Skip links

Quando investir em arquitetura para projetos de cloud computing?

Quando falamos em arquitetura e projetos de cloud computing, sua empresa está preparada para lidar com os desafios existentes? Hoje, muitos negócios investem na nuvem como forma de otimizar os serviços prestados. Afinal, esta tecnologia pode impactar a habilidade de atingir metas de médio ou longo prazo e lidar com as demandas externas.

Nos projetos internos, aliás, a computação em nuvem permite a gestores mais agilidade, eficiência e flexibilidade. A equipe pode atuar de forma integrada até mesmo quando times adotam a alta mobilidade como filosofia. Porém, para aproveitar essa tecnologia, é crucial saber como e quando investir em arquitetura de TI nos projetos de cloud.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo nosso post para descobrir como vencer os maiores desafios relacionados à arquitetura e aos projetos de cloud computing!

Que benefícios uma boa arquitetura para projetos de cloud proporciona?

Ter uma boa arquitetura de cloud computing pode ser algo que impacta diretamente no sucesso das empresas. Uma infraestrutura de computação em nuvem funcional e robusta auxilia a ter a flexibilidade necessária para lidar com as demandas atuais do mercado.

Assim, os profissionais conseguirão executar suas atividades com alta segurança até mesmo quando alguém está em casa. Isso reduz prazos e melhora a habilidade de responder com agilidade a uma alteração no projeto.

Ao mesmo tempo, a nuvem torna os times mais integrados e funcionais. Todos poderão acessar, trocar dados e definir ações em um local centralizado. Como consequência, o time vai encontrar soluções inovadoras para as demandas existentes e tomar decisões mais acertadas.

Diante desses fatores, investir em uma boa arquitetura é crucial. Apenas quando a empresa tem mecanismos adequados para gerenciar suas rotinas é capaz de atingir as metas que estabelece. Se os profissionais contam com ferramentas inadequadas, atrasos, erros e falhas se tornam uma realidade em toda a equipe, diminuindo a qualidade do trabalho realizado e a competitividade do negócio.

Quais são os principais erros relacionados a investimentos em arquitetura e projetos de cloud computing?

Antes de saber como fazer bons investimentos em arquitetura para projetos de cloud computing, é crucial compreender os fatores que levam a erros na área. Desse modo, você pode tomar medidas preventivas e avaliar se é a hora certa para adotar novas tecnologias em seus projetos.

Entre os problemas mais comuns que podem ser evitados, podemos apontar:

  • as falhas de segurança;
  • o mal direcionamento dos recursos contratados;
  • a gestão inadequada dos usuários;
  • a escolha de um parceiro com suporte ruim;
  • a implementação de uma solução de cloud computing que não esteja alinhada às demandas internas.

Tais fatores prejudicam toda a habilidade de a empresa obter um bom retorno sobre o investimento. A equipe terá menos facilidade em aproveitar os recursos disponíveis e pode apresentar falhas frequentes. Como consequência, o impacto da ferramenta nos resultados do negócio será bem menor.

Cloud Computing IPsenseQuando escolher uma infraestrutura de cloud computing para seus projetos?

Para saber a melhor hora de escolher a infraestrutura dos projetos de cloud computing do seu negócio, alguns sinais devem ser considerados. Veja os principais a seguir!

Necessidade de mais mobilidade

A mobilidade se tornou estratégica para as empresas modernas que buscam meios de atender a várias demandas rapidamente. Adotando a nuvem, o negócio pode se manter funcional até mesmo em locais distantes, basta a existência de uma conexão web.

Busca por mais flexibilidade

A nuvem consegue auxiliar empresas de pequeno e médio porte a terem a flexibilidade necessária para lidar com os desafios atuais. O negócio pode responder a demandas com escalabilidade e alta disponibilidade, dois fatores que são críticos para o sucesso de qualquer negócio em uma economia moderna e globalizada.

Adoção de metodologias ágeis

As metodologias ágeis exigem que empresas tenham um ambiente bastante flexível, fácil de ser otimizado e controlado. Se o negócio adota tais estratégias, a nuvem pode ser uma ótima solução para mitigar riscos e garantir a boa adaptabilidade aos princípios da agilidade. Afinal, essa tecnologia torna a troca de dados e a comunicação algo mais simples e robusto.

Necessidade de inovação

Em ambientes de cloud computing, o negócio pode inovar com muito mais facilidade. Os profissionais conseguem trocar dados, tomar decisões de modo integrado e combinar saberes a cada etapa dos projetos. Como consequência, as decisões passam a ser mais ousadas e capazes de colocar a empresa à frente da concorrência.

Implementação de rotinas de trabalho integradas

A computação na nuvem permite às empresas trabalharem de modo integrado mesmo quando os profissionais estão em locais separados. Como os recursos computacionais ficam armazenados em servidores remotos, é necessária apenas uma conexão web para executar rotinas como a edição de documentos ou verificação de informações. Isso garante que a equipe se mantenha unida e focada nos mesmos resultados sempre.

Como uma boa consultoria pode ajudar nesse processo?

Para garantir o sucesso da sua estratégia de investimento em arquitetura e projetos de cloud computing, uma boa alternativa pode ser contar com o apoio de uma companhia parceira.

Muitas vezes, a empresa não tem um grupo de profissionais internos preparados para lidar com as especificidades de cada investimento. Mas, se há o auxílio de uma consultoria, fica mais fácil para o negócio evitar erros e garantir o sucesso esperado.

Por isso, sempre busque a ajuda de uma consultoria especializada. Esse tipo de serviço permitirá identificar o melhor modelo de arquitetura, como migrar dados em segurança e quais práticas de gestão implementar. Além disso, auxiliará no levantamento de requisitos e conseguirá identificar os resultados em potencial.

Em outras palavras, quando o investimento em arquitetura e projetos de cloud computing é feito com o apoio de um especialista, os riscos de prejuízos se tornam muito menores. A empresa pode estruturar um plano de ação alinhado com as demandas de seus setores internos e as melhores práticas do mercado. Desse modo, será mais fácil obter um bom retorno sobre o investimento e atingir todas as metas de mercado.

Quer saber mais sobre como uma consultoria pode ajudar na obtenção de bons resultados? Então, fale com um de nossos especialistas agora mesmo!