Skip links

AWS Landing Zone: O que é e quais são os seus benefícios?

AWS Landing Zone: você já conhece essa ferramenta? Os serviços Amazon Web Services se tornaram muito populares entre os clientes por sua confiabilidade, estabilidade e escalabilidade. A empresa conta com datacenters localizados em vários lugares do Estados Unidos, Europa, Brasil, Cingapura, Japão e Austrália, que garantem a alta disponibilidade dos serviços e permitem que a Amazon os ofereça por um preço tão competitivo.

Para complementar o leque de ofertas da Amazon Web Services ainda estão disponíveis serviços complementares como o AWS Landing Zone. No artigo de hoje você entenderá como ele funciona, que benefícios traz para a sua organização e por que é vantagem competitiva utilizá-lo nas suas implementações.

Pronto para tirar suas dúvidas? Vamos lá!

O que é o AWS Landing Zone?

Dentre as soluções para otimizar a aplicação de cloud computing nas empresas oferecidas pela Amazon está o AWS Landing Zone, serviço complementar que ajuda clientes a configurarem ambientes seguros na nuvem com apenas alguns cliques.

Utilizando o AWS Landing Zone é possível administrar e configurar várias contas seguindo as orientações e melhores práticas traçadas pela Amazon para uso dos seus web services. A ferramenta entrega várias opções que fazem com que a utilização dos serviços fique mais fácil, mesmo quando a equipe de TI ainda não se familiarizou com todas as particularidades do serviço da Amazon.

Pelo AWS Landing Zone é possível cortar tempo e recursos investidos na configuração dos serviços de nuvem, utilizando automação para ser mais eficiente nessa tarefa. Além disso, o AWS Landing Zone implementa as linhas base de segurança necessárias para manter as informações da sua empresa protegidas na nuvem. Elas são:

  • AWS CloudTrail;
  • AWS Config;
  • AWS Config Rules;
  • AWS Identity and Access Management;
  • Cross-Account Access;
  • Amazon Virtual Private Cloud (VPC);
  • AWS Landing Zone Notifications;
  • Amazon GuardDuty.

É possível aprender a usar a ferramenta em pouco tempo, utilizando apenas os tutoriais e classes disponibilizados online pela empresa.

Como implementá-lo no AWS?

Pronto para começar a implementar o AWS Landing Zone na sua conta corporativa na Amazon? Confira o passo a passo para fazer isso.

Passo 1: acesse a Amazon Control Tower

É pela Amazon Control Tower que você terá acesso ao AWS Landing Zone. Faça o seu login no serviço para começar a criar a landing zone customizada da sua empresa, com os recursos que ela utilizará no dia a dia.

Passo 2: selecione o tipo de Landing Zone que deseja criar

O AWS Landing Zone, pelo Amazon Control Tower, oferece dois setups: AWS Control Tower e Custom-built landing zone. A Amazon recomenda que quem está começando a usar o serviço agora utilize a segunda opção para fazer a customização da sua landing zone.

Passo 3: siga as guidelines oferecidas pelo serviço

Se optar pelo AWS Control Tower como base para a sua landing zone você poderá seguir os passos traçados pela Amazon para configurar a sua landing zone, estabelecer quem tem acesso a ela e que ferramentas estarão disponíveis.

Para customizar o serviço utilize as informações contidas no guia Customizations for AWS Control Tower e siga as orientações a risca. Elas o ajudarão a não ter problemas durante a configuração da sua landing zone.

Passo 4: faça deploy da ferramenta

Quer opte por utilizar o AWS Control Tower ou uma configuração própria, será necessário fazer deploy da ferramenta para que ela comece a funcionar. Depois de realizado esse passo a sua AWS Landing Zone estará pronta para começar a ser utilizada.

Enfrentando problemas para configurar o seu serviço? Fale com o seu fornecedor de nuvem. Ele poderá ajudá-lo a dominar a AWS Landing Zone e utilizar melhor todos os seus recursos.

Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta?

Há muitas vantagens ao se optar em configurar os seus serviços de nuvem utilizando o AWS Landing Zone. Veja abaixo as principais delas e como elas tornarão o uso de cloud computing no seu negócio ainda melhor.

Acesse múltiplas contas com AWS Landing Zone

Precisa administrar mais de uma conta na AWS? O AWS Landing Zone oferece uma abordagem multicontas, o que significa que construir ambientes de nuvem seguros e escaláveis para múltiplos clientes é uma das tarefas que podem ser automatizadas usando a ferramenta.

Controle o acesso aos recursos de nuvem

Sua organização conta com muitos colaboradores compartilhando o mesmo ambiente de nuvem? O AWS Landing Zone vai ajudá-lo a monitorar o uso dos recursos com facilidade.

Utilize a ferramenta para conferir um papel para cada um dos membros da organização e restringir o acesso aos dados mais sigilosos do negócio.

Adote as melhores práticas de nuvem

O AWS Landing Zone foi construído em torno das melhores práticas para uso da AWS. Por isso, ele disponibiliza, entre outras coisas, DevOps integrado para que os pipelines de desenvolvimento da sua empresa sejam construídos com segurança como prioridade.

Melhore a sua governança de dados

Governança de dados deve ser uma prioridade nos ambientes de nuvem e o AWS Landing Zone permite que a sua empresa controle um ambiente com múltiplas contas seguindo rígidas regras de governança de dados. Com o AWS Config você pode estabelecer regras e automaticamente verificar a compliance de todos os dados que estão no seu ambiente de nuvem, além de configurar o recebimento de alertas automáticos para qualquer discrepância encontrada nas suas redes.

A computação em nuvem é um recurso incrível paras as empresas. Além de ajudá-las a poupar, a tecnologia é capaz de torná-las mais eficientes e otimizar os níveis de serviços oferecidos para os clientes. Mas para obter todos esses benefícios é preciso que a equipe de TI esteja sempre antenada às novas ferramentas que farão com que ela seja capaz de entregar os melhores resultados.

O AWS Landing Zone é um conjunto de ferramentas que consegue fazer exatamente isso. Com ele a sua empresa terá acesso ao que há de mais moderno em tecnologia para que a implementação e a utilização dos serviços de nuvem vá além das expectativas da gestão.

Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas ou solicite uma consultoria.