer localidade e independentemente do horário. Soluções de Cloud Backup armazenam essas informações em servidores remotos acessíveis via dispositivos como tablets, smartphones e notebooks. Para tanto, basta uma conexão de rede com a internet.

Os usuários dos sistemas em nuvem exigem mobilidade. O mercado está hiperconectado e as transações comerciais não têm mais um horário predeterminado para ocorrer. Por meio de um aparelho celular, consegue-se acessar, criar e enviar arquivos para os seus colaboradores. Os dispositivos móveis já são ferramentas de trabalho de muitos gestores de negócios. Tudo isso de forma rápida, simples e prática.

3. Redução de custos

otimização de custos na nuvem é a realidade de muitos modelos de negócios escaláveis. O investimento digital não deve se tornar um ônus excessivo para a sua empresa. Isso reforça a importância de contar com a ajuda de especialistas para avaliar qual tecnologia melhor se adéqua à sua realidade operacional. Trata-se de um esforço conjunto na busca de soluções eficientes para todas as partes interessadas.

Manter-se atualizado sobre temas HPC (Computação de Alta Performance) também é relevante, pois permitirá visualizar oportunidades de negócio ainda pouco exploradas pela concorrência. A redução de custos ocorre justamente quando se consegue otimizar rotinas de trabalho, priorizar de fato as tarefas mais críticas e direcionar esforços para as demandas com maior valor agregado.

4. Segurança

A segurança da informação é um assunto relevante, independentemente do tamanho do seu modelo de negócios. Trata-se de uma implementação para evitar incidentes de vazamento de informações, inconsistências de dados e acessos não autorizados aos seus sistemas internos. Os módulos da Amazon Web Services, por exemplo, contam com algoritmos avançados de criptografia e de autenticação de usuários.

Sistemas computacionais de grande porte têm rotinas de sincronização e backups constantes de dados. O intuito é manter essas informações protegidas e acessíveis pela nuvem. Esse aparato tecnológico contribui para o aumento da credibilidade profissional da sua empresa. Uma infraestrutura de redes robusta é um item essencial para fazer frente aos seus concorrentes de mercado.

5. Velocidade

Um Datacenter Virtual tem capacidade de processamento bem superior aos computadores tradicionais. Trata-se de arquiteturas tecnológicas para aumentar a velocidade operacional das suas rotinas de negócio. Hoje em dia, as empresas precisam de uma cultura ágil e flexível para conseguir aproveitar as brechas do mercado. Isso reforça a relevância de um investimento digital de acordo com as suas demandas internas.

Os clientes exigem respostas cada vez mais rápidas dos seus fornecedores. Capacidade de armazenamento, poder computacional e largura de banda são itens fundamentais de uma boa computação em nuvem. Esses aspectos têm impactos diretos no faturamento e no posicionamento da sua empresa no mercado.

Muito bem, essas são as 5 principais razões para a sua empresa adotar o investimento digital hoje mesmo. Gostou do artigo? Então, entre em contato com IPsense. Somos especialistas em serviços de Cloud Computing e podemos entregar uma solução de TI de acordo com as necessidades e com a realidade dos seus processos de negócio. O seu retorno é muito importante para nós.